“Cintilante” – Claudionor Cruz, José Francisco de Freitas e Severino Araújo

 

Claudionor Cruz / José Francisco de Freitas / Severino Araújo

 

 

 

 

 

Claudionor Cruz (1916-1995) foi um grande músico/compositor que deixou um grande legado à Música Brasileira. Seu parceiro mais constante foi Pedro Caetano. No começo da carreira tocou cavaquinho, mas logo se apaixonou pelo violão o qual o acompanhou por toda vida tocando/gravando com seu “Conjunto Regional Claudionor Cruz”.

 

 

 

 

 

José Francisco de Freitas [Freitinhas] (1897-1956) reinou nos últimos carnavais dos anos de 1920, entoando suas composições em ritmo de marcha. Foi campeão em vários carnavais. Segundo Jairo Severiano: “Todo seu sucesso não se deu apenas à qualidade de sua produção. Na verdade Freitinhas ‘trabalhava’ intensamente suas canções”. Por essa época ainda, possuía uma orquestra no estilo Jazz Band, com a qual se apresentava em festas, bailes e reuniões, promovendo suas músicas. Compôs cerca de 300 músicas, entre valsas, marchas, ragtimes, toadas, canções, maxixes e sambas.

 

 

 

 

 

 

 

Severino Araújo (1917-2012) começou a estudar música aos seis anos de idade, tendo aulas com o pai. Aos oito, tornou-se assistente. Com 12 anos já tocava clarinete. Em 1933, sua família mudou-se para o interior da Paraíba, indo residir na cidadezinha de Ingá, a mesma que inspirou o compositor Joubert de Carvalho a compor a célebre canção “Maringá”, que daria nome posteriormente à cidade do norte do Paraná.

Comandou a Orquestra Tabajara durante 74 anos deixando um grande legado à Música Brasileira. Segundo Jairo Severiano a razão de todo o sucesso da Orquestra Tabajara “deve-se à fibra, à competência e o amor do seu líder, o eterno jovem Severino Araújo, e dos instrumentistas de várias gerações que a integraram”.

 

 

 

 

 

Cintilante” (Claudionor Cruz/José de Freitas) # Claudionor Cruz/Severino Araújo e Regional de Claudionor Cruz. Disco Continental (16.106-A) / Matriz (2050). Lançamento (07/091949).

 

 

 

 

 

______

Agradecimentos especiais ao jornalista, escritor e pesquisador Miguel NIREZ Azevedo pela liberação do fonograma: “Cintilante”.

______

 

************

Fontes:

– Áudio SouldCloud montagem: Laura Macedo.

– Dicionário Cravo Albin da MPB / Verbetes: Claudionor Cruz (AQUI), José Francisco de Freitas [Freitinhas] (AQUI), Severino Araújo (AQUI).

– Fonograma “Cintilante” – Banco de Dados do Acervo Nirez (AQUI).

– Foto Selo/Disco: Gustavo Carneiro (publicado no Grupo Arquivo Confraria do Chiado/Facebook).

– Fotomontagem: Laura Macedo.

************

Laura Macedo

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador