Celso Jatene assumirá Prefeitura de SP durante licenças de Covas

Ex-secretário de esportes de Fernando Haddad poderá ocupar cargo temporariamente; tucano passa por tratamento contra câncer na região do estômago

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (esq.) e o vereador Celso Jatene

Jornal GGN – Um acordo entre aliados do prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB-SP), estabeleceu que o vereador Celso Jatene (PL) vai assumir o posto caso o mandatário decida ficar fora do cargo por qualquer motivo após os primeiros quatro meses do ano.

Atualmente, a capital paulista não possui um vice-prefeito, uma vez que Covas assumiu a prefeitura com a saída de João Doria para o governo do estado. De acordo com a linha sucessória, quem assume o cargo é o presidente da Câmara, Eduardo Tuma (PSDB) e, em seguida, o vice-presidente da Câmara, Milton Leite (DEM).

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Tuma e Leite não poderão disputar a reeleição como vereadores caso ocupem o cargo de prefeito depois de abril devido ao artigo 14 da Constituição – que estabelece que presidente, governadores e prefeitos podem disputar a reeleição e, para concorrer a outro cargo, precisam renunciar ao mandato até seis meses antes da disputa.

Por conta disso, Jatene (terceiro na linha sucessória), que decidiu não disputar a reeleição, vai ocupar o cargo caso necessário. A ideia é que o posto seja ocupado apenas em períodos mais curtos. Bruno Covas passa por um tratamento contra um câncer na região do estômago, e fará a oitava sessão de quimioterapia em fevereiro. Em seguida, passará por uma nova avaliação que vai orientar uma nova cirurgia ou novas doses de quimioterapia.

Sobrinho do cardiologista Adib Jatene (1929-2014), o advogado Celso Jatene está em seu quinto mandato como vereador, e foi secretário municipal de Esportes e Lazer durante três anos e meio (2013 a 2016) da gestão Fernando Haddad.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador