Notícia

Caso Lázaro: Pai de Santo acusa polícia de invadir terreiro e mandar imagens para a Globo

da Revista Fórum

por Plinio Teodoro

Uma imagem divulgada pelo G1, portal de notícias da Globo, com elementos usados em rituais do Candomblé atribuídos a um supostos “satanismo” na casa de Lázaro Barbosa, o matador que está sendo caçado pela polícia no Distrito Federal, revelou-se mais um caso de intolerância religiosa por parte da mídia liberal e da polícia.

Em uma sequência de tuítes, o jornalista Alan Rios divulgou um vídeo de um homem que se identifica como Pai André, que diz que as imagens são fruto de invasão de policiais ao terreirro de candomblé mantido por ele e não têm relação com o criminoso.

“A polícia veio, tirou foto, abriu a porta, bateu no meu caseiro, me desacatou com palavras que não gostei. Eu tive que dizer que tenho 80 anos e eles podiam me respeitar um pouco. Eles me mandaram calar a boca”, diz o homem.

Pai André ainda revelou um boletim de ocorrência em que relata a agressão ao casiero, Antonio Jocelio de Souza, e diz que os policiais estiveram no local por duas vezes “agredindo fisicamente Antonio e quebrando objetivos de cunho religioso e perguntando pelo foragido ‘Lázaro’, que neste momento é procurado por toda a região”.

Após repercussão da reportagem, que causou revolta entre associações de religiões de matriz africana, a Globo apagou as fotos e emitiu nota da redação em que diz que as imagens foram identificadas como sendo da casa de Lázaro pelo delegado Raphael Barboza.

“Ao ser publicada, esta reportagem divulgou imagens de objetos que, segundo o delegado Raphael Barboza, foram encontrados na casa de Lázaro Barbosa e que, segundo o policial, indicariam práticas de bruxaria e rituais. Com a reportagem no ar e destacada no portal e nas redes sociais, o G1 foi criticado sobre o conteúdo”, diz a nota.

“A crítica principal é que, embora seja possível identificar nas imagens elementos de algumas religiões, não é possível associá-los a nenhuma crença ou culto, muito menos aos crimes cometidos por Lázaro. Após esse alerta, o G1 apagou os posts em suas redes sociais, tirou os destaques no portal e atualizou esta reportagem para modificar o título e o texto. Também ouviu lideranças religiosas sobre as afirmações do delegado e sobre as imagens divulgadas pela polícia”, diz ainda o texto, com pedidos de desculpas “pelos erros no processo de publicação desta reportagem”.

Redação

Redação

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

8 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

10 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

10 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

11 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

11 horas ago