Brasil terá recuperação abaixo da média global

Relatório da ONU projeta uma expansão de 1,7% para a economia brasileira; dados ficam abaixo até mesmo do estimado pelo Ministério da Economia

O ministro da Economia Paulo Guedes – foto: Tania rego/ Agencia Brasil (via fotospublicas.com)

Jornal GGN – A economia brasileira pode mostrar sinais de retomada em 2020 e 2021, mas seu ritmo de expansão ficará abaixo das expectativas, sendo superado inclusive pela média global.

Os dados foram divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu relatório anual sobre a economia global. Os prognósticos para a economia brasileira indicam um crescimento de 1,7% para este ano, resultado 0,8 ponto percentual abaixo do que a própria entidade estimou no ano passado. Os dados também ficaram abaixo dos 2,4%  estimados pelo Ministério da Economia.

De acordo com o documento, a expansão reflete uma melhora ante o visto entre 2014 e 2019, mas mesmo assim o ritmo ainda é considerado “lento”. Para a economia global, o prognóstico da ONU aponta um avanço de 2,5% em 2020. O quadro para 2021 não apresenta tantas mudanças: a perspectiva para a melhora da economia brasileira é de 2,3%, abaixo da média global de 2,7%.

O ritmo de crescimento do Brasil também está abaixo do registrado da média de crescimento dos emergentes: o relatório da ONU indica que a expansão prevista para 2020 entre as nações em desenvolvimento chega a 4%, mais do que o dobro do ritmo brasileiro.

Apesar dos dados não tão bons assim, o jornalista Jamil Chade diz em seu artigo no portal UOL que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai ao Fórum Econômico Mundial levando um discurso de “dever cumprido” do primeiro ano do governo Bolsonaro.

Entre as “conquistas” que serão apresentadas por Guedes em Davos, estão a queda dos juros e a aprovação das reformas – mesmo com o desemprego seguindo em patamares muito elevados e as condições de trabalho estejam cada vez mais precárias por conta da reforma trabalhista.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Governo de mentirosos divulga dados mentirosos ou, no mínimo, acoxambrados.
    Atualmente, ‘Zero virgula qualquer merdinha’ é louvado por uma imprensa que outrora ridicularizava dados semelhantes, senão melhores, e num cenario onde nossos ativos e direitos ainda eram nossos.
    Estes aboletados em brasilia deveriam er em mente que “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador