Bolsonaro é da safra populista que finge ser “do povo” quando é político profissional

The Guardian diz que passeio de moto de Bolsonaro foi o "mais recente truque populista" do presidente que se esforça como ninguém para se passar por "pessoa comum". Para o resto do mundo, Bolsonaro transmite mesmo é a imagem de "maníaco", disparou o Financial Times

Foto: Reprodução/TV BAND

Jornal GGN – O jornal The Guardian publicou na noite de segunda (22) um artigo afirmando que o passeio de moto de Jair Bolsonaro foi o “mais recente truque populista de um presidente que deseja se apresentar como um homem do povo”, mas que, na verdade, é um “político profissional” que sabe bem como usar as redes sociais para obter apoio das massas.

Guardian fez questão de frisar que o passeio de Bolsonaro, aliás, foi um péssimo exemplo para um presidente. Um especialista que analisou as imagens disse que, por lei, ele deveria ter sido multado e ter a licença de moto suspensa (se é que Bolsonaro tem alguma).”

“Bolsonaro faz parte de uma nova safra de populistas da América Latina – tanto de esquerda quanto de extrema-direita – que buscam conquistar o eleitorado, pintando-se como pessoas comuns, apesar de na maioria dos casos serem políticos profissionais de longa data.”

O veículo comparou o brasileiro ao esquerdista, Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, que “também procurou se projetar como um outsider político, viajando em vôos comerciais, leiloando o avião presidencial, realizando coletivas de imprensa às 7 da manhã conhecidas como mañaneras e abrindo a residência presidencial ao público.”

No Brasil, Guardian destacou ainda as táticas populistas de Romeu Zema em Minas Gerais, que prometeu “denunciar os privilégios de seus antecessores”, e de João Dória, em São Paulo, que engatou no “Bolsodoria” e prometeu abrir suas resistências de verão para a cultura.

“Mas poucos se esforçaram mais para se retratar como cidadãos comuns do que Bolsonaro, que foi fotografado perambulando pelo palácio presidencial com uma camisa de futebol e chinelos falsos”, comentou o Guardian.

O site finalizou com o editorial do Financial Times desta semana, que coloca Bolsonaro como um maníaco nas redes sociais. “Os tweets e pronunciamentos de Bolsonaro correm o risco de criar a impressão de que o Brasil é agora dirigido por um maníaco que odeia árvores, que é nostálgico pelos dias de ditadura militar.”

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador