Ciro: “Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo e suas escolhas?”

Ex-presidenciável anuncia aliança para 2020 com PSB, Rede e PV, além de conversar com partidos de centro-direita. Ciro isola PT e Bolsonaro em polos extremos e atribui crise exclusivamente ao "lulopetismo"

Jornal GGN – O ex-presidenciável do PDT Ciro Gomes concedeu ao El País desta quinta (14) uma entrevista em que anuncia alianças para as eleições de 2020 com PV, Rede e PSB, isolando o PT em outro polo, pois ele atribui a crise brasileira exclusivamente ao “lulopetismo” e suas “escolhas”. Na visão de Ciro, não existira bolsonarismo nem lavajatismo sem o fanatismo pela figura de Lula e as decisões tomadas pelo ex-presidente.

Para sustentar seu ponto de vista, Ciro argumentou que Lula deveria ter mandado investigar corrupção na Petrobras quando surgiram indícios de crimes contra a estatal, e não ter confiado em petistas como Antonio Palocci, hoje um dos principais delatores da Lava Jato.

Para Ciro, Lula também errou ao comandar o partido e tomar decisões que afetam o futuro do País com mão de ferro. A escolha por Dilma Rousseff – que levou a economia à crise e acabou derrubada por um impeachment – seria um exemplo das apostas equivocadas do ex-presidente.

“Existiria o bolsonarismo sem as escolhas do Lula? A gente não pode ser contra o Bolsonaro sem entender as causas, porque o Bolsonaro é descartável”, comentou Ciro.

ALIANÇAS. Na entrevista, Ciro não escondeu que sente rancor por ter sido preterido por Lula em disputas para a Presidência da República no passado. Ao contrário, ele usa desse fato para “denunciar” o ex-presidente, que hoje parece estimular renovação no PT (com Fernando Haddad, por exemplo) ou apoio a candidatos de outros partidos (Marcelo Freixo e Guilherme Boulos), mas no final das contas, sempre acaba fazendo escolhas políticas que interessam ao projeto político da burocracia petista.

Diante disso, Ciro coloca Lula e a cúpula do PT em um polo oposto ao extremista Jair Bolsonaro. E tenta despontar como uma opção ao centro, disposto a conversar com outros partidos de esquerda e direita, e deixar de lado diferenças programáticas para superar tanto o bolsonarismo quanto o lulopetismo. A ideia é criar uma alternativa.

“O lulopetismo tem 25%, bolsonarismo tem outros 25%, e 50% dos brasileiros estamos tontos. Desorientados, assustados, chocados nas simplificações grosseiras, com energia destrutiva dos dois lados se confrontando. Então vamos ver se a gente consegue organizar essa turma aí”, disse.

Segundo Ciro, para sua surpresa, ele já conseguiu fechar alianças com PV, Rede e PSB para as eleições de 2020. Dependendo do município em disputa, “quem estiver melhor, os outros três apoiam. Vamos mapear para ver se é praticável isso e estamos trabalhando nisso.”

Ao final, Ciro admitiu que tem intenções de se candidatar a presidente mais uma vez, em 2022. “O Brasil precisa desesperadamente construir uma alternativa. Não sei se serei eu, mas vou ajudar a construí-la. Porque é necessário. Não é fácil, simples e é extremamente arriscado, mas é um dever moral que eu tenho com o meu país.”

 

71 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MIRNA ROSA DE ASSIS BRASIL

- 2019-11-21 17:22:35

Eata pergunta de Ciro chega a ser ridícula.Lula e o PT a muito tempo existe,e ele sabe quem criou este bolsonarismo e porque foi criado,justamente porque os governos do PT foram muito bom para a população e o país que ninguém mais ganhariam as eleições,assim como Putin na Russia,Evo Moralles na Bolívia,Maduro na Venezuela,Angela Merkel na Alemanha,sabem o ditado? em time que está vencendo não se mexe??? Agora com o Golpe generalizado na América do Sul,contem para o Ciro sobre estes golpes,que todos nós sabemos mas parece que Ciro não sabe ainda.Por isso ele disse que os países da américa do sul estão indo para o vinagre por seguirem a corrente do PT.

MIRNA ROSA DE ASSIS BRASIL

- 2019-11-21 17:10:03

Isto é parte do jogo,acho,Ciro não deixou nunca de ser coronel,foi do partido da Ditadura Arena,o papel dele é denegrir a imagem de Lula e do PT,ele é igual a toda a elite,não aceitou e não aceita Lula ter sido presidente e ser o melhor,saindo do governo com 87% de aprovação.Chegou a falar em uma entrevista que a Venezuela,Bolívia,Equador etc... fora para o vinagre por serem da mesma posição do PT,quer dize oque?que ele também não quer ver pobre na universidade,melhorando de vida etc...porque foi exatamente isso que os presidentes destes países estavam fazendo.Ciro é puro ódio,talvez maior que dos bolsonaristas.

Bonobo de Oliveira, Severino

- 2019-11-21 07:44:50

Eu não acho que o Ciro favorece nem a direita e nem a ele mesmo. O Ciro não passa de um FHC que ainda não aprendeu a usar os talheres e não tem um "amigo" que tem apartamento na Foch Avenue.

cleide reis

- 2019-11-19 14:33:19

O problema é que vcs esquecera que se agruparampra tirar o PT, afinal era só tira o PT que tudo melhorava.Claro que nao era bem assim. Olha os indices de quando aceitaram a o golpe dos aventureiros e rentistas. Se passaram2 governos e nao conseguiram nada. Só pioraram a situaçao,de todos.Nem o mercado acredita mais nessa asneira. Quem criou bolso foi quem fugiu,nos ficamos aqui até o ultimo. Porque a maior bancada vai abrir mao pra golpista. Alem do maissabemos fazer o pais cresce rmais igualitário e ser respeitado no mundo todo.Isso é muitoimportante para acordos economicos e internacionais. Pensei que Ciro fosse inteligente.Me enganou. Ele ta desesperado. Pena. Como acham que a esquerda se sente quando foi abandonada pela criatura que foi passear em Paris

Carlos

- 2019-11-19 10:51:16

Existiria o Diabo se não existisse Deus?

Hermógenes

- 2019-11-19 09:31:22

Existiria o Ciro se o seu pai não tivesse conhecido a sua mãe? Existiria o nazismo se o Hitler tivesse morrido na Primeira Guerra Mundial? Existiria a Microsoft se o Einstein tivesse criado o computador pessoal? Que pergunta idiota, Ciro! O Bolsonaro é um fruto da dinâmica da História como qualquer outra pessoa. Se o Brasil fosse um repositório de honestidade na Administração Pública, não precisaríamos do Bolsonaro e muito menos de você. Aliás, de você, jamais precisamos ou precisaremos. Agora, numa declaração você está parcialmente correto: "50% dos brasileiros estamos tontos, desorientados, assustados, chocados". Não são tantos assim, mas você, de fato, está incluído. Faz tempo!

Omas

- 2019-11-18 20:40:49

Cirúrgico...

ercilia brasil

- 2019-11-18 19:49:03

É... O pindamonhangabense tem razão. Não existiria jair se não houvesse Lula e suas escolhas. Do mesmo modo que não existiria macri não houvesse Cristina Kirchner e suas escolhas, nem guaidó, não fosse Maduro, nem mesa/camacho, não existisse Evo Morales e suas políticas. Parece que o senhor ora-pdt ainda não entendeu, como Brizola por certo saberia, o que significa a luta de um país latino por sua soberania. Não é à-toa que o gomes presidenciável estica sua mão aos tucanos, dems e otras cositas más. E nem se pode chamá-lo de louco ou burro pois ele é, "apenas", politicamente desonesto e vil. Um lacerda a serviço de tucanos, steinbruchs, skafs e outros assemelhados.

ercilia brasil

- 2019-11-18 19:18:32

É... O pindamonhangabense tem razão. Não existiria jair se não houvesse Lula e suas escolhas. Do mesmo modo que não existiria macri não houvesse Cristina Kirchner e suas escolhas, nem guaidó, não fosse Maduro, nem mesa/camacho, não existisse Evo Morales e suas políticas. Parece que o senhor ora-pdt ainda não entendeu, como Brizola por certo saberia, o que significa a luta de um país latino por sua soberania. Não é à-toa que o gomes presidenciável estica sua mão aos tucanos, dems e otras cositas más. E nem se pode chamá-lo de louco ou burro pois ele é, "apenas", politicamente desonesto e vil. Um lacerda a serviço de tucanos, steinbruchs, skafs e outros assemelhados.

Ivan de Union

- 2019-11-18 18:46:59

"Lulopetismo" um caralho, ok? Voce ja ouviu falar em bushorepublicanismo ou em obamodemocratismo? Entao vai enfiar seu lulopetismo no cu, ta? Essa construcao semantica nao eh digna nem da nossa fantastica Madrasta, que nunca a comentou, e NAO EXISTE em qualquer outro pais do mundo.

Izaías Almada

- 2019-11-18 18:32:09

Ciro Gomes é mais do mesmo. Tenta se distanciar dos "velhos políticos", mas é um deles. Não engana a ninguém com o seu machismo para inglês ver. Ataca, segundo ele, os extremos. Não é nem uma coisa nem outra. Está mais para uma pizza meio aliche, meio mussarela...

Ivan de Union

- 2019-11-18 18:09:21

Seu comentario so nao eh uma merda porque eh uma bosta.

Benedito de Souza

- 2019-11-18 13:26:21

A versão do Ciro que o bolsonarismo não existiria sem o Lula está muito correta. Eis aí a teoria do caos aplicada. Da mesma forma, poderia dizer se não tivesse nascido o filho do Sr Jose Euclides Ferreira Gomes e que veio a se chamar Ciro Gomes, as esquerdas não estariam divididas no 2º turno e o teria ganho a eleição com o PT. Aqui também está presente a teoria do caos. Quem está muito feliz com esta posição do Ciro é o bolsonarismo que na próxima eleição pode emplacar outra vez com outro divisão da esquerda. Mas muita água vai correr sob a ponte até lá...

José Ribeiro Jr

- 2019-11-18 10:19:11

Qualquer político nordestino, não. Só os picaretas, incompetentes, invejosos e cabotinos, como Ciro Gomes revela ser. E isso não devia nos surpreender, pois Ciro apenas está retornando à sua origem política, que foi a Arena Jovem do Ceará, em plena ditadura militar (que explicação ele tem para isso)!

- 2019-11-18 00:22:01

O Ciro pretende se postar como uma alternativa de "centro", um líder que se põe entre dois extremos radicais, capaz de pacificar um pais dividido entre duas visões opostas e que não possuem a competência para dialogar. Mas aí tem dois problemas: (i) Ciro não tem temperamento conciliador, Lula e Haddad, por exemplo, são mais capacitados para dialogar do que o próprio Ciro; (ii) o bolsonarismo não é um contraponto ao PT, mas a todo campo democrático; Bolsonaro é uma resposta autoritária a uma crise da própria democracia, que ganhou força a partir do golpe contra Dilma (no que se refere à crise econômica, que é produto de uma crise cíclica do capitalismo, a resposta dada pela elite é o Guedes).

Fco Maciel

- 2019-11-17 23:27:26

Lula construiu sua história através da luta, enquanto Ciro sempre fez de seus aliados trampolim. Tasso sabe disso e o PSB-Ce, tambem. Quem não conhece Ciro que o compre. Certamente, se Lula não o apoiou é porque sabem quem ele é. Não é de Centro coisa nenhuma tem lado sim https://www.youtube.com/watch?v=mpqHY8d2XZY

Alex Buck

- 2019-11-17 16:32:04

Fico impressionado com a manifestação do ódio dos petistas em ouvir verdades. Esse culto à figura do Lula e à história do PT está nos levando para o buraco. Crivela como ministro? Pode. Henrique Meirelles comandando banco central? Pode. Eduardo Cunha no comando do esquema de Furnas? Pode. Michel Temer como vice presidente da República? Pode. Romero Jucá como líder do governo? Claro que pode. Guedel presidente da Caixa Econômica Federal? Deve. Pagar um trilhão em juros de dívida pública pros bancos? Pode. Se o petista tivesse essa reação odienta que aparece nos comentários a esse monte de cagada que o PT fez nos 14 anos de governo não estaríamos nessa situação. A capacidade dos petistas de relevar é invejável! A de ouvir verdades por outro lado... Ciro era a opção certa nas últimas eleições. Não sabemos se será a via alternativa para as próximas. Fato é que enquanto petistas continuarem a seguir o Lula e o PT cegamente a esquerda não ganhará. PT não vencerá as próximas eleições federais, vai demorar para isso acontecer novamente. A gente precisa dos votos dos petistas para levar um candidato que consiga vencer a direita no segundo turno. Política é diferente de futebol, não dá pra ficar apoiando o time (partido) do coração. Tem que ser pragmático, especialmente quando o candidato mais forte do outro lado é um fascista. Erraram em 2018, espero que aprendam e corrijam o erro em 2022. Se tiverem que votar no Ciro, engulam. Se for Flávio Dino, engulam. Eu tenho votado no PT no segundo turno há décadas. É hora de vocês cederem um pouquinho também.

Estevo

- 2019-11-16 18:00:50

Resposta: para a direita não, obrigado!

- 2019-11-16 13:03:53

Ciro Gomes, o Invejoso II, nunca saiu da Arena Jovem, onde estreou para a política. Esqueçamos esse incompetente e fracassado, que entregou o Ceará nas mãos do crime organizado. Vamos em frente, que a luta é árdua!

Jeferson dos Santos

- 2019-11-16 12:56:32

“Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo e suas escolhas?”respondo com outra pergunta: “Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo APOIADO pelo CIROCINISMO e suas escolhas?”

Jeferson dos Santos

- 2019-11-16 12:51:29

“Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo e suas escolhas?”respondo com outra pergunta: “Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo APOIADO pelo CIROCINISMO e suas escolhas?”

[Wasp] Lisbeth Salander

- 2019-11-16 11:45:28

Critica para ser útil precisa ser justa. Eu nem sou PT, mas acho intoleravel as declaraçoes intelectualmente desonestas de Ciro. Essa coisa de desonestidade intelectual é inclusive contagiosa. Seu post está infestado delas: <> Ciro Gomes nunca foi aliado historico do PT. A decisão de fazer chapa com o PMDB, alem de politicamente solida naquele momento, não era uma carta branca para traiçao. Sobre Dilma, nunca acreditei que pudesse ser uma boa presidente, porque ela tendia, desdes os tempos do ministério com Lula, a empoderar mediocres. O seu ministério so tinha medíocres, tirando Celso Amorim. Abre-se a questão: quem seria então? <> Nem vou comentar... se assim fosse nao teriam dado um golpe né? <> Fazer reforma tributaria em quadro de recessão anunciada? <> de origem psicanalitica, e jazz na mente de Heloisa Helena, Luciana Genro, Babá etc.

[Wasp] Lisbeth Salander

- 2019-11-14 23:41:06

Esse escolheu abir mão da dignidade na maturidade. Um caso psiquiatrico interessante, mereceria um estudo mais aprofundado. Uma amiga me disse que a mediocridade é um traço da personalidade e não uma condicao circunstancial. Ciro é um belo exemplo para corroborar sua teoria. Não abre a boca sem se queimar, parece nao pensar enquanto fala. De uns anos pra cá, decidiu que precisava ser presidente de qualquer forma, mesmo ao custo de sua dignidade. E escolheu Lula como sua Nemesis, que pretençao... Lula nem cita o nome dele se nao for provocado. Ciro nao se conforma. Sendo filho de elite coronelista do interior do Ceará, que migrou para a metrópole, que estudou em Havard, que teve namorada da Rede Globo, que passa ferias em Paris, enfim todo figurino da elite vira-lata, ele nao se conforma em tomar caldo sobre caldo de um ex-operario, toneiro mecânico, de origem humilde, retirante do interior do Pernambuco, criado somente pela mãe. A discrepância entre a autoimagem de Ciro e a imagem que os outros têm dele configura um quadro severo de dissonância cognitiva. E como sempre amargo, injusto, ressentido. Quer dizer que Bolsonaro é cria do PT ? E a escolha errada do PT foi... adivinhem: nao ter escolhido ele como candidato e não ter-lhe regalado os seus votos. E Dilma, por quanto inepta e críptica que ela seja, não é a culpada exclusiva por crise econômica alguma. O mundo está em crise econômica. Ciro exige que o brasileiro esqueça tudo que testemunhou em termos de sabotagem, golpismo e oportunismo nos ultimos 15 anos e o aceite como salvador da patria. O irmão dele nao durou nem 15 dias como ministro da educação... E o PDT ou expulsa Ciro (e Tabata) agora ou vai se tornar uma Rede e um PSB.