Brasil registra o maior índice de ataques a jornalistas desde 1990, indica ranking de liberdade de expressão

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O país perdeu 38 posições no levantamento anual, se tornando a 3ª nação com o maior declínio no tema

Reprodução

Quando o assunto é liberdade de expressão, o Brasil – mais uma vez – caiu no ranking global sobre o tema, demonstra o relatório da ONG Artigo 19, divulgado nesta quinta-feira (30).

Em 10 anos, o Brasil perdeu 38 posições no levantamento anual, em uma escala de 0 a 100, se tornando a terceira nação com o maior declínio sobre o assunto, ficando atrás apenas de Hong Kong, com menos 58 pontos; e Afeganistão, com menos 40 pontos.

Além disso, de acordo com o documento, houve uma piora considerável no indicador a partir de 2016, ano em que Michel Temer (MDB) assumiu o Planalto, com um salto em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Sob Bolsonaro, ataques a imprensa dispara

O agravamento da situação não para por aí. No ano passado, o número de ataques a jornalistas e veículos da imprensa registrou o maior patamar desde 1990. Só em 2021, foram contabilizados 430 ataques à liberdade de imprensa, mais que o dobro em comparação a 2018.

Neste cenário, o Brasil passou a ocupar o 89º lugar entre 160 países e está na categoria “restrito”, a terceira pior entre cinco. 

O ranking sobre a liberdade de expressão analisa fatores como a liberdade dos jornalistas, dos meios de comunicação e de cada indivíduo, em 25 indicadores.

Leia também:

Liberdade de expressão, esse conto de fadas brasileiro, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Liberdade de expressão ou liberdade de opressão?, por Jean D. Soares

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba como apoiar

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador