Censura: Crivella manda recolher HQ com beijo gay que não estava à venda

Jornal GGN – A ordem do prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, para censurar uma história em quadrinhos (HQ) dos Vingadores na Bienal, acabou frustrada porque o exemplar já não estava à venda. Dois dias antes de Crivella descobrir que a HQ continha um casal homossexual e a ilustração de um beijo gay, o estande que tinha apenas 20 unidades esgotou.

O Globo desta sexta (6) informou que a Bienal não cumpriu a ordem que Crivella divulgou nas redes sociais porque sequer era possível. “Vingadores: A cruzada das crianças”, que segundo o prefeito contém “conteúdo sexual para menores”, não estava no estoque de pelo menos 8 estandes visitados pelo jornal. Em um outro, com os 20 exemplares, o esgotamento se deu 2 dias atrás.

Um dos atendentes chegou a relatar ao diário que a procura aumentou depois que Crivella impôs censura, mas já não havia o que vender. “O que a gente tem que se perguntar é que, se fosse um beijo heterossexual, teria a mesma reação? Se isso não é censura, não sei o que é. Crivella devia se preocupar com infraestrutura, segurança da cidade e está preocupado com um beijo num livro”, disse Cesar Santos, atendente responsável pela parte de quadrinhos da editora Devir.

A Bienal informou que continuará dando “voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”

Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) usou os artigos 74 a 80 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para orientar a retirada de conteúdo LGBT, ameaçando recolher materiais sem “lacre e a devida advertência de classificação indicativa de conteúdo em publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes”.

“Vingadores: A cruzada das crianças” tem mais de 200 páginas é o 66º volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, lançado no Brasil em 2016. Na história, dois membros dos Jovens Vingadores (no original, Young Avengers), Wiccano e Hulkling, são namorados.

Com informações de O Globo

 

Redação

Redação

View Comments

  • Com o apoio decisivo dos jornalistas golpistas e dos picaretas do STF, os vagabundos e mafiosos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados rasgaram 54,5 milhões de votos válidos em Dilma Rousseff. O resto é consequência.

    • È que dá essa merda de muita liberdade, imaginem seus filhos, olhando essas coisa do Satanás, ele vai querer fazer isso no colegio com os coleguinhas, isso é normal né? normal é uma merda... esses bando de bicha que tem procurar o seu lugar, e os bandos de ministros que dao apoio e nao fazem. nada e o congresso nacional que so fala e nada fazem tem que ser renovado e retirado todos de suas cadeiras.
      A cagada ja esta feita, isso veio de fora, com os direitos humanos, bandidos, lgbts, e outros tem mais direito do que qualquer cidadão... e o verdadeiro cicidadão nao tem direito de porra nem uma, Minha vontade era de soltar uma bomba... pra acabar com essa pouca vergonha, toca fogo nesses livro e acabar com essa #@$&?+-_# de bienal..

  • O prefeito não tem autoridade para ordenar recolhimento de livro. E desde quando beijo é conteúdo sexual?
    A revista em questão não é voltada para o público infantil. É HQ para adulto. O idiota está atrasado 40 anos. Acha que todo quadrinho é turma da Mônica.

  • HQ da Marvel Comics, esses comunistas que criaram Capitão América, Homem de Ferro e Homem Aranha entre outros(todos comunistas...)que saiu em 2010 e que foi meio um fiasco de vendas por ser meio "ruim" é, aqui na terrinha, o escândalo do momento.....realmente viramos um dos países mais toscos e sem noção do planeta....

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

9 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

10 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

10 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

11 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

11 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

11 horas ago