Cármen Lúcia se irrita em possível devassa da vida de Fachin pelo Planalto

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Presidente do Supremo reage com nota dura à suspeita de que o Planalto acionou a Abin para “bisbilhotar” a vida de relator da Lava Jato: “Prática da ditadura” (Foto Nelson Jr/STF)

do Congresso em Foco

Cármen Lúcia promete “consequências jurídicas e políticas” se comprovada devassa na vida de Fachin pelo Planalto

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, afirmou que a corte vai reagir com todas as “consequências jurídicas, políticas e institucionais” caso seja comprovado que o Palácio do Planalto esteja fazendo uma “devassa ilegal” sobre a vida de qualquer ministro. Cármen disse que ese tipo de prática é “inadmissível” e “própria das ditaduras”.

A nota, em tom duro (veja a íntegra abaixo), faz referência à reportagem da revista Veja desta semana que sustenta que o governo, em ofensiva contra a Operação Lava Jato, usou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para devassar a vida do relator do inquérito aberto contra o presidente Michel Temer, Edson Fachin. O presidente nega que tenha tomado tal atitude.

“O Supremo Tribunal Federal repudia, com veemência, espreita espúria, inconstitucional e imoral contra qualquer cidadão e, mais ainda, contra um de seus integrantes, mais ainda se voltada para constranger a Justiça”, diz Cármen Lúcia. “Se comprovada a sua ocorrência, em qualquer tempo, as consequências jurídicas, políticas e institucionais terão a intensidade do gravame cometido, como determinado pelo direito”, promete a ministra.

Ainda ontem à noite, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que o governo não usa a máquina pública contra cidadãos brasileiros, “muitos menos fará qualquer tipo de ação que não respeite aos estritos ditames da lei” (veja a íntegra ao final do texto).

Veja a nota oficial de Cármen Lúcia, presidente do STF:

“É inadmissível a prática de gravíssimo crime contra o Supremo Tribunal Federal, contra a Democracia e contra as liberdades, se confirmada informação de devassa ilegal da vida de um de seus integrantes.

Própria de ditaduras, como é esta prática, contrária à vida livre de toda pessoa, mais gravosa é ela se voltada contra a responsável atuação de um juiz, sendo absolutamente inaceitável numa República Democrática, pelo que tem de ser civicamente repelida, penalmente apurada e os responsáveis exemplarmente processados e condenados na forma da legislação vigente.

O Supremo Tribunal Federal repudia, com veemência, espreita espúria, inconstitucional e imoral contra qualquer cidadão e, mais ainda, contra um de seus integrantes, mais ainda se voltada para constranger a Justiça.

Se comprovada a sua ocorrência, em qualquer tempo, as consequências jurídicas, políticas e institucionais terão a intensidade do gravame cometido, como determinado pelo direito.

A Constituição do Brasil será cumprida e prevalecerá para que todos os direitos e liberdades sejam assegurados, o cidadão respeitado e a Justiça efetivada.

O Supremo Tribunal Federal tem o inasfastável compromisso de guardar a Constituição Democrática do Brasil e honra esse dever, que será por ele garantido, como de sua responsabilidade e compromisso, porque é sua atribuição, o Brasil precisa e o cidadão merece.

E, principalmente, porque não há outra forma de se preservar e assegurar a Democracia.”

Abaixo, a nota do presidente Michel Temer:

“O presidente Michel Temer jamais “acionou” a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigar a vida do Ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, como publicado hoje pelo site da revista Veja. O governo não usa a máquina pública contra os cidadãos brasileiros, muito menos fará qualquer tipo de ação que não respeite aos estritos ditames da lei.

A Abin é órgão que cumpre suas funções seguindo os princípios do Estado de Direito, sem instrumentalização e nos limites da lei que regem seus serviços.

Reitera-se que não há, nem houve, em momento algum a intenção do governo de combater a operação Lava Jato.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República”

Confira trecho da reportagem de Veja

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem matou Teori ?

    Essa figurinha pintoresca se faz de indignada para ser manchete de página policial mas não vai passar disso pois ele mesmo já se colocou como data valida em 2017. Que moral pode ter para assustar esses bandidos profissionais?

  2. Eita! Temos aí o dilema dos

    Eita! Temos aí o dilema dos dois mentirosos, qual seja, decidir entre dois contumazes na prática o que eventualmente diz a verdade. Coisa só para lógicos de Princeton. 

    No palavreado empolado do Judiciário: pedindo vênias a Fernando Pessoa: 

    A VEJA mente tanto, mas tanto mesmo, que pode até ser verdade  uma das inúmeras estórias que inventa para vitaminar as vendas. Questão estatística;

    Já Temer mente aos quilos que parece ser mentira o que na realidade é mesmo mentira. Questão de natureza. 

    Portanto nessa, talvez pela primeira vez nos últimos dez anos, a VEJA parece estar com a verdade.

    Mas que ninguém fique eufórico: já já ela volta ao normal. 

  3. O juízes de merda do STF
    O juízes de merda do STF ajudaram um bandido a depor Dilma Rousseff para que um mafioso chegasse ao poder. Eles merecem ser espionados.

    Nossas instituições estão funcionado… mas não conseguem mais dar a descarga na imensa montanha de bosta que foi feita pelo próprio STF.

  4. Michelsinho Capeta
    Eta Michelsinho capeta! Agora vai atazanar a Tia Carminha?
    Deixar ela nervosa? Você ainda vai levar umas palmatórias do
    Boizinho das Alcheirosas, viu?

  5. A “indignação” e a “dureza”

    A “indignação” e a “dureza” da dona Carmem Lúcia tem a mesma consistência da indignação de uma criança com o roubo do seu doce.

    1. mi

      Meu último e desesperado apelo ( Last but not least) ao Criador pra livrar o  país desse elemento usurpador e títere.

      anters que a desgraceira  seja  total.  Instituições terrenas   se mostraram  incapazes,  sem vontade,  e coniventes.

      1. eu também já estou nessa, amigo…

        pedindo a Deus que não deixe o golpe cegar a inteligência das nossas instituições…………………..

        até já orei

        e ao orar fiquei com impressão de que Deus me respondeu o seguinte:

        como até o diabo já rejeitou os golpistas, eu não me meto

      2. Entendo o seu apelo.
        Também

        Entendo o seu apelo.

        Também faço apelo semelhante.

        Mas incluindo muito mais gente para o Criador mandar pra bem longe do Brasil.

  6. os canalhas e os omissos….

    Dos canalhas, só se pode esperar canalhices, …. os omissos ( seres egoístas, comodistas e preconceituosos), deixaram a canalha deprava e corrupta assumir o poder,  e agora ficam indignados com as atitudes dos ladrões imbecis,….

    Os omissos vão carregar pela história a culpa e a vergonha por essa situação…

  7. Os congressistas e Ministros

    Os congressistas e Ministros tiveram e estão sendo sua vida DEVASSADA E GRAMPEADA pelo lado de lá , agora a Ministra acha horrivel isso ser feito com  o seu grupo? Então pode fazer com o Poder Legislativo e com o Poder Executivo, mas não com o Poder Judiciario?  Que coisa.

  8. Eita! Se essa indignação não
    Eita! Se essa indignação não fosse SELETIVA, estaríamos diante de uma grande mulher, provavelmente, diante de uma grande magistrada…… Quem sabe até, o GOLPE não tivesse sido consolidado com a cumplicidade do Tribunal que ela defende com unhas e dentes…… Mas acho que a ministra não perceberá a dimensão de sua incoerência…… Ou do seu silêncio, quando Moro gravou a presidente da República e vazou para a Globo……
    As pessoas mais perigosas são essas, as capazes da indignação seletiva! Inconfiáveis por natureza…..

  9. eu já esperava…

    outro que terá de passar por tempos difíceis, STF

    eu não vejo 3 poderes, vejo ambientes………………………..2 de trabalho e 1 estudantil

    sendo que este, o STF, cagou solenemente para o povo ao não julgar o mérito

    Brasil foi vítima do formalismo mais idiota que já se viu em uma suprema corte

  10. O cabaré tá em

    O cabaré tá em chamas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Viva!!!!! Instalada a SURUBACRACIA na REPÚBLICA DOS VARA MOLE!!!!!!

  11. Frutos maduros

    Gravíssimos crimes estão sendo cometidos contra o Brasil e contra a maioria dos brasileiros desde quando o STF não impediu o golpe de 2016!

    Este é apenas mais uma consequência da ausência de poder…

    Quem vai se sujeitar a um poder que participou por fechar os olhos a isso tudo?

    O aécio que começou tudo e o Temer que deu o tiro de misericórdia?

    A PEC 55 é crime contra a saúde e educação dos mais pobres que assistimos a ineficácia de governo para gerir a economia e fazer gerar empregos e renda para a população!

    O que está claro que é no STF o local onde a mídia e a elite tem mais poder!

    E hoje a vitória do STF significa a vitória daqueles que querem a reforma trabalhista, previdenciária, ou seja, menos para muitos que são os mais fragilizados!

    Eu devo confessar que não tinha preferência sobre a cassação no TSE!

    Se perdesse o Temer, o STF é o ponto de encontro dos donos do golpe e assim a eleição dependeria do STF e seria certamente indireta e teria como consequência a veloz campanha contra o povo com a redução dos direitos.

    Até aqui o STF foi o mais fiel porta-voz dos donos do golpe!

    O Moro não chegaria nem a esquina, se não fosse as garantias dadas pelo STF!

    Como ganhou o temer, continuará a sangria da economia e guerra declarada entre poderes, é esdrúxulo mas  favorece a democracia, na sua necessidade torna-se cada vez mais urgente.

    Se entrar as forças armadas dará força a voz das elites?

    Estaremos novamente em 1964, que será novo atraso…

    Ou dará voz a nação, ao povo?

    Isso seria diferente e menos provável…

    Só os frutos maduros caem das árvores e assim suas sementes darão novos frutos…

    A sociedade brasileira está chegando a 50% de maturidade para voltar com democracia.

    Conseguiram exergar o LULA atrás de toda violência que vem sendo vítima!

    Pode não ser ele o candidato final, mas o fato relevante é que povo teve o poder de olhar e ver além do que diz a mídia!

    Foi um feito grandioso ver além das aparências!

    Passos em direção a repressão ou ditaduras vai atrasar nossa sociedade sem que isso tenha corrigido os desvios graves dentro das instituições e organizações fora do governo, como a mídia!

    É preciso que tudo queime na sua própria vaidade, sem isso será apenas formal, de aparência, seremos apenas uma democracia de fachada!

    A roubalheira vai continuar enquanto estivermos durmindo…

    O alento é que 50% da população já está focada nisso…

    É aguardar com sofrimento até que mais 20 a 30% da população desperte – não precisa ser 100% – e  ai reconstruir a nossa democracia!

    Avante!

    A convicção na democracia é absoluta!

     

  12. quando penso que este mesmo STF…

    nos tempos de Lula e Dilma, se achou no direito de julgar até mesmo os atos administrativos, me unho todo

    acho que foi aí que semearam o golpe ou viram que tinha tudo para dar certo

    1. e, hoje…

      mesmo ante as flagrantes ilegalidades dos atos Temer, se encantam com a forma e não negam a matéria de pronto

      novamente o formalismo, só que dessa vez  o do silêncio………………………………

      apesar de já ter visto quase tudo nestes ambientes, me surpreendo…………………………………..

      ante o formalismo do silêncio dos poderosos submissos…………………existe isso, poder submisso?

      pqp…………………………..Brasil tem de tudo o que não presta pra porra nenhuma

      quem afinal é dono de todos?

  13. Tia Carminha,

    Pausa para risos.

    O stf tem o inafastável dever de guardar a Constituição Democrática ?

    Guardou tão bem que a  perdeu.

    Pausa para risos.

    1. Palmas, mas que tristeza!

      A peça vem a propósito. Algo agradável para combater este nojo que se nos apossou.

      Vocês togados e afins que embalaram este golpe imundo não digam mais nada.  O golpe não foi dado para colocar lá o nobre temer?  Não o apoiaram nas “reformas” outro dia mesmo? Plantaram ventos podres e colhem chuvas de imundo esgoto. Deviam espiar a culpa calados e com o remorços eternos da cumplicidade. 

      Que desastre, nobre senhora…

      Que desastre hein, coxinhas de todos os naipes.

    2. Nossa! Dor na alma ouvir essa

      Nossa! Dor na alma ouvir essa música numa situação que jamis imaginei que viveria. O Judiciário junto com Globo e MPF nos jogou nesse inferno. Deviam se aposentar e desaparecer. Obrigaram, outra geração a entender o significado de letras de músicas que faziam sentido por relatos dos que viveram o inferno.  A Suprema Corte do país fez nossa esperança voltar a andar na corda bamba de sombrinha… Se tivessem alguma digndade não falariam mais nada pq nem pedido de desculpas cabe. Destruiram o futuro de milhares de pessoas por merrca pq dinheiro mesmo tem o Joesley que trtaa o nosso Judiciário e MPF como lixo.

  14. Indignação Seletiva….

    Por acaso a Maga  Patológica esperava algo diferente  do golpista traíra cujo lema é  (muita ) ordem e ( pouco) progresso ?

  15. Ué, por que a brabeza da dona

    Ué, por que a brabeza da dona Carmencita, se: a) não consegue “juntar” o omisso cnj pra julgar os desmandos do desMoronado; b) ano passado, quando grampearam a PresidentA conversando com o Lula, ilegalmente, como ilegal foi dar publicidade ao conteúdo do grampo, o stf nada fez a não ser os resmungos do teori(a); c) quando o ministreco lewando ficou de biscateiro do renan na farsa do impichamento, ninguém – entre eles disse água; d) quando o gilmar diz suas criminosas besteiras o restante dos ministrecos – apenas – se escondem; e) quando os desembargas quartanistas decidiram que a vaza-jato era de “exceção”, ninguém – né, dona carmencita – no stf veio à público chamar os mesmos ao respeito constitucional; f) quando o temerista-GOLPISTA mandou o desmoraesano pra dentro do stf ninguém botou a boca no trombone; g) quando o embarrado ministreco disse ser o golpista-barboseano mero “negro de primeira linha”, ninguém, também, foi capaz de dar-lhe a correspondente carraspana e o imediato processo por crime racista; h) mais, dona carmencita, muito mais do que sua “lembrança” seja capaz de abarcar… Haja saco.

  16. Ficha limpa, ou não?

    Qualquer cidadão deve ter ficha limpa. Ponto.

    Um juiz – qualquer juiz – deveria manifestar  empenho em passar periodicamente por verificações de governo a respeito de sua vida pessoal.

    Quem não deve não teme, não é este o ditado?

    1. Sim, concordo, inclusive

      Sim, concordo, inclusive estas verificações deveriam ser realizadas periodicamente a iniciar pelos Srs do EXECUTIVO com o presidente, seus ministros e assessores como este generalzinho da ABIN, afinal quem paga o salario deste DESGOVERNO somos nos, o Povo Brasileiro, ora bolas … !!!

  17. Muito bom uma CPI para

    Muito bom uma CPI para investigar estes Srs. que se acham melhor que o Povo Brasileiro que lhes paga seus salarios, assim concordo com uma investigação de FIXA LIMPA , inclusive estas verificações deveriam ser realizadas periodicamente a iniciar pelos Srs do EXECUTIVO com o presidente, seus ministros e assessores como este generalzinho da ABIN, afinal quem paga o salario deste DESGOVERNO somos nos, o Povo Brasileiro, ora bolas … !!!

  18. Mais, ministra.
    Antes de vir a público com notinhas para rebater matérias da Veja, a presidente do STF bem que podia – sem alardes – ser mais contundente e específica e requisitar os trabalhos da PF para saber se seus ministros estão, de fato, sendo alvos de ações criminosas.
    Esse blá blá blá interessa apenas ao jogo político.

  19. Reunião com os nativos donos do Brazil – Todos Golpistas

    A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, recebeu em seu gabinete, na manhã desta 2ª feira (8.mai.2017), um seleto grupo de 13 empresários. Foi a 2ª reunião da magistrada com esse grupo. Tudo é feito de maneira muito discreta e a presidente do Supremo pede reserva a todos os participantes.

    Eis a lista de participantes da reunião:

    Betania Tanure (consultora da BTA – Betania Tanure Associados);Candido Bracher (novo presidente do Itaú Unibanco);Carlos Schroder (diretor-geral da Rede Globo);Chieko Aoki (fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels);Décio da Silva (controlador da fabricante de motores Weg);Flavio Rocha (dono das lojas Riachuelo);Jefferson de Paula (chefe da ArcelorMittal Aços Longos na América do Sul);Luiza Helena Trajano Rodrigues (dona da rede Magazine Luiza);Paulo Kakinoff (presidente da Gol Linhas Aéreas);Pedro Wongtschowski (empresário do grupo Ultra, dono da rede Ipiranga);Rubens Menin (dono da construtora MRV);Walter Schalka (presidente da Suzano Papel e Celulose);Wilson Ferreira (presidente da Eletrobras).

     

  20. Muito bom uma CPI para

    Muito bom uma CPI para investigar estes Srs. que se acham melhor que o Povo Brasileiro que lhes paga seus salarios, assim concordo com uma investigação de FIXA LIMPA , inclusive estas verificações deveriam ser realizadas periodicamente a iniciar pelos Srs do EXECUTIVO com o presidente, seus ministros e assessores como este generalzinho da ABIN, afinal quem paga o salario deste DESGOVERNO somos nos, o Povo Brasileiro, ora bolas … !!!

  21. Vai acreditar

    O desmentido do temer não vale nada, é como uma nota de três reais. Mas…

    Mas para cobrar dele era preciso que houvesse uma condição moral de quem, por exemplo, não tivesse deixado que ele alí estivesse a partir de um golpe sujo e grosseiro.  Não há.

    Confirma-se, depois do golpe, o caos. 

    Quando, em vez de cara feia, começarão a expiar sua culpa, tão grande culpa?

     

  22. Não tem sentido

    Fizeram isso com o Lula e sua família um milhão de vezes durante trêa anos e a dona carmen nem piscou, não disse nada, aceitou, portanto, avalizou.

    Porque tanta reação agora? Ali causaram até amorte de dona Mariza, agora só começam a fazer com o fachin. Nem se pergunte qual a diferença, que com o Lula foi mil vezes mais grave. Está sendo.

    Ontem não colocaram o temer lá deixando passar um golpe imundo e grosseiro, não o receberam logo depois para apoiar as “reformas” e tudo mais? Não o conhecem? De longa data?

    Não aceito a indignação agora. Ela é o resultado do golpe. Golpe dá nisso tudo. Temer é de vocês. Acordem!

    1. “Ontem não colocaram o temer

      “Ontem não colocaram o temer lá deixando passar um golpe imundo e grosseiro, não o receberam logo depois para apoiar as “reformas” e tudo mais? Não o conhecem? De longa data?”

      Não apenas o conhecem, são seus garantidores. Por que Carmem Lúcia quedou-se calada, mas sempre com um sorriso no rosto. Hipócrita. Não faça serviço incompleto, aja pensando nos brasileiros que serão gravemente afetados pelas chamadas reformas do fascista, pense nos 200 milhões de brasileiros que serão as vítimas de suas maldades. 

  23. Não tô entendendo essa

    Não tô entendendo essa comoção no STF e MPF por conta de arapongagem, não. Deram a maior cobertura a isso, desde sempre e, agora não querem ser vítimas da prática que vem desgraçando famílias desde os tempo em que o MPF não fazia o número da probidade e tava felizão submetido a o Cachoeira denunciando desafetos não de Cachoeira mas do MPF a um STF que, de bom grado, recebia as denúncias simulando tratar-se de coisa séria. Agora, se virem aí. País qur araponga presidente da República com apoio do Judiciário e MPF, pode arapongar qq um, inclusive, ministros do STF e PGR. Palhaçada!

    E, com relação ao assassinato do Min. Teori, vai rolar uma irritaçãozinha?

  24. Arapongagem neste nivel……

        Nem mesmo um “governo” destrambelhado como este, cometeria tal asneira deste porte convocando a ABIN para o “serviço”, a agencia é um saco de gatos de varias “raças”, cada “raça” respondendo a seu “tutor”, não funcionaria e o risco de dar errado seria imenso.

         Neste nivel de guerra, Brasilia oferece serviços bem melhores e mais confiaveis, terceirizados. 

  25. A senhora Carmem lúcia nada

    A senhora Carmem lúcia nada fez ou disse quando a Presidenta do Brasil, eleita com mais de 54 milhões de votos, foi espionada pelo Moro. Aqui se faz aqui se paga. Apoiou o golpe ativamente, ajudou a desestrutrurar o país e suas instituições pensando que a coisa sairia barata. O danado é que todos pagam. Fossem só eles…

  26. Sem apoio das Instituições do Estado não se governa…

    Verdade ou não é flagrante que os golpistas e seus partidos de elite sabem aparelhar e usar as Instituições do Estado, em benefício próprio, muito melhor do que o PT quando esteve no poder.

    O inocente PT deixou correr solto e se ferrou! Nem tanto a lá Maduro e Temer, mas também jamais a lá Alice no país das Maravilhas…

    É  preciso ter apoio nas Instituições do Estado para governar. A Thereza May foi buscar este apoio dentro das leis da Democracia inglêsa e parece que também se ferrou.

    1. Então o problema é o Maduro e não a oposição venezuelana?

      Achar que o problema é o Maduro, e não a oposição venezuelana, é o mesmo que achar que a culpa era da Dilma e não dos golpistas, que impediram a governabilidade e jogaram o Brasil na fossa.

      1. Souberam aproveitar as brechas da lei…

        Oposição, mesmo entreguista, raivosa ou financiada por potência estrangeira, faz parte da Democracia, que deve ter os mecanismos legais para se proteger.

        Na Venezuela Chaves e Maduro (com seus excessos), colocaram “juízes” fiéis onde poderiam, o mesmo fez Temer.

        Se é o mais correto ou não o Executivo nomear “comparsas” para as Instituições é outra discussão.

        O fato é que nestes casos a oposição não conseguiu virar a mesa. Contra o PT foi mole, mole…

  27. “Se comprovada a sua

    “Se comprovada a sua ocorrência..”

    Então não foi comprovado ainda? Se, portanto, não foi comprovado ainda, pra quê a irritação? E se a ocorrência não puder ser comprovada? A Ministra vai pedir desculpas? A cada dia parece que o judiciário abdica mais e mais da presunção de inocência.

  28. Quem está mentindo: A Veja ou o Temer?

    Primeiro os Golpistas atrás dos petistas,

     E a Carmem Lúcia não protestou, pelo contrário, ela aprovou, porque ela é anti-petista;

    Depois, eles vieram pelos socialistas,

    e ela não disse nada, porque não é socialista;

    Mais tarde, eles vieram atrás dos líderes sindicais,

    E ela calou, porque ela odeia sindicalismo

    Então foi a vez dos juízes

    Então a Carmem Lúcia, que tendo o rabo preso, pode ser a próxima vítima

    botou a boca no trombone.

  29. teatro do absurdo para uma

    teatro do absurdo para uma audiência de duzentos milhões de pessoas. não acreditamos na veja, no STF e muito menos no ilegítimo ocupante do Planalto, os três protagonistas desse ato com suas notas de “relações públicas”. a primeira com suas fontes criminosas, o segundo com imerecida indignação e o terceiro por se tratar de um títere a serviço de interesses antinacionais, pego em flagrante delito. todos “canalhas, canalhas, canalhas”. como disse Nassif no encontro apublica.org após executar uma música lindíssima: país que produz uma obra como essa não merece passar pelo que assistimos (mais ou menos isso). acreditamos é na nossa capacidade de filtrar o zeitgeist  Brasil para nos indignarmos e seguirmos adiante. afinal, a vida é luta e prazer.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador