Campanhas de Haddad e Bolsonaro avaliam antecipar o duelo previsto para segundo turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – É destaque na coluna de Mônica Bergamo, nesta terça (18), que as campanhas de Jair Bolsonaro – que tem previsão de deixar o hospital em 10 dias – e Fernando Haddad avaliam antecipar para o primeiro turno a disputa que está se desenhando para o segundo turno.
 
Segundo a colunista, a ideia é que a possibilidade de um duelo entre os dois candidatos despertaria um movimento de voto útil que favoreceria ambos os lados. Quem vota contra PT, migra para Bolsonaro e ajuda a esvaziar ainda mais as candidatura de Marina Silva, Geraldo Alckmin e outros candidato do centro para a direita. E quem rejeita Bolsonaro pode optar por Haddad na última hora, na tentativa de evitar uma vitória do ex-capitão.
 
“Com base em números e análises de sondagens eleitorais, eles veem a hipótese de a subida do candidato do PT estimular o voto útil dos eleitores antipetistas em Bolsonaro, esvaziando ainda mais Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e alcançando também candidatos considerados nanicos, como João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB)”, escreveu.
 
“Num segundo momento, os eleitores de centro e de esquerda que acima de tudo rejeitam Bolsonaro poderiam migrar para Haddad para evitar uma vitória do capitão reformado já no primeiro turno”, acrescentou.
 
“As rejeições praticamente se equivalem: 49% dos eleitores dizem que não votariam num candidato de Lula (48% admitem dar apoio). Bolsonaro é rejeitado por 44%”, salientou Bergamo.
 
A colunista ressaltou que, na visão do PT, contudo, antecipar esse duelo seria ruim para a formação de uma “um arco de alianças para ampliar seu eleitorado” no segundo turno. “Se tudo se precipitar, o diálogo fica descartado.”
 
Bergamo finalizou dizendo que há “analistas experimentados acham que a possibilidade de Bolsonaro levar no primeiro turno, num acirramento, tornou-se real.”
 
Hoje, o Painel da Folha também divulgou que a campanha de Bolsonaro usará a estratégia de provocar “temor” no eleitorado em relação a um possível novo atentando ao candidato. Além disso, vai difundir fake news sobre fraude nas urnas em caso de derrota do deputado.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a economia, Estúpido!

    Haddad, não caia na provocação do Bolsonaro. Ele não tem propostas, só acena com violência. Apresente suas propostas com objetividade e simplicidade.

    It’s the economy that decides

  2. E isso é só o começo

    Pesquisa do Instituto Opinar mostra o candidato do PT Fernando Haddad com 41,87% das intenções de voto no Piauí; há uma semana ele tinha apenas 16,91%; Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL) estão empatados com 13%, seguidos por Marina Silva (Rede), 4,71%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 2,59%; pesquisa entrevistou 1.082 eleitores, entre os dias 13 e 16 de setembro

     

    ARREDONDANDO: NO PIAUÍ, EM APENAS UMA SEMANA HADDAD VAI DE 17 PARA 42 DAS INTENÇÕES DE VOTO. 

     

    https://www.brasil247.com/pt/247/piaui247/369171/Em-uma-semana-Haddad-pula-de-169-para-418-no-Piau%C3%AD.htm

  3. Agora vai !!

    O tesouro nacional investiu quase uma fortuna na formação técnico-profissional do indivíduo .

    Agora chegou o momento do companheiro de chapa do #eleNÃO por em prática todo o conhecimento adquirido nas últimas décadas :

    Agora Vai !

    [video:https://youtu.be/FvAnNcsDHeI%5D

     

  4. Os marqueteiros do PT

    Os marqueteiros do PT deveriam explorar mais a imagem da Manuela D’Avila. A maioria dos eleitores brasileiros são mulheres e por isso se indenticam com a candidata a vice-presidenta na chapa do Haddad. Essa seria uma forma de explorar uma das maiores fraquezas do Bolsonaro, sua misogenia.

  5. Bolsonaro seria eleito no 1º turno com alto índice de rejeição?

    Considerando que o Bolsonaro tem alto índice de rejeição e considerando também que os candidatos cujos eleitores migrariam para ele, – Amoedo, Alckmin, Eymael e Álvaro Dias – são todos nanicos, como o Troglodita ganharia no primeiro turno?

  6. O voto útil pela direita é

    O voto útil pela direita é muito claro e já está acontecendo. Já na esquerda não vejo claramente esse movimento. Alguns poderiam dizer que Marina vem perdendo muitos votos para Haddad, mas acho que esse movimento não tem relação com a fuga do voto útil. Parece estar mais relacionado ao dedaço de Lula. Seriam apenas eleitores do próprio que num primeiro momento ficaram perdidos e viram Marina como o semelhante mais próximo e depois reavaliaram a situação com a sinalização do próprio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador