Briga por delações e mudança de delegados implodiu a Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – A Lava Jato em Curitiba foi minada por “múltiplos fatores”, mas os dois principais são: o fim da força-tarefa exclusiva da Polícia Federal, imposto no governo Temer e, antes disso, a disputa entre procuradores da República e delegados em torno das delações premiadas.

Reportagem do Estadão deste domingo (13) divulgou que, na visão dos procuradores, “a origem do problema é o esvaziamento – de 9 para 4 delegados – da polícia, que teria sido provocado pelo governo Michel Temer, na tentativa de frear as investigações [contra políticos]. O presidente tem negado qualquer interferência.”

Já do lado da PF, “o principal fio desencapado (…) é a falta de entendimento entre as duas corporações sobre quem tem competência para firmar acordos de delação premiada.”

Em 2016, Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, não só expulsou a PF da delação da Odebrecht como entrou no Supremo Tribunal Federal para cancelar a participação de delegados na negociação de acordos de cooperação, previsto na lei de organizações criminosas, de 2013.

Há algumas semanas, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que a operação em Curitiba está entrando na maturidade, caminhando rapidamente para a velhice, quase na reta final. Ele disse que a investigação deve morrer por falta de assunto ou recursos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A história será implacável

    A história será implacável com essa abominação chamada Lava a Jato. Abominação que se inicia pelo nome, se acentua pelos métodos e finaliza pelo comportamento dos seus agentes nas três esferas(policial, persecutória e judicial). 

  2. Já fez o que veio para fazer.

    Já fez o que veio para fazer. Lula condenado sem provas que o culpem  e com dezenas de provas de inocência e respondendo a sei lá quantos processos. O resto não vem ao caso.

  3. Governo derrubado, país arrasado, missão cumprida
    “… a investigação deve morrer por falta de assunto ou recursos” ??? A operação golpista encerra-se por ordens do Cartel da Mídia e dos seus parceiros políticos. Governo derrubado, missão cumprida.  Agora é recolocar as máscaras e voltar ao jogo da plutocracia escravista disfarçada de democracia “parlamentarista”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador