Casos de Covid nos EUA sobem em direção a um terceiro pico, diz NYT

The New York Times

O número de novos casos de coronavírus nos Estados Unidos está aumentando mais uma vez depois que o crescimento diminuiu no final do verão. Embora a geografia da pandemia esteja agora mudando para o meio-oeste e para áreas mais rurais, os casos estão tendendo a aumentar na maioria dos estados, muitos dos quais estão estabelecendo recordes semanais de novos casos .

Os gráficos e mapas oferecem um instantâneo de dois picos anteriores da pandemia, bem como a situação atual da contagem de casos. As curvas de caso mostram novos casos relatados a cada dia em todo o país, e os mapas mostram o número de novos casos relatados em cada condado nas duas semanas anteriores.

Consideradas isoladamente, as contagens de casos são uma medida imperfeita da gravidade da pandemia e é difícil comparar os números atuais com os pontos anteriores do surto nos Estados Unidos, quando os testes eram menos difundidos. Mas outras medidas críticas também estão ressurgindo. E a contínua disseminação de casos para novas áreas do país sugere que o surto está longe de terminar.

“Estamos indo na direção errada, e isso se reflete não apenas no número de novos casos, mas também na positividade dos testes e no número de hospitalizações”, disse Caitlin Rivers, epidemiologista da Universidade Johns Hopkins. “Juntos, acho que esses três indicadores dão uma imagem muito clara de que estamos vendo um aumento da transmissão em comunidades em todo o país.”

O aumento desde meados de setembro foi especialmente profundo no meio-oeste e nas montanhas do oeste, onde os hospitais estão se enchendo e as áreas rurais estão tendo surtos surpreendentes. As regiões abrigam quase todas as áreas metropolitanas com os piores surtos do país no momento.

“Estamos começando de um platô muito mais alto do que antes da onda de verão”, disse Rivers. “Preocupa-me que possamos ver ainda mais casos durante o próximo pico do que durante o verão.”

O número médio de novos casos de coronavírus por dia atingiu o pico em meados de abril, quando a cidade de Nova York e seus arredores foram duramente atingidos. Nova Orleans, o sudoeste da Geórgia e algumas cidades turísticas no oeste também viram alguns dos piores surtos da primavera.

Durante o verão, o número de novos casos por dia ultrapassou o pico de abril. O Sul e o Oeste foram particularmente afetados.

Os casos permaneceram altos após o aumento de julho e continuam a aumentar em partes do Sul, incluindo Alabama, Arkansas, Mississippi e Tennessee. No Nordeste , o número de novos casos manteve-se bastante estável durante o verão. Mas os números em Nova York, Nova Jersey e Massachusetts, embora ainda baixos, têm aumentado nas últimas semanas.

O ressurgimento atual também é particularmente rural em comparação com os estágios anteriores do surto, que atingiu cidades no Nordeste e depois no Cinturão do Sol.

Dos 100 condados com os piores surtos per capita nos últimos sete dias, mais da metade abriga menos de 10.000 pessoas. Quase todos têm populações abaixo de 50.000.

Há razões para otimismo, disse Rivers, como maior capacidade de teste e melhor conhecimento sobre tratamentos eficazes e medidas de contenção. Mas, disse ela, vários fatores a mantêm preocupada com o aumento atual. Dr. Rivers apontou para o início da temporada de gripe, a contínua politização de medidas de controle, como ordens de máscara e baixas temperaturas que forçariam as pessoas a ficarem em casa, onde o vírus se desenvolve .

“Acho que estamos em um lugar perigoso”, disse Rivers.

Redação

Redação

Recent Posts

Sucessor de Salomão na Corregedoria do CNJ é definido, em meio ao julgamento de Moro e Hardt; saiba quem é e o que esperar

Salomão deixará a Corregedoria em agosto, após ter concluído a correição extraordinária, um feito histórico…

27 minutos ago

As invisíveis (2), por Walnice Nogueira Galvão

Nas artes o panorama não é mais animador. No Louvre há 35 mil obras de…

40 minutos ago

Da articulação ao desespero do financismo, por Bruno Alcebino da Silva

Desafio de conciliar interesses opostos tem se mostrado cada vez mais difícil, à medida que…

55 minutos ago

Moraes não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, apontou o ministro do Supremo…

2 horas ago

A transformação nos sistemas de proteção social do Leste Asiático, por Pedro M. R. Barbosa

Dos choques econômicos se desdobraram as transformações impulsionadas nos sistemas de proteção social a partir…

2 horas ago

Como o dinheiro sai do SUS para os cofres da Globo, por Luís Nassif

O lucro da Globo saiu das taxas pagas pelo BC, compensadas por cortes nas despesas…

2 horas ago