Brexit x Braxcrementação

 

Há bem pouco tempo estávamos a discutir a saída da Inglaterra da UE. Naquela oportunidade, após fazer algumas reflexões sobre a evolução do nacionalismo, disse que:

“Ingleses, franceses, alemães, portugueses, espanhóis, gregos, belgas, norte-americanos, brasileiros etc… querem apenas uma coisa: ter um padrão de vida razoável. Eles não querem uma nova guerra mundial. É a predominância política da lógica do mercado, que pressupõe uma guerra permanente entre ricos e pobres, que pode acarretar a destruição da humanidade. De fato, o povo do mercado não tem e não quer ter compromissos nacionais, ele só acredita no lucro fácil, rápido e sem custo. Homens como George Soros ganham dinheiro destruindo Estados nacionais.

O neoliberalismo fez exatamente isto: ele destruiu os Estados nacionais, provocando a instabilidade social que levou a maioria dos cidadãos do Reino Unido a querer sair da UE. O terremoto europeu – que apenas começou – pode decretar o fim definitivo da era neoliberal. Isto será ruim sim, mas apenas e principalmente para alguns financistas. Os lucros deles serão menores, mas é evidente que eles não irão morrer de fome como as vítimas deles tem morrido, inclusive na Europa.

A falência do nacionalismo político soviético acarretou o renascimento e a explosão belicosa do nacionalismo étnico nos Bálcãs. A balcanização da Europa (temor difundido pelos defensores da UE) é uma falácia. A paz européia foi construída pela união dos Estados nacionais europeus, mas no princípio esta união era apenas comercial e preservava  o caráter nacional dos seus membros. Foi justamente a união monetária, o crescimento da importância política da UE e a destruição dos Estados nacionais europeus pelo neoliberalismo que deu origem ao conflito entre o povo do mercado e os povos dos Estados europeus. E este conflito – e isto me parece bastante evidente – não tem semelhança alguma com o conflito étnico que já existia entre os povos balcânicos durante o período soviético. O povo do mercado não é uma comunidade étnica e sim uma comunidade de interesses. The concerns of the financiers were harmed, then what? Fuck them!”

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/brexit-e-o-nacionalismo-por-fabio-de-oliveira-ribeiro

Computados os votos e consolidada a decisão política, somos todos obrigados a admitir uma verdade factual: os ingleses decidiram de maneira soberana o que eles queriam fazer. E o governo que tentou impedir o país de sair da UE se desfez sem produzir qualquer instabilidade política. Gostemos ou não do Brexit, a democracia inglesa venceu.

Na Braxcrementação, como ouso chamar o golpe de estado que derrubou Dilma Rousseff, ocorreu exatamente o oposto. A vontade do povo de mercado, representada pelos senadores golpistas e pelo ultra-neoliberal Michel Temer, prevaleceu à vontade do povo brasileiro. A validade jurídica e política dos 54 milhões de votos atribuídos à presidenta do Brasil deixou de existir. A soberania popular foi revogada pela maioria parlamentar dominada por deputados e senadores perseguidos pela Justiça.

O aspecto mais tenebroso do assalto ao poder comandado pelo interino, porém, foi o comportamento da cúpula do Judiciário. Até o presente momento, todas as vezes que foram chamados a decidir questões relativas ao Impedimento os ministros do STF ajudaram a empurrar o país para o abismo em troca de aumento salarial. O Brasil não é mais uma República. Nosso país foi transformado num Sindicato de ladrões eleitos, nomeados e concursados.

As semelhanças entre o Brexit e a Braxcrementação são inexistentes. O primeiro fortaleceu a democracia na Inglaterra. A segunda equivale à destruição do regime democrático em nosso país. Na Inglaterra o povo do mercado perdeu através do voto popular. No Brasil o voto popular foi ignorado para que o povo do mercado pudesse vencer.

O resultado do Brexit produziu algum desconforto. Todavia, os derrotados aceitaram pacificamente a decisão legítima da maioria. No Brasil a maioria da população excluída da política não tem outra saída senão reagir de maneira violenta ao golpe de estado. Portanto, a longo prazo o resultado do Brexit será a acomodação e a curto prazo o da Braxcrementação será a destruição das esperanças econômicas vãs do povo do mercado. A Inglaterra voltará a crescer e o Brasil terá sofrerá uma década de estagnação, inflação, desemprego, instabilidade política e depreciação monetária.

Bresser Pereira, tucano histórico, disse num Twitter:

“Pagaremos, todos, caro por esta ação irresponsável” by Luiz Carlos Bresser-Pereira. fb.me/7yby6rT4X

Ele tem toda razão. A Braxcrementação apenas começou.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador