Cai Na Roda: Maria Lygia Quartim é a entrevistada deste sábado, 22

À luz do existencialismo de Simone de Beauvoir, Maria Lygia falou sobre feminismo sob vários ângulos, desde a militância que precisa chegar à mulher periférica até chegar ao que a literatura feminista já produziu sobre maternidade

Arte: TV GGN

Jornal GGN – O Cai Na Roda deste sábado, 22 de agosto, entrevista a pesquisadora Maria Lygia Quartim de Moraes, 77, socióloga, doutora em Ciência Política pela USP, pós-graduada na França e no Chile, e professora titular da Unicamp desde 2004.

Embora afirme que sua geração deve ser a última a sentir a “convicção de que mudaria o mundo”, Maria Lygia é otimista em relação à capacidade de organização dos movimentos feministas atuais.

À luz do existencialismo de Simone de Beauvoir, Maria Lygia falou sobre feminismo sob vários ângulos, desde a militância que precisa chegar à mulher periférica, passando pelas discussões em torno da luta de classes, até chegar ao que a literatura feminista já produziu sobre maternidade.

Ela ainda explicou o que é o feminismo marxista e por que no Brasil, diferente dos EUA, não há feminismo de direita; também comentou por que não acredita em pautas identitárias; lamentou a “burocratização” das feministas que estiveram na luta pela democracia; fez uma comparação entre os movimentos contemporâneos e a juventude de 68; comentou o obscurantismo do atual governo Bolsonaro e os perigos do retrocesso, entre outros tópicos. Assista.

Sobre o Cai Na Roda

Todos os sábados, às 10h, o canal divulga um novo episódio do Cai Na Roda, programa realizado exclusivamente pelas jornalistas mulheres da redação, que priorizam entrevistas com outras mulheres especialistas em diversas áreas. Deixe nos comentários sugestão de novas convidadas. Confira outros episódios aqui:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador