Ciro e Lula fizeram acordo para o segundo turno de 2018, diz colunista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – A colunista do Estadão Andreza Matais publicou nesta segunda (11) que Ciro Gomes e Lula já fizeram um acordo: “quem passar para o segundo turno, apoia o outro”.
 
Segundo a jornalista, o acordo partiu do entendimento de que o PT não pretende apoiar Ciro já no primeiro turno, insistindo na candidatura de Lula até o final.
 
“O prazo a que Ciro Gomes (PDT) se impôs para viabilizar seu nome como candidato da esquerda na eleição de 2018 se esgotou há duas semanas. Depois de conversas com petistas, Ciro concluiu que não terá apoio do ex-presidente Lula. Interlocutores dos dois presidenciáveis dizem que estabeleceu-se um acordo: quem passar para o 2° turno apoia o outro”, escreveu.
 
“Na última Datafolha, o pedetista aparece em quinto lugar, com 6% das intenções de votos, contra 34% de Lula. No seu melhor cenário sem o petista, perde apenas para Jair Bolsonaro”, lembrou.
 
De acordo com Andreza, “Ciro começou a acelerar a montagem dos palanques regionais filiando novos nomes ao PDT. O mais recente foi o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que saiu do PV. Ciro está em busca de um nome no DF. Quer fortalecer sua campanha nos Estados.”
 
A jornalista ainda acrescentou que do lado do PT, além da definição sobre Lula, também já está certo que Luiz Marinho será mesmo o postulante ao governo de São Paulo. Fernando Haddad, que é o favorito de uma ala petista para o cargo, foi questionado sobre o assunto e não pensou duas vezes: disse que é Lula presidente e Marinho, governador.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E eu acredito em Papai Noel

    Na sexta, saiu o factóide de que o Trabuco ia sair de vice de Lula. Foi um balão de ensaio que não durou o fim de semana. O 247 e o DCM deram. O DCM percebeu a estupidez do factóide e até sumiu com a matéria.

    Agora, outro balão de ensaio totalmente furado. Não dura até a hora do jantar. É o presente de natal que o Ciro, claro, adoraria ganhar. Mas vai ser difícil arrumar eleitor do PT que aceite votar nesse calhorda.

  2. Enquanto segue o cebolório a

    Enquanto segue o cebolório a proposta indecente e inconstitucional 

     

    do semipresidencialismo segue tranquila tocado por golpistas que querem usurpar o voto popular,

    por que ninguém dá atençãso para isso????

     

  3. muito interesante

    eu pessoalmente gosto do lula e de suas realizações como presidente ,mas muito da confusão que o pais se encontra é tambem culpa dele .a decisão de colocar dilma como sucessora foi um erro monumental .Ciro é o melhor nome sem duvida nenhuma, E mesmo em caso de vitoria do lula seram mais 4 anos de pais dividido e muita dificuldade de fazer qualquer coisa.

    1. Pedro Luis, acho que a

      Pedro Luis, acho que a escolha de Dilma pro primeiro mandato era meio inevitável, já que o mensalão tinha abatido o principal nome do PT, o Zé Dirceu. Pra mim, o incompreensível foi que Lula não tenha conseguido convencer Dilma a deixá-lo disputar a eleição de 2014. Talvez daqui décadas saberemos o que Dilma argumentou para fazer com que Lula não disputasse no lugar dela, mesmo que ela não aceitasse. 

      1. Não culpem a vítima !

        Como a Dilma conseguiria impedir o golpe financiado por empresários apátridas, engendrada pela CIA/NSA e operacionalizada por uma quadrilha incrustada no judiciário, parlamentos, mídia e até nas forças armadas (no diminutivo) ?

         

        1. Esse/a Joel/Jô Lima é troll disfarçado

          Faz de conta que é de esquerda, mas aproveita todas as brechas p/ insinuar coisas contrárias a Lula e ao PT.

          1. Anarquista Lúcida, você  tem

            Anarquista Lúcida, você  tem a áurea dos eleitos, dos ungidos, que nunca erraram em nada, e que quando escolhem uma figura política ou um partido os vê como um deus, e não como uma pessoa de carne e osso, com acertos e falhas (sim, até Lula tem falhas, sinto te dizer. Mas, comparado com todo o quadro que temos à esquerda, ele é o melhor disparado. ) . Se ser de esquerda é dividir o mundo entre bons e maus e os maus não passam de pobres diabos que recebem o nome de trolls, Anarquista, graças aos deuses realmente não sou de esquerda. Minha visão sobre política é baseada nas leituras que fiz d’O Príncipe de Maquiável e das peças históricas  Julio César, Henrique V e Ricardo 3 de Shakespeare (se nãos os leu, eu recomendo. ) . 

            Está chegando o natal, então aproveito o espírito natalino pra te pedir que só me responda algum post meu se for pra replicar com argumentos. Se for pra me chamar de troll, mentiroso ou coisa do gênero, por favor, não faça isso. E se você está incomodada com meus pseudônimos (acho que mudar de pseudônimos não é crime), vejo se há um jeito de te passar  meu nome e sobrenome e a região de SP em que moro. 

            E só uma observação = se eu tenho alguma coisa contra PT, Lula, Dilma ou quaquer pessoa ou instituição, eu não insinuo. Eu falo diretamente o que penso. 

             

             

             

          2. É só o que faltava querer impedir que eu te denuncie

            E nao suponha saber coisas sobre mim porque vc nao sabe. Nao tenho idolatria nenhuma por Lula. Só sei o que ele representa neste momento no Brasil. E, diga-se de passagem, o mesmo poderia ser dito sobre Getúlio em 1954. Ele nao era de esquerda, mas representou conquistas para os trabalhadores, p/ a independência econômica do Brasil. E os que queriam derrubá-lo representavam o retrocesso absoluto. Passe bem, viu?

          3. Anarquista, não estou

            Anarquista, não estou impedindo você de nada. Como escrevi, eu te pedi – e pedir não é impedir. Você tem o direito de tudo, até de me de me denunciar, de me chamar de troll, e eu tenho o direito de dizer que não sou . Jogo jogado. Eu não tenho direito a supor saber coisas sobre você – mas você pode supor coisas sobre mim e a partir daí me chamar de mentiroso e troll. Tudo bem. Jogo jogado. Concordo com você sobre Lula e Getúlio. São líderes que superaram a limitação direita-esquerda que atravanca o país – com um ponto positivo pra Lula de que ele, ao contrário de Getúlio, não chegou ao poder pela força, como Getúlio entre 30 a 45, e também, ao contrário do F GaGá C, Lula não fez uma emenda pra ter direito a uma terceira eleição seguida – coisa que ele, querendo, teria conseguido passar pelo congresso. Os dois investiram pra que os que são vistos, na prática, como escravos até hoje pela elite miserável que temos tivessem acesso não só a alguns bens materiais, como também a sensação de cidadania. Um dos maiores trunfos de Lula foi fazer com que milhões de famílias tivessem pela primeira vez algum representante delas formado em uma universidade – algo que tem uma simbologia que não tem preço. Ambos foram vítimas da junção do que havia de mais retrógrado da elite nacional- diria até que os de hoje são mais retrógrado que os da década de 50 – Lacerda, o corvo, comparado a Temer, o morcego, vira um Rooselvet (rs). No caso de Getúlio, algo totalmente fora da curva ( o suicídio) fez com que um político com o mesmo projeto de Vargas, JK, impedisse que os retrógrados chegassem ao poder e não tornasse o país um mero fazendão, vendedor de comoddites agrícolas ( o mesmo projeto dos que mandam hoje, acrescido de tornar o país um laboratório dos rentistas como fora a Argentina nos anos 90 ) . Pra que o judiciário não barre Lula, algo totalmente fora da curva tem que ocorrer – um levante popular, por exemplo – pois não creio que os que mandam no país vão deixar que Lula concorra e tenha grande chances de vencer e aí ter que no primeiro dia de 19 começar a arquitetar outro golpe. Ainda mais vendo que os que mandam não têm um candidato viável pra bater Lula nas urnas – que seria o sonho deles, pra manter assim a democracia pra inglês ver que temos hoje. 

            Que você passe bem, Anarquista ( e não há ironia nisso, acredite). Pelo menos esse foi um post em que você argumentou e não me chamou de troll. 

             

             

             

             

        2. Antonio Carlos, o problema é

          Antonio Carlos, o problema é que Dilma, cercando-se de gente como Mercadante e Zé Cardoso, cometeu um erro fatal no início do segundo mandato= ao dar ouvidos ao mercado e pôr Levy na fazenda, ela minou seu capital político com o povo que a elegeu impondo a esse povo mais pobre  um tarifaço de energia elétrica que foi um tiro no pé que a deixou a mercê dos golpistas. O mais terrível é que o que os golpistas, com Meirelles na fazenda,aprofundam o que começou com o Levy e ainda tiram as proteções sociais que ainda impediam um caos social total. 

        3. Antonio Carlos, o problema é

          Antonio Carlos, o problema é que Dilma, cercando-se de gente como Mercadante e Zé Cardoso, cometeu um erro fatal no início do segundo mandato= ao dar ouvidos ao mercado e pôr Levy na fazenda, ela minou seu capital político com o povo que a elegeu impondo a esse povo mais pobre  um tarifaço de energia elétrica que foi um tiro no pé que a deixou a mercê dos golpistas. O mais terrível é que o que os golpistas, com Meirelles na fazenda,aprofundam o que começou com o Levy e ainda tiram as proteções sociais que ainda impediam um caos social total. 

    2. Chega dessa FANTASIA de que Ciro Gomes é de esquerda! 2!

      Repito aqui um comentário de NeoTupi outro dia:

      “Ele representa mais o pensamento empresarial do capital produtivo civilizado (tão de “esquerda” quanto um Cláudio Lembo ou Bresser Pereira). Mas ele é a favor de privatizações, contra greves e a favor políticas de austeridade ortodoxas na economia. Quando foi ministro da fazenda no governo Itamar, apoiando a candidatura de FHC, defendeu o Consenso de Washington, foi o primeiro a defender a privatização da Vale quando nem estava em pauta, defendeu abertura comercial unilateral sem exigir contrapartidas, e convenceu Itamar a ameaçar demitir petroleiros em greve em vez de negociar. Nas eleições de 2002, no primeiro turno, quando ainda tinha expectativas de tomar de Serra o segundo lugar, fazia dicurso do mercado de que “Lula iria tocar fogo no Brasil” e escolheu como conselheiro econômico José Alexandre Scheinkman, neoliberal até a medula. Ele foi contra a política de cotas raciais, foi contra o piso nacional dos professores, e tem afinidades com as políticas estadunidenses do Banco Mundial (quase sempre privatizantes e “meritocráticas”).

      Ciro é excelente pugilista contra a extrema-direita, ótimo debatador, ótimo crítico de problemas macroeconômicos nacionais (mas criticar juros altos é apenas apontar o óbvio, até Joaquim Levy criticava) e o acho melhor candidato do que os outros de direita. Mas, sem ficcionar nossos próprios desejos do que gostaríamos que ele fizesse, qual é exatamente o programa de governo de Ciro? Qual é o compromisso dele na economia e com os movimentos sociais?

      Ciro critica juros, mas não se iludam: o mercado prefere ele do que um lulista como Haddad.”

      Além disso, queria deixar  aqui um link para uma entrevista dele em que ele dizia que, se Aécio fosse candidato, ele nao precisaria concorrer, pois os 2 seriam afins, mas em vez de guardar o link específico da entrevista guardei só o do site que a publicou, e ela nao aparece mais. Ciro nao é soluçao, é problema.

       

      1. e precisa ser de

        e precisa ser de esquerda?

        Acho que pra vc Getúlio também não era. Precisava?

        não importa a cor do rato, desde que cace ratos. Qualquer político que acabar com a neocolonização do Brasil serve.

        1. Vc leu o comentário a que responde?

          Leu que ele foi A FAVOR DA PRIVATIZAÇAO DA VALE? A favor do Consenso de Washington e de políticas de austeridade na economia? Que recomendou que Itamar ENDURECESSE COM TRABALHADORES EM GREVE? Ora, ora. Para ter mais do mesmo melhor até votar nulo (NAO ESTOU RECOMENDANDO ISSO, vejam bem).

          1. Nao leu mesmo…

            O comentário foi de Neotupi, só estou reproduzindo. E todos esses sao fatos públicos, se forem mentirosos será facílimo desmentir…

  4. Estadão, folha e globo não

    Estadão, folha e globo não são mais relevantes!

    Todos eles têm viés golpista!

    Então você não sabe onde começa a informação e onde termina a manipulação da notícia!

    É um jornalismo para te enganar!

    O melhor filtro é duvidar…

    O que falta de verdade é jornalismo de cotidiano, esportes para os blogs sujos – aquele com centenas de novas notícias!

    O que é caro…

    Vamos caminhando…

  5. No segundo turno, restando

    No segundo turno, restando apenas os nomes de Ciro e do Capiroto, prefiro cravar na tecla com  o nome do anjo chifrudo.

    Orlando

  6. É impressionante como

    tem gente que acredita que o Ciro é de esquerda. O Ciro é mais um hipócrita que continua tucanalha e não é a toa que ele tem como amigo o Jereissate.Pessoal vamos parar com tanta miopia. O Lula sabe muiuto bem que o Ciro nunca foi de esquerda.   

  7. Eleições 2018
    A politização da sociedade brasileira é algo surpreendente, alguns comentaristas do blog são tão politizados, quer dizer se Lula foi impedido de se candidatar, e disputar às eleições Ciro e Bolsonaro, Ciro é o candidato à Presidência que fará a diferença, preparado, confiável e um progressista admirável, o pensamento dos ilustres comentarista é votar no menos pior.

    Eu lá vou acreditar em colunista do Estadão, eu não acredito em tudo que leio, na hipótese de Lula fazer um acordo com Ciro, minha opinião é que Lula não aprendeu a lição.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador