Bolsonaro é denunciado na ONU por defender ditadura militar

Representação foi feita pela OAB e o Instituto Vladimir Herzog, que juntaram entrevistas em que Bolsonaro tenta reescrever a história do golpe de 1964 com a ordem para que as Forças Armadas comemorem o aniversário de 55 anos do início do regime

Jornal GGN – Jair Bolsonaro foi denunciado a ONU (Organização das Nações Unidas) por defender a ditadura militar no Brasil e praticamente tentar reescrever a história do golpe na condição de presidente da República. A representação, noticiada por Jamil Chade na tarde desta sexta (29), foi protocolada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pelo Instituto Vladmir Herzog.

Segundo o jornalista, as duas entidades alegaram “tentativa de modificar a narrativa do golpe de estado de 31 de março de 1964 no Brasil” por meio de “instruções diretas do gabinete do presidente, desconsiderando as atrocidades cometidas”.

A representação considera não apenas a ordem de Bolsonaro para que as Forças Armadas façam as “comemorações devidas” no dia 31 de março – que marca a deflagração do golpe que mergulhou o País em duas décadas de regime opressor – mas também as declarações e entrevistas que o hoje presidente já deu no passado, defendendo torturadores.

“Tanto a OAB como o Instituto Herzog consideram que tais atos ‘cometidos no mais alto nível do Estado são violações dos direitos humanos e do direito humanitário’. A carta ainda aponta que usar o cargo para defender e comemorar tais atrocidades constitui ‘uma violações dos tratados aos quais o Brasil passou a fazer parte depois de retornar à democracia'”, assinalou Chade.

“A já frágil transição para a democracia no Brasil está sendo confrontada com uma outra ameaça importante por parte do esforço do Gabinete da Presidência por minar a gravidade das violações em massa perpetradas durante o regime militar”, sustentam as entidades.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A OAB devia antes de mais nada fazer seu mea culpa por ter apoiado o golpe contra nossa democracia que foi o impeachment da presidenta Dilma, essa entidade que nos últimos anos demonstrou um caráter direitista, anti-democrático ao apoiar o golpe e visivelmente corporativista devia rever seus conceitos se
    quer de fato representar a sociedade. Aqui onde trabalho no caminho tem a sede regional dessa entidade, na frente um outdoor enorme dizendo-se ela “a casa da cidadania” é uma piada de mau gosto. Entidade hoje dominada por uma elite cega e que não reconhece nunca os próprios erros, triste viver num país desse, onde entidades desse porte se comportam com tal desfaçatez.

  2. Infeliz daquele que não se adapta ao trabalho de governar um país em tempos de paz…
    porque dos crimes contra a paz e humanidade que não foram punidos no passado por tribunais internacionais devido a falta de uma definição conceitual precisa, de 11 daquela época, hoje já estamos sofrendo 4 que encontram-se muito bem definidos, atualizados, e reconhecidos internacionalmente.

    quem vive do e no passado, tem mais é que ser expulso novamente do seu presente

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador