Brasil perde oportunidade de mediar crise boliviana, por Bernardo Mello Franco

Jornal GGN – A renúncia de Evo Morales da presidência boliviana apresentou todos os componentes de um golpe de Estado clássico, e o Brasil perdeu mais uma oportunidade de mediar uma crise que pode ter impacto em toda a América Latina.

Em seu artigo no jornal O Globo, Bernardo Mello Franco explica que os desdobramentos foram o sonho daqueles que gostam de quarteladas, a começar pela “sugestão” de renúncia imediata de Morales, feita em cadeia de TV pelo chefe das Forças Armadas.

No Brasil, tanto o chanceler Ernesto Araújo como o presidente Jair Bolsonaro afirmaram que não houve golpe na Bolívia, e o mandatário voltou a pregar pela necessidade do voto impresso – mesmo que os votos já sejam dados em cédulas impressas no país vizinho. Para o colunista, o país perdeu as condições de mediar outra crise, “que pode inclusive levar a uma guerra civil”.

Líder dos cocaleiros, Morales foi eleito em 2005 como o primeiro indígena a governar o país. Ele foi responsável pela nacionalização do gás e por reduzir os níveis de pobreza do país pela metade. A economia boliviana chegou a crescer 5% ao ano em sua gestão.

Contudo, Morales perdeu o sossego ao tentar um quarto mandato consecutivo após uma série de denúncias de fraudes e apelos por uma nova eleição. O país foi tomado por manifestações populares durante três semanas, com grande influência do empresário Luis Fernando Camacho – que contou com o apoio de igrejas evangélicas e de milícias.

Redação

Redação

View Comments

  • Brasil perde oportunidade? Esta é a Nossa história desde 1930 !!! Gigante Adormecido. Anão Diplomático. Não é muita bipolaridade? Gigante e Anão ao mesmo tempo? Duas faces da mesma moeda da mediocridade. O Mundo lutando para obter o que temos de graça. Acesso às Economias, Populações, territórios, riquezas, amizades dos Nosso Vizinhos. Perdemos todas oportunidades históricas na Venezuela, na Colômbia, no Chile, na Argentina, na Bolívia,..Pobre país rico. Exercitar o cérebro não dá cãimbra. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

5 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

6 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

6 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

7 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

9 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

9 horas ago