Ciro chama estudante de babaca e rasga cartaz em protesto

Certamente a vida de articulista da Carta Capital é mais simples do que a de homem público, com responsabilidades de Estado (Ciro é Secretário da Saúde no Ceará). Deve ser por isso que atitudes como essa, de rasgar cartaz de manifestação e bater boca com estudante, andam tão distantes dos textos até mesmo em estilo paz e amor escritos pelo sempre tão superestimado Ciro Ferreira Gomes. A postura demonstra preocupação, ou melhor, desespero para com o futuro político incerto ou é só mais uma manifestação da real personalidade do político, aquela que não sai nos textos bonitinhos da Carta Capital

02/11/2013 – 10h10 – Ciro chama estudante de ”babaca”, toma e rasga cartaz em manifestação da UECE (http://bit.ly/1b38adj). 

De passagem pelo município de Iguatu, a 384,1 km de Fortaleza, na tarde da última sexta feira, 1°, Ciro Gomes, atual secretário da Saúde do Estado, trocou insultos com estudantes da Uece/Fecli e Urca, que realizavam ato no aeroporto da cidade. Depois de se aproximar dos jovens, Ciro tomou o cartaz de uma estudante e o rasgou, chamando o grupo de manifestantes de ”babaca”.

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) deflagraram greve por tempo indeterminado na última terça-feira, 29. O movimento estudantil da Uece/Fecli e Urca de Iguatu realizava o ato para receber o governador do Estado, Cid Gomes, que estava na região para inaugurar policlínica no município de Icó.

Após o atrito, o secretário foi embora. O governador Cid Gomes chegou em seguida, em outro voo, e participou de reunião fechada com representantes do movimento, onde foram tratadas as seguintes pautas: a construção do campus multi-institucional, em Iguatu, o concurso para professor efetivo nas instituições e a greve na Uece.
Entretanto, na reunião, Cid disse que não negociava com grevistas. Sobre a obra da cidade universitária, o governador ficou de debater o tema em uma nova reunião, na próxima visita dele a Iguatu, marcada para dia 14 de novembro.

“Quando não estávamos em greve ele também não negociava. Tentamos por diversas vezes encaminhar as pautas, mas não tivemos resposta”, reclama o professor e integrante do Sindicato dos Docentes da Uece, Pedro Silva, que participou da reunião com Cid Gomes. “Essa postura demonstra a atitude intransigente do governo ao diálogo. Demonstra também a forma que o governo vem tratando os professores, e que o ensino superior não é prioridade do governo”, diz.

Ainda de acordo com Pedro, o governador explicou a razão para não realizar concurso para professores na UECE. “Cid disse que os professores resolveram aumentar os próprios salários e que, por isso, não tem recursos para a contratação de novos professores”.

O professor fala que o objetivo da reunião era abrir um canal de negociação, porém, “a reunião não encaminhou nada”. Por essa razão, ele diz que na próxima quarta-feira, 6, deve ocorrer novo protesto em Fortaleza, saíndo da Praça da Imprensa com destino ao Palácio da Abolição e que terá como objetivo, abrir o canal de negociação com Cid Gomes. O horário ainda será confirmado.[video:https://www.youtube.com/watch?

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador