Bolsonaro teme que Biden trave entrada do Brasil na OCDE

Integrantes do Planalto acreditam que novo presidente dos Estados Unidos deve barrar ou reduzir cooperação com governo brasileiro

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Integrantes do governo Jair Bolsonaro começam a mostrar preocupação com a reversão de apoios anteriormente dados pelo presidente Donald Trump (derrotado nas eleições de 03 de novembro) com a vitória do democrata Joe Biden.

Integrantes do governo ouvidos pelo jornal Folha de São Paulo dizem que o avanço registrado na agenda bilateral até o momento se deve à sintonia política entre Bolsonaro e Trump, e existe grande chance de reversão ou de que os debates entrem em pausa.

Dois pontos em especial preocupam os assessores: a designação do Brasil como aliado preferencial extra-Otan e a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), pedidos considerados estratégicos tanto pelos militares como pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Trump endossou a candidatura brasileira para ingressar na OCDE em março de 2019, e reafirmou o compromisso no mês de janeiro. Contudo, a equipe de Bolsonaro acredita que Biden poderia retirar ou congelar o apoio concedido, sem fazer esforços para que o processo siga adiante.

A agenda ambiental do governo também teria de ser ajustada para que o ingresso na OCDE não seja bloqueado, uma vez que o tema é prioritário entre os sócios europeus e também deve entrar na pauta do governo Biden.

No caso da designação como aliado extra-Otan – o que confere ao país status de aliado estratégico militar dos Estados Unidos, o que libera o acesso à compra de equipamentos com isenção dentro da Lei de Exportação de Armas que rege a venda de produtos sensíveis – militares consideram a possibilidade de Biden retirar ou ao paralisar projetos que envolvam o Brasil, uma vez que o Brasil de Bolsonaro não é visto como aliado político pelos democratas norte-americanos.

 

 

Leia Também
Mourão minimiza fala de Bolsonaro sobre uso de ‘pólvora’ contra EUA
Embaixador dos EUA exalta destacamento militar dos EUA, após fala de Bolsonaro
Bolsonaro diz que “tem que ter pólvora” contra EUA sob gestão de Biden
O inaceitável uso deliberado da mentira como tática política, por Arnaldo Cardoso 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que eles não veem isso?
    Se uma potencia estrangeira forte hoje quisesse anexar o Acre oferecendo mais dignidade e condições de vida, qual acreano não gostaria?

  2. Ah ah ah! Tudo que eles querem, com trampa ou sem trampa é que o braZil abra as pernas “discosta” e entre na OCDE onde estará amarrado com todas as exigências do “clube”.
    E nos manter bem longe de outro clube, o Brics.
    Dar “vantagens” em compra de armamentos? A industria militar deles vai adorar (sem transferência de tecnologia, óbvio).
    É mais ou menos como convidar um assalariado que tem uma bela e fogosa esposa para sócio basicão no “golf country club”, com usufruto limitado, onde tudo é caro pra xuxu.
    Sabem que o assalariado não terá tempo para frequentar o clube, precisa trabalhar.
    Mas a bela esposa pode…

  3. Não é Trump nem Biden quem mandam em pontos que dizem respeito a defesa do interesse nacional dos EUA: é o complexo industrial militar
    Nao sabemos o que é defesa do interesse nacional, talkei Moro, Dalanhol, Elite do Atraso, Globo et caterva

  4. Esse verme sempre atribuindo a outros a culpa pelo proprio fracasso
    E pra desviar o foco no filho da rachadinha e da hiperinflaçao, faz piada grosseira com os mais de 160 mil mortos por covid 19
    Figura bizarra o pior dos piores da politica nacional

  5. Com um era América first. Com outro será first América.
    Com os dois o vira-latas (com todo respeito aos vira-latas) continuará bonzinho e latindo somente para o povo brasileiro.

  6. Se eu fosse mais inocente me perguntaria : como pode uma pessoa chegar a presidencia de um país como o Brasil para querer debochar e debochar de seu proprio povo, fazer pouco caso de uma pandemia, chamar o povo de maricas, ir de contra o proprio exercito, desafiar o antes , há poucos dias amigo do norte , a bandeira para a qual bateu continencia . Essa pessoa é como o escrachado que bebe e discute política do butiquim sujo da esquina . O cara simplesmente joga uma oportunidade dessas no lixo mais sujo do homem e continua rechaçando a vacina. Quem é este ser ? Porque Deus permitiu que ele fosse morar lá ? Foi uma sanha ultrasecreta armada para por quem quer que fosse no lugar de LULA . Talvez tenha Deus dado a chance ao lado sombrio pra mostrar pra esse povo macunaíma e perguntar, quem voces querem dessa vez ? Cristo ou Barrabás ? Uma hora, de tanto apanhar da miseria eles se voltaráo para Cristo como fizeram os argentinos e bolivianos, graças a Deus.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador