Bolsonaro vai encerrar o Mais Médicos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Entrevista coletiva com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que fala sobre o programa Mais Médicos.

Jornal GGN – Mayra Pinheiro, secretária de gestão no trabalho e educação em saúde do Ministério da Saúde, disse ao El País, nesta quarta (6), que o governo Bolsonaro vai acabar com o Mais Médicos e pensar num projeto substituto.

A ideia é que a última chamada de vagas se encerre nesta semana e, depois disso, o governo não lançará novos editais. Os profissionais do Mais Médicos devem permanecer nos postos até o fim do contrato, que tem duração de 3 anos.

A reportagem do El País denota que a decisão do governo está relacionada ao lobby de entidades médicas que são contra o Mais Médicos.

“O Governo Bolsonaro tem sinalizado uma relação muito mais próxima com distintas entidades médicas, que já pediam o encerramento do programa após a conclusão deste ciclo e a criação de um novo, que exija o Revalida aos profissionais. Desde o período de transição governamental, tanto o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, quanto Mayra Pinheiro têm se reunido com representantes destas entidades para discutir novas políticas e já anunciaram que os encontros devem ser frequentes nos próximos anos.”

Em dezembro, após críticas de Bolsonaro aos médicos cubanos, o governo da Ilha anunciou a retirada dos profissionais do programa. A notícia abriu a primeira crise do novo governo na saúde, antes mesmo da posse do presidente ser efetivada.

O Ministério da Saúde lançou editais para preencher as 8,5 mil vagas deixadas por cubanos, mas teve dificuldade de completar aquelas que ficam no interior do País.

“Até o momento, 1.462 vagas ainda permanecem sem profissionais, mas a expectativa da pasta da Saúde é que elas sejam preenchidas nesta semana, quando os cerca de 3.700 médicos brasileiros formados no exterior que se inscreveram no edital poderão escolher os municípios onde atuarão”, anotou o El País.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse país me envergonha, um governo deixar mais de três mil médicos cubanos desempregados, enquanto muitos municípios estão sem médicos e a população sofrendo # não# a# falta# de humanização # com pessoas #que ajudou ao nosso país.

  2. Só testando se consigo enviar comentário sem estar logada. Estou estranhando a exigência de email, espero que seja só para uso do site, nao seja público.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador