Brasil “não tem espaço para todos, só para os melhores”, diz Weintraub a crianças

"Tem que haver uma dinâmica para aumentar a competição e mostrar que quem vai melhor recebe mais, que quem melhora mais recebe mais. É um critério de gestão", justificou o ministro

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Durante cerimônia do Destaques na Educação, na tarde de quarta (4), o ministro da Educação Abraham Weintraub sacou um discurso fortemente meritocrático e disse a crianças e adolescentes que participavam do evento que o Brasil “não tem espaço para todos, só para os melhores” alunos. “Parabéns. Isso se chama mérito e quem tem mérito tem que ser premiado”, afirmou, acrescentando que os estudantes ali não representavam o resto do País.

Segundo relatos do Valor Econômico, o ministro disse ainda que edução não é para “garantir o futuro”, mas para que os alunos sejam “livres e fortes para pensar por vocês mesmos e ter uma profissão e uma renda sem depender de bolsa”. A critica foi para o programa Bolsa Família, criada, nas palavras de Weintraub, por um “demagogo”.

Depois, à imprensa, ele justificou que “a competição é algo que puxa todo mundo para cima e que precisa ser espalhada pelo Brasil.” “Tem que haver uma dinâmica para aumentar a competição e mostrar que quem vai melhor recebe mais, que quem melhora mais recebe mais. É um critério de gestão. Você introduz a competição não para punir quem ficou para trás, mas para estimular que todos melhorem sua performance”, afirmou.

Weintraub disse ainda que o governo espera em aumentar 50% o repasse de dinheiro para o Ensino Fundamental, mas apenas para escolas que tenham comprovado “desempenho”, “não para dar dinheiro a fundo perdido”.

BOLSAS DE ESTUDO

O ministro ainda negou que tenha feito um “corte” de 5.613 bolsas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Agora é diferente. A gente está trabalhando para conseguir recursos para aumentar as bolsas e aumentar as vagas de bolsas para áreas que a gente considera prioritárias. A gente ainda não encontrou, por isso ainda não conseguiu apresentar”, disse.

Leia também:  A reação “violenta” dos EUA após o 11 de setembro

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Operação Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

29 comentários

  1. Espero que o ministro analise o seu próprio mérito. Não me parece que tenha mérito acadêmico. E que explique para as crianças qual foi a competição que ele participou para ocupar o cargo em que está.

    41
    • Obteve satisfatório no “MBA, disciplina ‘Network’ Pessoal”. Recebeu até certificado de participação emitido pela escola de Chicago, além de ter sido elogiado por um “americano” legítimo e nativo dos EUA:

      “Mr. Weintraub, se não soubesse, jamais diria que você é brasileiro.”, o que o fez abir um sorriso enorme e, todo pimpão, balançar o rabo.

      11
      2
  2. A exceção a confirmar a regra, o pior no espaço de Darcy Ribeiro do Freire e muitíssimos outros grandes Brasileiros.
    Destilando o meu lado pior: este cara tem ascendência judia?

    11
  3. E mesmo? E ele se tornou MInistro da Educação por mérito? Um mérito que se estende ao serviço público e a todas a empresas privadas?

    15
    1
    • Eu vi um documentario sobre 9/11 uma vez onde todas as mulheres eram sexy e todos os homens eram sexuados; onde todas as mulheres eram “movidas por emocao” enquanto todos os homens eram “movidos por intelecto”; curiosamrnte, TODAS as mulheres tomavam devisoes intelectuais no documentario, e TODOS os homens tomavam decisoes emocionais! Eu ia falar que era um “comentario de mentira” que eu tinha assistido… nao tive coragem, simplesmente nao eh verdade.

      Esse “intelectual” aih vive mais de medo do que de intelecto, simplesmente porque ele nao tem, como Bolsonaro, intelecto nenhum.

      Secretamente, ele eh mais mossinha-querendo-trepar do que o proprio Bolsonaro!!!

      E ninguem nota o que eh visivel a olho nu!

  4. Todos são iguais perante a lei sem qualquer distinção (art. 5°, da CF/88). A educação é um direito de todos e um dever do Estado (art. 205, da CF/88).
    O Brasil não tem espaço para todos, disse Abraham Weint. No rabo desse vagabundo tem espaço para um exemplar da CF/88, MPF?

    27
    • Weintraub não é funcionário público, é daqueles “treinadores de futuros líderes” ou bobagens equivalentes, da iniciativa privada.

      Se alguma vez já houve algum empresário privado preocupado com a sociedade civil, com justiça social (dizem que antigamente havia, sim), hoje não há mais nenhum. Os sucessores daqueles homens altivos e poderosos são como Dallagnol, apenas alegais vorazes, agressivos e até hostis ganhadores de dinheiro.

      (Não é erro de digitação, não. Não existe “moral”, “imoral” e “amoral”? Pois é, existe o “legal”, o “ilegal” e o “alegal”. Essa turma de dallagnóis, moros, weintraubs, guedes, bolsonaros etc. são alegais. Ou bastaria “incivilizados, bárbaros e vândalos da democracia”?)

      14
  5. Ele precisa explicar para a galera que tipo de “meritocracia” leva um imbecil como ele, que escreve “finalisa” (2x no mesmo documento), ao cargo de ministro da educação. Ou será da Educassão?

    13
  6. Gente, vamos olhar a coisa — é exatamente assim que deve ser tratado, “a coisa” — pelo aspecto positivo: taí um “coiso” sincero. Ele fez uma confissão nua e crua do seu DARWINISMO SOCIAL.
    Não devemos nos esquecer que ele é um dedicado aluno do seu guru astrólogo, um aplicado militante do astrolavismo cultural. Essa declaração saiu da escatologia de suas vísceras, do fundo mais putrefato da sua penada alma.

  7. Que falta faz uma Constituição que seja respeitada por todos…
    com esses caras no poder e uma sociedade inerte e amorfa, adeus direito à igualdade de condições

    aquele “não vamos dar nada para os que governam paraíbas” já anunciava que só iriam dar valor aos da casa, da igreja evangélica, aos seguidores, aos melhores das milícias ou da família

  8. Na realidade o Ministro, dentro da realidade econômica que está se criando, ele está coberto de razão.
    O Capitalista Monopolista Internacional (mais claramente falando, O Imperialismo) as frases do ministro estão corretíssimas, não há esquema de política liberal, keynesiana, keynesiana, monetarista e outras mais moderninhas, como Modern Monetary Theory MMT (que na verdade é um remake do Chartalism de Georg Friedrich Knapp), não apresentam soluções viáveis para o capitalismo.
    A base de tudo é estrutural, há uma queda de lucro na lucratividade das empresas SECULAR que só pode ser resolvida de duas formas, ou pelo socialismo ou por uma guerra nuclear que demolisse tudo e voltássemos a estaca zero.
    As distopias apresentadas nos filmes de ficção científica, na verdade não são filmes de ficção, são projeções do futuro se a sociedade capitalista continua.
    As pessoas se negam a enxergar isto, pois isto representará miséria e fome para 99% da população do mundo, porém evidências empíricas levam exatamente a este cenário.
    Mas….

  9. O ponto que eu fiz eh esse: a mente dele eh tao “feminina” no sentido e contexto que eu especifiquei quanto a de Bolsonaro. E isso nao tem cura. Nao ha cura pra isso. Nao existe.

    Travesti eh travesti: nao “muda de genero” automaticamente.

    Essa mossinha eh uma gracinha! Ela ja anda dando???

  10. É piada pronta. Não há dúvida.
    Curioso: pensar por si mesmo para ter renda própria. Entenda-se ditar suas próprias regras, fazer seu próprio jogo sem respeitar nada. É assim que se lucra. Niilismo puro.
    Os melhores de fato, poderiam entender como um convite à desobediência civil. Seria ótimo.
    Em nome do futuro que o ministro ignora. Só pra ser original.

  11. Esses caras só querem uma coisa, dar continuidade à espécie…
    são falsos ministros porque trazem uma deficiência intelectual nunca vista na função

    Sempre que um fascista mostra interesse por alguma coisa sem ter conhecimento intelectual sobre ela, podem ter certeza que ele só quer destruir e substituir pelo que acha ser o certo. Se melhor ou pior, pouco importa para ele

    1
    1
  12. Se o Brasil só tem espaço para os melhores, o que esse animal rastejante está fazendo aqui???
    Um ministro da Educação que comete erros básicos de Português deveria ser uma vergonha neste “país dos melhores”.

  13. Esta peste tem filhos e a roda da vida dar muitas voltas. O dia dele vai chegar, esperamos ele no nordeste em qualquer estado. Amaldiçiado.

  14. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome