Brasil pós-COVID terá “legião de pacientes que perderão produtividade e qualidade de vida”

Jornal GGN – A pandemia de coronavírus deixará sequelas nos pacientes graves e provocará mudanças no sistema de saúde brasileiro. De um lado, os sobreviventes perderão “produtividade, independência e qualidade de vida” em decorrência das lesões provocadas pela ação do vírus e pelos procedimentos invasivos inerentes à internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). De outro, haverá demanda maior por atendimento em alta complexidade, o que produzirá impacto sobretudo no SUS.

Em entrevista exclusiva ao GGN, o pneumologista Gustavo Faibischew Prado, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, detalhou as sequelas deixadas pela covid-19 no pulmão de pacientes que tiveram alta hospitalar. Segundo ele, “muitos levarão bastante tempo para recuperarem-se das repercussões catastróficas das manifestações graves da COVID-19”.

As estimativas são de que “ao menos um quarto dos pacientes que sobrevivem a uma internação em UTI” ficam com sequelas graves, sendo que “há descrições de que [a sequela] ocorra, em algum grau, em até 75% dos pacientes.”

“Fica de certa forma a percepção de que a pandemia da COVID-19 põe-nos em face da perspectiva de uma nova pandemia, de proporções ainda não estimadas, mas que concorrerão, com a doença em si e com todos os demais agravos de saúde, que disputam as limitações de estrutura e acesso do nosso sistema de saúde”, afirmou.

Confira a entrevista abaixo:

P: Quais são as principais sequelas que o coronavírus pode deixar em pacientes recuperados de casos leves?

R: A maior parte dos pacientes recuperados de casos leves não carregará sequelas, senão eventualmente a persistência de um estado de fadiga por algumas poucas semanas.

P: Ainda é cedo para saber se as sequelas da covid-19 serão permanentes?

R: De fato ainda é cedo para falarmos seguramente de sequelas permanentes, mas há uma questão que merece ser tocada no contexto da COVID-19 grave: precisamos ceder à tentação de uma abordagem simplista e dicotômica, em que (muito possivelmente
influenciados pela apresentação dos dados em estatísticas oficiais) veríamos os pacientes que contraíram a COVID como óbitos ou curados.

Aqueles pacientes com manifestações graves, em especial os que
necessitam de suporte em unidades de terapia intensiva (UTI) muitas vezes experimentam permanências prolongadas, de semanas, ao longo das quais, não apenas as repercussões diretas da infecção pelo coronavírus se manifestam, como não raro também uma série de outras intercorrências típicas de doentes críticos, sobretudo infecções.

Historicamente temos a definição de uma síndrome pós-UTI (Post Intensive Care Syndrome, PICS), que consiste de uma constelação de comprometimentos funções orgânicas em graus diversos, como fadiga intensa e persistente, intolerância aos esforços, fraqueza muscular, dor crônica, alterações sensitivas e motoras advindas de distúrbios de condução dos nervos (neuropatias), alterações cognitivas, déficits de memória, distúrbios do sono, ansiedade,
depressão, entre outras.

As doenças que levam o paciente à UTI, as complicações que se sobrepõem a elas, imobilidade, sedação e ventilação mecânica invasiva prolongada são algumas das situações de contexto.

Fatores de risco individuais, como idade, infecção, duração da internação na UTI, duração da sedação, tempo de ventilação mecânica, descontroles glicêmicos, são algumas das condições predisponentes nos pacientes.

Estimativas internacionais são de que ao menos um quarto dos pacientes que sobrevivem a uma internação em UTI permanecem com essa condição, mas há descrições de que ocorra, em algum grau, em até 75% dos pacientes.

Disso tudo, fica de certa forma a percepção de que a pandemia da COVID-19 põe-nos em face da perspectiva de uma nova pandemia, de proporções ainda não estimadas, mas que concorrerão, com a doença em si e com todos os demais agravos de saúde, que disputam as limitações de estrutura e acesso do nosso sistema de saúde.

P: Quais as sequelas em pacientes críticos e que tipo de tratamento ou acompanhamento elas demandam?

Estamos falando sobre pacientes que vão à UTI por insuficiência respiratória aguda, e não raramente apresentam disfunções hepáticas, renais, cardíacas e circulatórias diretamente provocadas pela infecção viral e potencializadas pela resposta inflamatória sistêmica tão exacerbada no curso desta doença (a tão falada “tempestade de citocinas”, as moléculas mediadoras da inflamação produzidas por células do nosso sistema imunológico), temos infelizmente um contexto extremamente facilitador ao desenvolvimento de sequelas nos pacientes que sobrevivem.

Mesmo se olharmos para cada sistema, os processos de instalação da doença envolvem vários caminhos. Apenas para exemplificar, os pulmões são alvo de uma intensa inflamação nos alvéolos (espaços aéreos microscópicos em que ocorre a troca de gases), inflamação e fibrose no interstício (espaço entre os alvéolos e os vasos sanguíneos microscópicos da circulação pulmonar – os capilares), e agressão direta da parede destes capilares, tromboses (formação e impactação de coágulos) e microtromboses destes pequenos vasos.

O que já sabemos sobre as sequelas, guardadas as limitações de que o exíguo tempo de seguimento não nos autorizaria ainda a falar sobre serem ou não permanentes, é que muitos dos pacientes permanecem por períodos prolongados com limitações para a prática
de atividades diárias, seja por fadiga, perda de força muscular, falta de ar, entre outras repercussões; que exames de função pulmonar apontam para redução da difusão (que implica em diminuição da capacidade de oxigenação do sangue), redução dos volumes
pulmonares (provavelmente pela fibrose, que se desenvolve no processo de reparo dos tecidos) e outros testes mostram diminuição da condução nervosa e força muscular, entre outros. Sim, há também a anosmia (a tão falada perda do olfato), que ocorre por ação direta da infecção pelo SARS-Cov-2 nos bulbos olfatórios (estruturas do sistema nervoso responsáveis pelo nosso sentido do olfato). Felizmente, na imensa maioria dos casos, esta perturbação do sentido do olfato resolve-se em algumas semanas.

Muitos pacientes levarão bastante tempo para recuperarem-se das repercussões por vezes catastróficas das manifestações graves da COVID-19, e por isso, um sinal de alerta deve nos provocar agora a uma discussão necessária: precisamos amparar estes pacientes após a alta hospitalar para intensa e ativamente investirmos em suas reabilitações. Pois, sim, é muito provável que tenhamos uma legião de pacientes que perderão produtividade, independência e qualidade de vida após a alta.

P: Há casos de pacientes que estiveram em estado muito grave e passaram por transplante de pulmão. A imprensa registrou isso nos EUA, na Itália, na Áustria e China de fevereiro para cá. De maneira geral, o que levaria um paciente a essa circunstância, ou seja, quando seria necessário um transplante de pulmão para um paciente que sobreviveu à covid-19? 

R: No contexto das sequelas graves da Covid-19, a mais
dramática é a insuficiência respiratória crônica, que consiste da incapacidade permanente de manutenção adequada das funções do sistema respiratório (oxigenação do sangue e eliminação do gás carbônico). Quando da gravidade, refratariedade (ausência de resposta aos tratamentos), progressão e prognóstico (especialmente uma alta probabilidade de óbito num horizonte temporal de 2-3 anos), pacientes que não se mantém minimamente confortáveis e ativos com estratégias mais conservadoras de tratamento (medicamentos, suplementação de oxigênio, fisioterapia) e sobretudo os mais jovens, podemos considerar, qual em outras doenças pulmonares avançadas, o transplante pulmonar. Os riscos de
infecção são altos nesta população, pois o tratamento pós-transplante consiste na supressão medicamentosa do sistema imunológico para prevenir a rejeição.

Sim, há relatos internacionais de transplante, mas é cedo para sabermos como estes pacientes evoluirão. No Brasil ainda não temos, até o presente, a realização de transplante pulmonar em pacientes pós-COVID-19.

Leia também:

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Há notícias sobre a questão dos 5% que precisam ter o pulmão sendo apoiado pelos ventiladores, estarem dependentes da experiência da equipe nas UTIs. Grande parcela das pessoas não tem noção, inclusive houve notícias de compras enganosas, pois há uma grande diferença, preço e uso, entre respiradores e ventiladores. No caso dos 20% dos infectados que necessitam de internação hospitalar, cerca de 75% destes precisam utilizar respiradores e o restante, tendo mais gravidade na sua condição acabam por usar os ventiladores. Estes aparelhos são em seu hardware e software, bastante sofisticados, visando evitar panes ou instabilidades em seu uso, já que o processo de ventilação pulmonar é constante e ao mesmo tempo possui uma dinâmica que precisa ser muito bem controlada pela equipe intensivista. Inclusive em uma das lives no canal do prof. Átila Iamarino, ele entrevistou um experiente profissional intensivista de SP, que mencionou que em locais mais distantes, com menor estruturas e com equipes menos experientes, poderiam acarretar quadros de danos em alguns pacientes, podendo ocasionar em sequelas ou até óbitos.

  • A Imprensa Brasileira sumiu e escondeu com Europa. Europa que era a Notícia diária e sistemática todos dias !!!Cadê Corpos? Cadê Histeria? Cadê Necrotérios e Hospitais Lotados?! Bastaram 20 dias do Calor da Primavera anunciando Altas Temperaturas de Verão, Festas das Multidões em Napoli, em Liverpool, Praias Lotadas, Pontos Turísticos Abarrotados com toda Normalidade possível, para a Imprensa Brasileira sumir com o Catastrofismo Europeu !!! Ué, mas a Suécia não estava totalmente errada? E a Rússia? Turquia, Vietnã, México, Coréia, Taiwan não estavam brincando com fogo? Ou era apenas brincadeira com Gripezinha de Inverno? CADÊ A EUROPA DE PRAIAS LOTADAS? A Verdade é Libertadora !!!!!

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

8 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

9 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

10 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

10 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

11 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

11 horas ago