Cine Belas Artes vai fechar!

Você deveria assistir antes de fechar!

Com muita tristeza leio esta notíca. Sempre ao me referir os meus filhos daa idas ao cinema nunca me esqueci do Belas Artes. Se existia um ícone para mim, era ele.

Muitas das minhas inesquecíveis sessões no fim de semana durante os 10 anos que morei em São Paulo era lá, com uma amiga muito especial.

Hoje é um dia triste para mim. O Belas Artes vai fechar e São Paulo vai ficar mais cinzenta. Aos poucos ao saudosistas restará as lembranças de tudo que foi bom e acabou graças a voragem financeira. São Paulo no lugar do coração pulsante tem um cofre cheio de reais, dólares, euros, jóias, títulos financeiros e uma Confissão de dívidas.

 

 

Após 68 anos, Belas Artes vai fechar as portas em São Paulo

 Folha – Ilustrada – ANA PAULA SOUSA  DE SÃO PAULO

 

O Belas Artes, um dos mais antigos cinemas de São Paulo, se prepara para as últimas sessões. No dia 30 de dezembro, uma notificação judicial avisou: o imóvel, na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, tem de ser entregue até fevereiro.

Terminará, assim, uma história iniciada em 1943. Terminarão assim os “Noitões” que, nos últimos anos, chegaram a reunir, madrugada adentro, mil pessoas.

A ameaça de fechamento do cinema veio a público em março de 2010, quando o HSBC pôs fim ao patrocínio. André Sturm, o proprietário, começou então a bater à porta de algumas empresas, atrás de nova parceria.

Conversa daqui, conversa dali e, em novembro passado, foi acertado novo apoio. A minuta do contrato estava sendo finalizada quando veio a surpresa. “O proprietário disse que queria o imóvel de volta porque ia abrir uma loja lá”, diz Sturm.

Sturm conta que havia se comprometido a pagar um novo valor de aluguel, de R$ 65 mil, assim que fechasse o patrocínio. “Tínhamos um acordo, mas ele não cumpriu”, diz o dono do cinema.

Procurado, o proprietário do imóvel, Flávio Maluf (que não é filho de Paulo Maluf), não precisou sequer ouvir uma pergunta. A identificação da reportagem da Folha foi suficiente para que dissesse não ter nada a declarar.

“Ligue para o meu advogado”, recomendou. Enquanto ditava nome e telefone, interrompeu a fala e perguntou: “Mas é a respeito do quê?”. Informado, ensaiou uma explicação: “Perderam o prazo… Não tenho nada a declarar”. O advogado não retornou as ligações.

Maluf passou a responder pelo imóvel há dois anos, quando seu pai morreu. “Venceu a visão mesquinha”, diz Sturm.

Ontem, os 32 funcionários receberam o aviso prévio.

ÚLTIMA FASE

Sturm assumiu o cinema em 2002, quando os antigos proprietários decretaram o negócio inviável. O espaço, de fato, estava com as instalações decadentes e a programação descaracterizada.

Vieram a seguir a sociedade com a O2, produtora do cineasta Fernando Meirelles e, em 2003, o apoio do HSBC.

A ameaça do fim, em 2010, fez com que, no ano passado, a cidade se mobilizasse para salvar o Belas Artes. A campanha tanto deu resultado que o patrocínio chegou.

Dentre as marcas que esta última fase deixará estão o “Noitão” e a longa permanência de alguns filmes.

Pelo menos quatro títulos ficaram mais de um ano em cartaz: “O Filho da Noiva”, “Bicicletas de Belleville”, “2046 – os Segredos do Amor” e “Medos Privados em Lugares Públicos”.

 CINEFILIA 

A tradição cinéfila do espaço firmou-se na década de 70. O cinema pertencia ao grupo francês Gaumont que, além de exibidor e distribuidor, era produtor de cineastas autorais, como Fellini e Antonioni.

Na década de 80, foram muitos os cineastas brasileiros a escolher o Belas Artes como tela preferencial para suas estreias e foram muitos os espectadores a formar filas na Paulista, para conseguir um lugar nas sessões de “Daunbailó”, de Jim Jarmusch, e “Terra dos Bravos”, de Laurie Anderson.

Para evitar que toda essa memória se esvaia do dia para a noite, Sturm fará, a partir do dia 14, duas retrospectivas. Uma trará clássicos do cinema. Outra, clássicos do Belas Artes. E não é só: “Meu compromisso é abrir outro cinema do mesmo tipo. Já tenho lugares em vista.”

 


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador