Brasil precisa urgentemente de alfabetização midiática, diz Eliara Santana

Jornal GGN – O Brasil precisa “urgentemente de um efetivo letramento midiático”, ou alfabetização midiática, para que o povo possa entender como se dá a construção e eventuais manipulações nas narrativas propagadas pelos meios de comunicação. É o que avalia a jornalista e doutora em Estudos Linguísticos, Eliara Santana, em entrevista ao GGN [confira abaixo].

Segundo Eliara, o letramento midiático é uma experiência há muitos anos em andamento na Europa e nos Estados Unidos. A UNESCO chama de alfabetização midiática. Grosso modo, “são instrumentos para compreensão de como se faz o discurso da mídia.” A ideia, segundo ela, não é demonizar a imprensa ou colocar a credibilidade do jornalismo em xeque. Mas expor que pode haver algo nas entrelinhas que não está sendo visto a olho nu.

Ela cita como exemplo a última série de reportagens do Jornal Nacional sobre o agronegócio brasileiro. No programa, as matérias são sempre positivas. Nos intervalos comerciais, a propaganda “agro é pop” arrematada a mensagem que querem passar. “A própria construção da notícia embute propaganda”, diz.

Nos EUA, o letramento midiático é desenvolvido sobretudo nas escolas, para todos os níveis de estudantes. Há ainda trabalhos em comunidades e junto às famílias. Com essa alfabetização, o receptor da mensagem aprende a questionar não só o que é difundido, mas o que deixou de ser mencionado.

Em outro exemplo: “reportagem enorme no JN sobre desigualdade no Brasil. Deram imagens de camelôs na faixa de renda dos 2 mil reais. Isso não é retrato da desigualdade. Não foram mostradas as pessoas em situação de extrema-pobreza. E não deram a informação básica: metade dos brasileiros vivem apenas com 400 reais por mês. Isso não entrou na reportagem.” Para isso, o “letramento midiático vai dar instrumentos, ferramentas para questionarmos esses processos de construção da notícia.”

Além dessa proposta, Eliara debate os produtos da concentração dos meios de comunicação no Brasil, o fenômenos das fake news nas eleições, o tratamento que o JN dá ao governo Bolsonaro e os desafios da oposição na construção de uma discurso que faça frente ao bolsonarismo.

Confira a íntegra abaixo.

Confira outros episódios do Cai Na Roda aqui.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Ora, aquelas porcarias disfarçadas de reportagem sobre doações de empresas como se o povo não precisasse de saude publica de qualidade e sim migalhas de imbecis é vergonhoso para um jornal que se acha, se acha, sério.....a midia porcorativa nacional é patifaria de inicio ao fim....

    • Sem dúvida de que esse inominável teve apoio de toda a mídia tradicional... teve e tem... negou e continua negando como pura e rasteira tática diversionista...

  • Grande entrevista com a Eliara Santana, mais um gol de placa do jornal GGN.

    A partir de agora, espero que, os conceitos "letramento midiático" e aquilo que a a UNESCO chama de "alfabetização midiática", possam ser tratados pela mídia alternativa com mais frequência, pois sem eles o Brasil continuará sempre prisioneiro das narrativas manipuladoras da mídia corporativa, as Organizações Globo em detaque.

    Em outras palavras, a construção de uma verdadeira democracia social no Brasil será muito ajudada pelo letramento midiático, e sua correspondente "alfabetização midiática", dos cidadãos.

    Para evitar a recorrência de golpes de estados como aqueles perpetrados pela "Elite do Atraso" contra Getúlio Vargas, João Goulart e Dilma Rousseff a "alfabetização midiática" é um poderoso antídoto.

    Espero que os candidatos de "esquerda" às eleições de 2022, incorporem nos seus programas de governo a inclusão no currículo escolar destes temas.

    Que tal o jornal GGN dar sequencia ao "Cai na Roda #9" solicitar a Fernando Haddad, Ciro Gomes e Flávio Dino uma manifestação sobre este assunto.

    Proponho ao jornal, em momento oportuno, realizar outro "Cai na Roda" com Ângela Carrato, jornalista e professora do Departamento de Comunicação da UFMG, que aborda com igual competência e originalidade estes e outros temas, tão importantes para a construção de um Brasil civilizado.

  • A Globo , sempre ela , seja no dicurso elegante da esquerda ou na simplificação #globolixo da direita.
    Ao jenos eles unem os polos...
    :)

  • Letramento midiático? Isso para um país cuja maioria da população vive em um analfabetismo e semi-analfabetismo funcional severo, para uma população que desconhece o livro? O país não conseguiu eliminar o analfabetismo e semi-analfabetismo funcional (elemento primordial do analfabetismo político) e quer se inserir em uma idéia de letramento midiático? Isso sem que o cidadão médio brasileiro saiba a diferença entre direita e esquerda políticas, isso com pobres tendo votado na última eleição contra o PT, para impedir que o "comunismo" se instalasse no país (mesmo com a maioria deles sequer sabendo o que significa o comunismo). O país não saiu da idade média e quer se inserir na pós-operatório?

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

26 minutos ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

1 hora ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

2 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

3 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

3 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

3 horas ago