Chelsea Manning, a testemunha presa por se recusar a delatar Assange

Jornal GGN – Julian Assange, o fundador da Wikileaks, atravessa pelas próximas quatro semanas o processo que pode culminar em sua extradição para os Estados Unidos. Alguns grandes jornais brasileiros estão repercutindo essa batalha judicial, mas fatos que dizem respeito a violações de direitos humanos ainda são marginalizados. Talvez um dos mais chocantes seja a prisão de uma testemunha crucial para a denúncia que o governos dos EUA apresentou contra Assange: Chelsea Manning.

Chelsea Manning ganhou fama internacional por ter sido a fonte de Assange dentro do governo. Foi Chelsea, um ex-militar norte-americano que mudou de gênero, quem acessou arquivos confidenciais e entregou os dados para Assange divulgar no Wikileaks. Por violar a Lei de Espionagem, ela foi sentenciada em 2013 a 35 anos de prisão. Cumpriu 7 anos e teve a pena comutada pelo ex-presidente Barack Obama.

Chelsea estava livre no começo de 2019 quando o julgamento da extradição de Assange foi retomado, e a Justiça dos Estados Unidos, em um processo em Virgínia, decidiu que seu testemunho era essencial. Ela respondeu que preferiria “morrer de fome” a delatar Assange. O juiz distrital Anthony Trenga usou a prisão como um estimulante para Chelsea mudar de ideia.

O expediente lembra a Lava Jato no Paraná, criticada por criminalistas brasileiros por ter usado a prisão preventiva como indutor de acordos de delação premiada.

Um caso emblemático é o do empresário Léo Pinheiro, da OAS, preso preventivamente, e mantido sem termo de colaboração por se recusar a denunciar Lula nos moldes desejados pela força-tarefa. No final daquela história, Pinheiro depôs ao ex-juiz Sergio Moro na condição de réu e testemunha, acusando um suposto caixa virtual de propina ao PT e benefícios materiais ao ex-presidente. O depoimento foi essencial para condenar Lula no caso triplex.

No caso de Assange, o depoimento de Chelsea é determinante para uma eventual condenação do fundador do Wikileaks, já que o governo norte-americano agora o acusa não apenas de divulgar sem tratamento jornalístico os dados sensíveis do Estado sobre guerras no Oriente Médio, mas sobretudo de ter ajudado a ex-militar a invadir os computadores oficiais.

Em maio de 2019, o site The Verge registrou a prisão de Chelsea. O GGN reproduz abaixo.

Chelsea Manning recebeu ordem de voltar para a prisão; diz que “prefere morrer de fome” a testemunhar

The Verge

O ex-analista de inteligência do Exército e denunciante Chelsea Manning está sendo enviado de volta à prisão hoje, após a chegada de um novo grande júri em um caso WikiLeaks em andamento para o qual Manning foi condenado a testemunhar e recusou.

Manning passou 62 dias na prisão ao longo dos últimos dois meses e meio por sua recusa inicial, e ela só saiu na semana passada por um detalhe técnico relacionado à expiração do mandato anterior do grande júri. Agora com um novo grande júri em vigor para o caso, que está sob o Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia, o juiz distrital Anthony Trenga dos EUA novamente condenou Manning por desacato civil por se recusar a testemunhar e diz que mais tempo de prisão pode influenciá-la decisão.

No entanto, Manning foi inflexível que passar mais tempo na prisão não mudaria sua mente. Ela disse a repórteres do lado de fora do tribunal esta tarde que preferia “morrer de fome” a reverter o curso e participar do julgamento, de acordo com o BuzzFeed News . “O governo não pode construir uma prisão ruim o suficiente, não pode criar um sistema pior do que a ideia de que eu mudaria meus princípios”, acrescentou ela. Manning afirmou seu direito de permanecer em silêncio, em parte por causa da insistência do governo federal de que partes do julgamento do WikiLeaks permaneçam seladas e mantidas longe dos olhos do público.

Manning pode estar fora da prisão novamente quando um novo mandato do grande júri começar, mas Tenga também pode começar a impor multas para coagi-la a testemunhar. Essas multas podem começar em US $ 500 por dia e aumentar para até US $ 1.000 por dia após um período de 60 dias, relata o BuzzFeed . O elenco em si é envolto em segredo, o que é parcialmente porque Manning se recusa a testemunhar, e acredita-se que esteja relacionado à extradição em andamento de Assange para os EUA depois de ser preso pela polícia britânica no mês passado e potencialmente às operações mais amplas do WikiLeaks no último década.

O envolvimento de Manning pode ser uma ferramenta para abrir mais acusações contra Assange, que no momento enfrenta apenas uma acusação de conspiração para cometer invasão de computador por ter ajudado Manning a acessar documentos confidenciais. Mas não está claro neste momento por que exatamente o governo está buscando seu envolvimento além de suas negociações com Assange em 2010, que acabou levando ao vazamento de registros da Guerra do Afeganistão e do Iraque. Manning foi condenada pela Lei de Espionagem de 1917 por esse ato e sentenciada a 35 anos , pelos quais cumpriu sete até que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comutou sua sentença há dois anos.

Redação

Redação

View Comments

  • É o "lawfare", uma criação estadunidense, que vem sendo usada largamente contra as democracias que restaram na América Latina. Usada como dogma na Farsa a Jato, vem sendo usado também para impedir o retorno de presidentes democratas: Lula, em 2018, no Equador, contra o ex-vice de Rafael Correa, contra a candidatura do próprio Rafael Morales à vice-presidência e Evo Morales, além de deposto num golpe militar coordenado pela embaixada dos EUA na Bolívia, teve que se exilar para sobreviver e agora teve negada sua candidatura ao senado boliviano. Deve haver muitos outros casos, dos quais não me lembro aqui agora.

  • Considero Chelsea Manning uma guerreira nordestina (America do Norte), retada, cabra da peste. Mulher muito mulher, heroina, das mais valorosas, sem fazer alarde, ela segue puxando o envelope e dando seu brado de independencia mental, de integridade impar.
    Se tivessemos mais pessoas como ela, teriamos ja mandado o bozo pra tonga da mironga do caburete.

  • A situação mundial nunca esteve tão ruim do ponto de vista humanístico e parece que que esses usurpadores do poder não fazem questão nenhuma de disfarçar.

Recent Posts

Lezeira na Semana Santa e as Chuvas no Sertão do Piauí, por Eduardo Pontin

Inverno garante boa safra, mas vai impedir que brincadeira aconteça

9 minutos ago

Onde é mesmo que nós estamos?, por Izaías Almada

O Primeiro de Abril lembra logo o 31 de março... 31 de março de 1964...…

29 minutos ago

Meu poema muito simples para Vinícius Fávero, por Romério Rômulo

Vinícius foi o melhor rapaz que poderia existir. / E agora vai.

51 minutos ago

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

10 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

12 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

12 horas ago