Cientistas lançam versão mais compacta de escâner de gordura corporal

Jornal GGN – Um escâner de gordura corporal e das massas óssea e muscular, desenvolvido por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), ganhou nova versão, mais leve e compacta. Lançado  no final de abril, no Circuito Sesc Corridas, na cidade de São Carlos (interior de SP), onde avaliou 162 participantes, o equipamento mede o percentual de gordura corporal com maior precisão do que a tecnologia presente no mercado, segundo seus criadores.

Batizado de AllBodyScan 3D pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o aparelho escaneia o corpo em 30 segundos. Depois, um software calcula volume e altura e, a partir de dados como idade e sexo da pessoa avaliada, leva outros 30 para processar o resultado. O escaneamento é feito por meio de um sensor de infravermelho (o mesmo usado em videogames), que é fixado em uma torre, enquanto a pessoa fica em pé sobre uma plataforma giratória.

O software captura os dados volumétricos e gera um modelo tridimensional da pessoa. Para isso, ela precisa estar com trajes adequados, como roupas de ginástica, pois o volume das vestimentas pode influenciar na medição. A versão compacta doAllBodyScan 3D suporta até 250 kg, o que permite o uso em pessoas com obesidade mórbida. Outro cálculo que é feito pela nova versão do equipamento é o de peso corporal, por meio da medição da superfície. A margem de erro é de 200 gramas para uma pessoa de biotipo médio (homem com 80 quilos). O programa também armazena, exibe e permite exportar esses dados para outros sistemas.

Novas funções

Segundo o coordenador do projeto, Mario Alexandre Gazziro, do ICMC, a principal modificação foi a redução do tamanho, que ocupa apenas dois metros quadrados de área, enquanto o modelo anterior ocupava sete. A diminuição só foi possível porque, na nova versão, a pessoa em avaliação gira sobre o próprio eixo em 180 graus. Na original, um poste com os sensores era rotacionado 270 graus ao redor da pessoa por meio de um trilho circular, o que tornava o equipamento grande.

Gazziro, que começou a pesquisa há mais de dez anos, garante que a precisão do aparelho é idêntica à do original. Segundo o pesquisador, o aparelho segue a  meta de 1% de margem de erro na avaliação de gordura, mas a nova versão também vai avaliar a massa muscular e a massa óssea – com percentual de erro de 5%. Segundo o professor, esse grau de precisão é próximo ao que especialistas chamam de “padrão-ouro”, o mais preciso método de medição de gordura corporal, por pesagem hidrostática em tanque d’água. O desenvolvimento do sistema contou com o apoio de especialistas clínicos e pesquisadores das áreas de computação, biomedicina e engenharia.

Voltado para academias de ginástica, o escâner começará a ser comercializado por aproximadamente R$ 70 mil – preço que pode sofrer reajuste por conta das indústrias parceiras que irão produzi-lo e comercializá-lo – a partir do segundo semestre deste ano. As encomendas poderão ser feitas durante a feira Fitness Brasil, que ocorrerá entre os dia 5 e 7 de setembro, em São Paulo.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

7 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

7 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

7 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

9 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

10 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

11 horas ago