Carla Borges e Camilo Vannuchi: Autoritarismo e violência do Estado não são questões do passado

Jornal GGN – “A gente está vivendo um período bastante difícil e frustante, onde as semelhanças com o período [da ditadura] são imensas.” A sentença é da Carla Borges, ex-coordenadora de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da gestão Fernando Haddad em São Paulo. Carla não está sozinha em sua percepção.

Em entrevista a Luis Nassif, na tarde desta segunda (10), o jornalista e escritor Camilo Vanucchi, ex-membro da Comissão da Verdade de São Paulo, também traçou paralelos com o autoritarismo e a violência de Estado que o Brasil registrou no regime miliar e os tempos atuais.

“A gente está vivendo num momento completamente distópico, em que essa violência está presente. A gente nunca parou de ter ocultação de cadáveres e tortura na população periférica”, disse.

Nos governos passados, a proliferação de comissões da verdade, como lembrou Camilo na entrevista, visava, em parte, “registrar esses crimes e violações que aconteceram, justamente para a gente deixar orientações e um arcabouço teórico com propostas para que não volte a acontecer.”

Mas o trabalho ficou incompleto. De um lado, o pilar da Justiça foi enterrado com a Lei de Anistia. De outro, a sociedade tampouco desenvolveu uma memória similar ao que ocorreu nos vizinhos latinos americanos. O resultado é o passado de autoritarismo e violência sendo exaltado e exortado, pela extrema-direita, a se repetir.

“A gente sempre falava: ‘conhecer para não repetir’. E agora nem sei se a gente poderia mais usar esse lema, porque está se repetindo”, pontuou Carla. “A gente percebe que essa política de extermínio dos indesejáveis não já é uma coisa que a gente testemunha só agora.”

“Falar de ditadura militar não é falar só de um passado esquecido. Assim como falar do genocídio da juventude preta, pobre, periférica não é só falar de agora. É importante que esse trabalho possa ter a conexão do ontem e do hoje”, ela comentou.

“Não sei se a gente pode mais falar que é ‘para que não mais aconteça’, porque a gente está vivendo num momento em que muita coisa voltou. Vejo as coisas cíclicas, a terra plana também gira, mas espero que a gente consiga ultrapassar essa fase”, acrescentou Camilo.

Para Carla, Bolsonaro “já deu claras marcas de autoritarismo” e revisionismo histórico. “O negacionismo da violência de Estado se espalha por várias frente e não é de agora. Vem disso, da gente nunca ter interrompido essa cultura de violência estatal que marca nossa história.”

“Acho que a gente pode pagar um preço caro por não ter penalizado [os torturadores da ditadura] e concluído essa etapa [da história] que outros [países] conseguiram”, acrescentou Camilo.

Assista:

 

 

Redação

Redação

View Comments

  • Isso porque quem impõe ditaduras é a "esquerda", é mole?

    Não posso garantir que sei o que foi o comunismo soviético porque o que sei dele é filtrado pela imprensa capitalista. A China parece que vai bem... tão bem que os EUA estão morrendo de inveja. Morrendo ou, como costumam fazer, matando. Cuba, então, nem se fala: mesmo embargada, ajuda todo mundo. "Essa noite milhões de crianças dormirão na rua..."

    Mas sei bem - porque vi e vivi - o que foi '64, '68... as ditaduras capitalistas. Nossos homens públicos políticos-empresários-latifundiários-proprietários e prepostos... Mesmo que escondido, não dar o braço a torcer, não passar vergonha, faz a gente pensar, faz não?

Recent Posts

Xadrez do PCC em São Paulo e os promotores omissos, por Luís Nassif

Em São João, os contratos com OSs suspeitas passaram sem fiscalização, apesar da notória especialização…

28 minutos ago

Serviços caem 0,9% em janeiro mas crescem 1,1% em 12 meses, por Luís Nassif

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o setor caiu 0,9% no mês de…

10 horas ago

Conflito no Oriente Médio leva ministério a monitorar preços do petróleo

Portaria será publicada nos próximos dias; equipe contará com representantes do Ministério de Minas e…

10 horas ago

Inflação desacelera em todas as faixas de renda, segundo Ipea

Enquanto índice para famílias de renda muito baixa atingiu 0,22%, percentual para faixa de renda…

11 horas ago

Alexandre de Moraes vira alvo de lavajatistas, bolsonaristas e nazistas, por Márcio Chaer

Juntaram-se em uma corrente só lavajatistas, bolsonaristas, nazistas e piratas de alto coturno, em busca…

12 horas ago

Estratégia federal busca assentar famílias e ampliar acesso à terra

Projeto também busca ajudar na resolução de conflitos agrários; plano Terra da Gente pretende favorecer…

12 horas ago