Brasil em Transe: desgraçados

somos todos uns desgraçados.

permanecemos prisioneiros de uma antiga maldição ainda agora paralisando o destino do Brasil e de seu povo.

somos aqueles que poderiam ter sido, sem jamais ousar sê-lo.

enquanto vagamos em círculos dentro de um labirinto para o qual nos negamos a construir qualquer saída, tentam nos destruir com golpes após golpes. golpes dentro de golpes.

e desgraçadamente nos condenamos a girar em falso na mesma fatídica encruzilhada:

– o suicídio de Getúlio, a fuga de Jango, o Golpeachment numa apática Dilma, a rendição voluntária de Lula.

mesmo quando nos levantamos heroicamente contra os tiranos, nunca nosso movimento logrou ser de amplitude nacional:

– Lamarca e Marighela, os anarco-sindicalistas, a Cabanagem e Canudos, os quilombos e as revoltas dos povos originários.

nossas veias abertas continuam jorrando sangue numa vã tentativa de irrigar nossa terra, mas tudo em volta ainda é um deserto opressor.

nada além de algumas tão belas quanto evanescentes miragens. ainda assim, infinitas enquanto duraram…

mas até mesmo à Direita esta terrível maldição tem cobrado seu pesado tributo:

– a morte de Tancredo antes da posse, Castelo Branco abatido num céu de brigadeiro, Costa e Silva entrevado antes de revogar o AI-5, a bomba do Riocentro explodindo o coração de Figueiredo.

“Eu costumo até dizer: nós somos 300 desgraçados, 300 miseráveis. Se você pegar a ficha de um por um, profissionalmente, nunca foram nada, como eu. Os do Exército nunca chegaram ao Generalato. Nem um único. Os da PM também passaram a vida num esquecimento geral. Um bando de infelizes. Ninguém é nada. Um virou meio psicopata. Uns outros dez morreram de tanto beber. Esse perdeu a mulher. Esse a mulher corneou. Esse o filho virou viciado. Esse a filha virou puta. Se todos pudesse falar a verdade, você iria ouvir: ‘Seu eu pudesse voltar no tempo, eu não teria entrado naquela casa. Na rua Tutóia. A OBAN.'”

“Capitão Lisboa” – em “Mulheres que foram à luta armada”, de Luiz Maklouf Carvalho

desgraçados!

mas desgraçados continuamos ser todos nós…

vídeo: Elis Regina – “Como nossos pais” (1976)

https://www.youtube.com/watch?v=wzXWlWPPHU0]

o único partido no Brasil até hoje nascido dos movimentos de massa, em cujo Estatuto de fundação consta como sua principal forma de organização interna os Núcleos Autônomos de Base, hoje aqui jaz inerte em estado vegetativo.

aprisionado pela dependência da decisão de uma única pessoa, seu Big Brother encerrado numa masmorra para a qual se deixou conduzir sem resistência.

um caso de demência coletiva capaz de fazer os fanáticos da seita de Jim Jones ou do Heaven’s Gate se matarem de tanta inveja.

enquanto o efeito hipnótico das pesquisas de intenção de voto fornecem um reforço extra na alucinação com as Eleições de 2018, o que deveria nos levar todos à loucura é a crise de representação: 59% não têm candidato ou votam nulo.

se à Direita as máscaras caíram, desmascarando a face horrenda da lumpenburguesia brasileira, à Esquerda proliferam máscaras e mais máscaras, umas sobre as outras, tentando esconder rostos sem face.

“Se os líderes que estão em campanha quiserem fazer algo significativo para o povo e para o Brasil precisam ser algo a mais do que máscaras de Lula.”

“O STF e o MPF assaltam o povo e o Brasil”, Aldo Fornazieri

Tarso Genro amaria Boulos. Boulos sonhava em ser amado por Lula. Lula é amado por todos, até mesmo por Marília Arraes. alguns querem amar Ciro, mas Ciro não foi capaz de amar nem mesmo a Patrícia Pillar…

e Lula ama Paulo Câmara, Renan Calheiros, Eunício Oliveira, Ângelo Coronel, Helder Barbalho e toda a quadrilha

a imensa vitalidade da luta contra o Golpe de 2016 foi sugada e neutralizada pela opção de centralidade nas Eleições de 2018. como se o voto pudesse substituir a luta…

olhem em volta! a revolta está direcionada para a acomodação burocrática das urnas. o movimento das ruas e das ocupações jaz cativo da lógica das campanhas eleitorais e do marketing político.

parlamentares profissionais + sindicalistas pelegos + burocratas baba-ovo + assessores mercenários + marqueteiros milionários + comissionados carreiristas + militantes remunerados

uma engrenagem maldita movida pelas exorbitantes doações de campanha feitas por banqueiros, empreiteiros, exportadores de commodities, donos de frigoríficos, empresas de telecomunicação, comércio varejista e todo tipo de grandes empresários.

nada mais do que business, como sempre…

foi assim que nos tornamos os desgraçados que hoje somos.

que se vayan todas as máscaras. que se vayan todos.

vídeo: Contra o Desmonte da Previdência – Varginha – 15/03/2017

https://www.youtube.com/watch?v=Fy2jmuh62iU]

vídeo: Ocupa Brasília: 24-MAI-2017

vídeo: MG: #31M

[video: https://www.youtube.com/watch?v=4DKcBrgeFac

vídeo: VHS: Lula – Último Comício 1989 – Rio de Janeiro

[video: https://www.youtube.com/watch?v=quHIlt05wvw

.

.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui estamos de acordo…
    “…o que deveria nos levar todos à loucura…”

    Estou muito preocupada.

    “enquanto vagamos em círculos dentro de um labirinto para o qual nos negamos a construir qualquer saída”

    Muito mesmo. Não vejo saída.

    1. Brasil em Transe: desgraçados

      -> Estou muito preocupada. Muito mesmo. Não vejo saída.

      escrevi neste Blog do Nassif entre 2006 e 2009. então, eu também estava seriamente preocupado, como agora. havia visíveis sinais no horizonte de uma grande crise financeira. mesmo quando ela eclodiu com plena força em 2008, e até hoje não foi superada, os eternamente despreocupados diziam não ser mais do que uma “marolinha”.

      em 2015 voltei a postar por aqui. também estava, e continuo, seriamente preocupado. mais uma vez os eternamente despreocupados retrucaram minha preocupação com uma ladainha infindável de estupidez. inclusive a repetida a acusação, sem provas evidentemente, de que sou “remunerado” pela CIA, FBI ou algum patrocinador da Direita… como se…

      continuo muito preocupado. mas lamento escrever que o tempo das contramedidas ficou para trás. já não há o que fazer. apenas tentar se proteger frente ao sofrimento atroz já instalado e que tende a se intensificar.

      mas para aqueles que compreendem estarem vivendo os últimos dias de um mundo, a morte adquire um sentido diferente.

      esta compreensão é uma força que nenhuma resignação pode conter.

      e neste desespero, que é transcendente, se acha uma antiga sabedoria. de que a pedra filosofal sempre poderá ser encontrada, apesar de menosprezada e enterrada na lama.

      isto até pode parecer algo trivial, em face da aniquilação. até que a aniquilação acontece.

      vídeo: The counselor

      [video: https://www.youtube.com/watch?v=X89AXNO6TBw%5D

      .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador