Caminhoneiros aprofundam o enigma: para onde vai a direita?, por Ricardo Cappelli

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

foto El Pais Brasil

Caminhoneiros aprofundam o enigma: para onde vai a direita?

por Ricardo Cappelli

Toda crise é iniciada a partir de fatos concretos. O rumo que eles vão tomando no desenrolar dos acontecimentos depende da ação dos atores e dos interesses em jogo.

1 – O tucano Pedro Parente conduziu o Brasil para mais um desastre. O “grande” executivo geriu a Petrobras preocupado apenas em proteger a empresa e seus acionistas das variações do preço do petróleo no mercado internacional.

2 – Descolado de qualquer projeto de nação, Parente deu uma banana ao país e decidiu repassar para os operadores e consumidores as variações dos preços, sem qualquer responsabilidade, planejamento ou estratégia.

3 – Com os preços variando muito em um único mês, uma brutal instabilidade tomou conta do mercado de combustíveis e transportes, com forte impacto na economia.

4 – A política de preços da Petrobras é uma questão de Estado. A empresa não tem que necessariamente assumir os riscos das flutuações. Mas o bom senso indica que a companhia estabeleça uma previsibilidade mínima nos reajustes, orientando o mercado e os contratos que serão firmados para a possível volatilidade embutida.

5 – A lógica irresponsável de soluços e instabilidade permanente desarrumou a economia nacional e isolou o governo. Caminhoneiros, contratantes, transportadoras, distribuidoras, consumidores, enfim, um isolamento fantástico que entrará para os anais da estupidez econômica e política.

6 – A desorganização abriu margem para todo tipo de oportunistas, afundando ainda mais a economia. Preços dispararam, a sensação de descontrole bateu no teto trazendo mais insegurança para uma população saturada de sustos.

7 – Foi a pá de cal no esquálido governo Temer. O presidente nunca esteve tão “na mão” de Raquel Dodge. Se a PGR apresentar a terceira denúncia, dificilmente resistirá.

8 – A política alvejada pela Lava Jato, o executivo e o legislativo acuados, o desemprego batendo recordes e as projeções econômicas sendo refeitas para baixo. Agregue a isso uma crise com o setor de combustíveis/transportes. Temos um país paralisado e à deriva.

9 – A Globo faz ampla cobertura do movimento com uma linha política clara. Joga Temer aos leões, insufla a população e tenta preservar Parente. O responsável pelo caos é o fiel representante dos interesses antinacionais na empresa.

10 – A direita continua sem candidato. Alckmin, sócio do golpe e do desastre, patina nas pesquisas. Rodrigo Maia tem claros limites eleitorais. Flávio Rocha e Amoedo não tem expressão. Álvaro Dias é o “novo botox” circunscrito ao Paraná. Meirelles carrega o caixão do Planalto. Sobra apenas Bolsonaro, que lidera as pesquisas na ausência de Lula.

11 – Febre de quarenta graus pode ocasionar convulsão. Um antitérmico padrão não basta. O agravamento da crise joga o país novamente para os pólos. O candidato “anti-establishment”, que surfa na negação da política pela extrema direita, sai fortalecido. O PT, que também aposta na radicalização, ganha pontos em sua estratégia.

12 – O mercado vai aderir ao Capitão? Rodrigo Maia irá finalmente embarcar no projeto da Globo de derrubar Temer? A PGR apresentará a terceira denúncia? A queda de Temer teria que desfecho? Há risco real de uma intervenção judicial-militar com o adiamento das eleições?

13 – Se a esquerda continua dividida enfrentando dificuldades, é fato que a direita também continua perdida. O movimento dos caminhoneiros acendeu o alerta máximo, na sociedade e na direita. “Algo” precisa ser feito. Nervos à flor da pele exigem “decisão e radicalidade”.

População anestesiada, desempregada e cada vez mais indignada com a política. A direita encurralada, com um golpe fracassado nas mãos e sem conseguir encontrar saídas plausíveis pelo caminho do voto.

É bom colocar as barbas de molho, conversar muito com o povo e evitar arroubos. O momento é de grande instabilidade e incerteza. Uma coisa apenas é certa: o jogo da direita ainda não está jogado. Vêm cartas novas por aí.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. acho que é bem por aí mesmo,

    acho que é bem por aí mesmo, eles instrumentalizaram a mobilização, com objetivo de golpe militar..

    .. isso aí já estava planejado, claro que não ia ter eleições, ou no mínimo estariam sob rigoroso controle, não vão “devolver” o poder para a esquerda, e pelo visto também não querem bolsonaro..

    .. mas no caminho muita coisa pode dar errado..

    .. não vão deixar o bolsonaro ganhar as eleições?

    Humm.. isso tem tudo prá virar uma convulsão social, tendo Espírito Santo, Fev/2012 como padrão..

    Tava previsto, né?

    Hoje de manhã (acho que) mataram um caminhoneiro.. à pedradas..

    .. vai dar muita m..

  2. A direita brasileira é

    A direita brasileira é patética. Evidentemente que ela nunca terá votos do grosso da população, pois como vai conseguir votos vendendo um plano de governo que até o mais ingênuo percebe que só irá destruir o país? E eu digo que ela é patética porque ela não consegue admitir que o “plano de governo” dela não presta e mudar para algo que inclua o grosso da população ao invés de uma minoria.

    Só um completo imbecil (como os chamados “patos paneleiros”) apóia uma política retardada de preços como a imposta por Parente que é obviamente para privilegiar investidores estrangeiros às custas do país inteiro, e o fato da direita brasileira apoiar essa política suicida é prova mais do que suficiente de que ela não merece um único voto da população.

  3. Está perfeito, é isso

    Está perfeito, é isso mesmo. Um movimento que não objetiva às demandas de todos que estão sendo prejudicados, dos quais os caminhoneiros são uma pequena parte, se comparados aos consumidores de gasolinas e gás de cozinha. Muito cuidado, porque está mais parecendo uma guerra de coxinhas, desatendem até os interesses de seus aliados, já que os caminhoneiros deram apoio ao golpe-impeachment contra Dilma, que tornou Michel Temer um títere do movimento golpista. Também, deve-se observar que todos os envolvidos para resolver o problema são golpistas, no Parlamento e no Governo, o Judiciário ainda não foi chamado a meter o bedelho. Além do mais, a mídia golpista está muito interessada em implantar o caos, como refere, basta ver a ação da Globo, um dos apoios do Parente, Não é descabido que objetivem impedir as eleições para Presidente, por não terem um candidato à altura de vencer. Para uma intervenção mais forte, já criaram o Ministério da Segurança Pública, ligado ao Ministério da defesa, vale dizer as Forças Armadas, (se demer, assumem o comando,do golpe  e escancaram a ditadura).que permite a intervenção em todos os Estados da Federação. Podem estar querendo melar as eleições. Pode muito bem ser o caso. Temer nomeou por indicação do PSDB o Parente para presidir a Petrobras, um homem de mercado, para desestruturá-la, passar seu controle acionário para o próprio mercado. Os mercadistas só sabem trabalhar com planilhas, bonitos gráficos, relatórios, com os quais fazem contas, e tiram as conclusões “técnicas”, não estão ligando,  para problemas que possam criar para o Governo, consumidores, fornecedores e seus empregados. Todos que se ajustem às medidas que adotam, resultado das contas que fazem. Não há política, vale dizer não há Governo, não há pessoas envolvidas. São demasiadamente incompetentes para o cargo, para operar de fato uma empresa, muito menos uma empresa estatal, complexa como bem mostra é a Petrobras. Nesse guerra certamente de coxinhas só cabe às oposições por enquanto defenderem-se. Há muitos coxinhas querendo a participação de todo o povo, quando o movimento dos caminhoneiros, que não os representam, só estão interessados no próprio umbigo (o óleo diesel), e o Governo sinaliza que a solução que procura é somente para atender os caminhoneiros. Como até aqui não se vê solução, é possível que o caldo entorne. Solução isolada do todo não é solução, se acomodarem, vai pipocar lá na frente e não demora. Muito cuidado com essa gente que está tentando açular a participação de todos, certamente coxinhas, muitos próximos de nós mesmos!

  4. A Rede Globo, a grande responsável pelo desastre nacional, agora

    “quer” a saída do Parente. Tirando o cu da seringa, Rede Globo? E as eleições, Rede Globo, como é que fica?

     

    9 – A Globo faz ampla cobertura do movimento com uma linha política clara. Joga Temer aos leões, insufla a população e tenta preservar Parente. O responsável pelo caos é o fiel representante dos interesses antinacionais na empresa.

  5. Eu quero apagar o incêndio mas não tenho gasolina

    E a esquerda, para onde ela vai?

    O M$T tá servindo marmita para os caminhoneiros que fazem greve a mando e em benefício dos patrões.

    Lock out

    Look out!

  6. Os democratas perdem tempo

    Se os democratas já tivessem um candidato, o crime de lesa-pátria com a Petrobrás poderia ser amplamente revelado:

    (1) a economia de qualquer sociedade contemporânea exige petróleo;

    (2) a Petrobrás é fundamental para a qualidade de vida do povo brasileiro.;

    (3) o Brasil tem petróleo e 15 refinarias – não precisaria importar gasolina e diesel.

     

    1. Mas nós já temos.

      Os democratas já tem candidato: é o Lula.

      Perder tempo é procurar outro candidato quando nós já temos candidato.

  7. A direita vai em direcao aa

    A direita vai em direcao aa criacao de um substituto do Oriente Medio no sul da America.

    Nao ve quem nao quer.

  8. Bate Panelinha que Resolve

    Parece que alguns aqui estão subestimando a direita! Vocês não perceberam que é só começar a Bater Panela e piscar as luzes dos apartamentos pertos da av. Paulista e no Leblon que tudo será resolvido!!!! QuáQuáQuáQuáQuáQuáQuáQuáQuáQuáQuáQuáQuáQuáQuá

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador