Ciro: “Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo e suas escolhas?”

Ex-presidenciável anuncia aliança para 2020 com PSB, Rede e PV, além de conversar com partidos de centro-direita. Ciro isola PT e Bolsonaro em polos extremos e atribui crise exclusivamente ao "lulopetismo"

Jornal GGN – O ex-presidenciável do PDT Ciro Gomes concedeu ao El País desta quinta (14) uma entrevista em que anuncia alianças para as eleições de 2020 com PV, Rede e PSB, isolando o PT em outro polo, pois ele atribui a crise brasileira exclusivamente ao “lulopetismo” e suas “escolhas”. Na visão de Ciro, não existira bolsonarismo nem lavajatismo sem o fanatismo pela figura de Lula e as decisões tomadas pelo ex-presidente.

Para sustentar seu ponto de vista, Ciro argumentou que Lula deveria ter mandado investigar corrupção na Petrobras quando surgiram indícios de crimes contra a estatal, e não ter confiado em petistas como Antonio Palocci, hoje um dos principais delatores da Lava Jato.

Para Ciro, Lula também errou ao comandar o partido e tomar decisões que afetam o futuro do País com mão de ferro. A escolha por Dilma Rousseff – que levou a economia à crise e acabou derrubada por um impeachment – seria um exemplo das apostas equivocadas do ex-presidente.

“Existiria o bolsonarismo sem as escolhas do Lula? A gente não pode ser contra o Bolsonaro sem entender as causas, porque o Bolsonaro é descartável”, comentou Ciro.

ALIANÇAS. Na entrevista, Ciro não escondeu que sente rancor por ter sido preterido por Lula em disputas para a Presidência da República no passado. Ao contrário, ele usa desse fato para “denunciar” o ex-presidente, que hoje parece estimular renovação no PT (com Fernando Haddad, por exemplo) ou apoio a candidatos de outros partidos (Marcelo Freixo e Guilherme Boulos), mas no final das contas, sempre acaba fazendo escolhas políticas que interessam ao projeto político da burocracia petista.

Leia também:  Moro diz que "podem surgir casos de corrupção" no governo, mas que Bolsonaro é "muito íntegro"

Diante disso, Ciro coloca Lula e a cúpula do PT em um polo oposto ao extremista Jair Bolsonaro. E tenta despontar como uma opção ao centro, disposto a conversar com outros partidos de esquerda e direita, e deixar de lado diferenças programáticas para superar tanto o bolsonarismo quanto o lulopetismo. A ideia é criar uma alternativa.

“O lulopetismo tem 25%, bolsonarismo tem outros 25%, e 50% dos brasileiros estamos tontos. Desorientados, assustados, chocados nas simplificações grosseiras, com energia destrutiva dos dois lados se confrontando. Então vamos ver se a gente consegue organizar essa turma aí”, disse.

Segundo Ciro, para sua surpresa, ele já conseguiu fechar alianças com PV, Rede e PSB para as eleições de 2020. Dependendo do município em disputa, “quem estiver melhor, os outros três apoiam. Vamos mapear para ver se é praticável isso e estamos trabalhando nisso.”

Ao final, Ciro admitiu que tem intenções de se candidatar a presidente mais uma vez, em 2022. “O Brasil precisa desesperadamente construir uma alternativa. Não sei se serei eu, mas vou ajudar a construí-la. Porque é necessário. Não é fácil, simples e é extremamente arriscado, mas é um dever moral que eu tenho com o meu país.”

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

71 comentários

  1. Vocês dão espaço demais para esse coronelzinho bem articulado, mas que não esconde ter, apenas, um projeto pessoal a conquistar. Lamentavel.

    48
    15
  2. Ciro vai se unir à Rede e ao PV? Grande dia! A soma de zero com zero dará zero, claro.
    Eu até poderia aceitar, por respeito à democracia, a argumentação de Ciro. O problema é que ela está fundada na má-fé. A má-fé de quem saiu do PSDB e sabe muito bem que foi esse partido que pariu a desgraça que estamos vivendo. Ciro não perde um minuto de sua vida para criticar seus amigos tucanos, partido que ele ajudou a fundar. Isso é prova da canalhice de Ciro. Prova de que todo tucano, antigo ou atual, não engole o PT. Ciro, como todo tucano imprestável, se achou mais inteligente do que Lula e pensou que ganharia o apoio de Lula quando aceitou ser seu ministro. Mas eis que Lula não é besta, ainda que os tucanos insistam com isso. E o apoio nunca rolou e provavelmente não rolará. Ciro ficou chupando dedo e não gostou. Agora vai juntar seus 10% ao 1% de Marina.
    O PSDB foi o pai do fascismo no Brasil e Ciro só mostra que nunca deixou de ser um tucano.
    Vai, Ciro, vai construir a terceira via num país que não cabe mais de duas porque é um país profundamente dividido pela miséria. Terceira via é coisa de classe média, fascista ou não. A classe média brasileira vai minguar, cedo ou tarde, com as brilhantes políticas desse governo e com ela minguará novamente a cantilena da terceira via.
    Ciro, uma vez tucano, sempre tucano; tucano sempre haverá de ser.

    66
    14
    • Isto é parte do jogo,acho,Ciro não deixou nunca de ser coronel,foi do partido da Ditadura Arena,o papel dele é denegrir a imagem de Lula e do PT,ele é igual a toda a elite,não aceitou e não aceita Lula ter sido presidente e ser o melhor,saindo do governo com 87% de aprovação.Chegou a falar em uma entrevista que a Venezuela,Bolívia,Equador etc… fora para o vinagre por serem da mesma posição do PT,quer dize oque?que ele também não quer ver pobre na universidade,melhorando de vida etc…porque foi exatamente isso que os presidentes destes países estavam fazendo.Ciro é puro ódio,talvez maior que dos bolsonaristas.

  3. Ciro tornou-se absolutamente Indigno do voto de quem é de esquerda. Faça aliança com a direita a que sempre pertenceu, se não de direito, mas de fato.

    46
    13
  4. “Ao final, Ciro admitiu que tem intenções de se candidatar a presidente mais uma vez, em 2022.”

    Ainda bem que ele avisou, se não ninguém perceberia.
    Neo- coronel canalha, Vai tentar de novo dar tiro no Lula pra disputar o espólio político do defunto.. Mas o morto se recusa a morrer.

    40
    12
  5. Não. Não existiria. Se não tivesse o que o coronelismo chama de lulopetismo, com certeza não teria a figura abjeta que ocupa a presidência porque provavelmente ainda estaríamos discutindo entre os remanescentes da ditadura,ou pior,ainda estaríamos naquela ditadura.
    O coronelismo,que entre outras coisas já foi um bicudo emplumados, mostra bem que aprendeu com estes a imputar aos outros a sua culpa.
    Quem sabe ele chegou a esta conclusão entre um escargot e outro.
    Escória!

    39
    12
  6. Talvez o bolsonarismo não existisse se voce, Ciro, não houvesse fugido covardemente apos o 1o turno das últimas eleições.
    Eu suspeitei se nao haveria uma especie de acordo entre voce e a direita naquela ocasião. Agora, com esta sua sanha de interferir negativamente numa possivel união de partidos progressistas, a suspeição caminha para uma certeza.
    Está na hora de deixar de ser um boca aberta e entender que o PT ainda é a força motriz capaz de conduzir uma resistência a este calvário imposto aos menos afortunados por este bando no poder, e a sua infantil tentativa de isolar o partido so irá favorecer esta direita infame e sádica aboletada em Brasília .
    Entenda isso cidadão, ou acabará na merda como a Marina.

    50
    13
    • Eu não acho que o Ciro favorece nem a direita e nem a ele mesmo. O Ciro não passa de um FHC que ainda não aprendeu a usar os talheres e não tem um “amigo” que tem apartamento na Foch Avenue.

      1
      1
  7. Acho que o Ciro está inteiramente certo. O Lula já demonstrou em 1989 que prefere perder uma eleição a ter que se submeter a outra liderança, como foi com o Brizola, quando ganhou o Collor. Agora, aconteceu a mesma coisa, preferiu entregar o governo ao Bolsonaro do que se alinhar ao Ciro, com medo de deixar de ser o “Pelé”. O problema é que o Ciro está preparadíssimo, para desespero dos petistas radicais que não aceitam que se falem contra o Lula e o PT, os sites DCM e Brasil 247 estão loucos de raiva. O Ciro está apostando na inteligência de parte da população que não quer radicalismo e prefere mostrar um programa para o país sair dessa crise absurda e ninguém contesta as idéias dele.

    24
    66
    • Ciro faz uma aposta errada. Ou ele é de esquerda e procurará a base petista, psolista e do pcdob ou terá de buscar aliança mais a direita. Já anda conversando com Maia. Para quem é tão cioso no combate à corrupção é até comico. Por outro lado, Maia já anunciou que só conversa com o PT se o partido for favorável às reformas. Suponho que o mesmo se de com Ciro. Ciro então está disposto a dar continuidade às reformas de Maia? Se não parece que não conseguirá alianças à direita. Ou seja, ou Ciro não se elege ou se elege para fazer mais do mesmo. Qualquer uma das formulas tem o meu desprezo.

      7
      1
    • Se a minha mãe não tivesse casado com meu pai eu não teria nascido. Se o Brizola não tivesse morrido estaria vivo até hoje. Você me fez lembrar o entrevistado que ao ser perguntado como chegar aos 105 anos, ele respondeu: é só não morrer. kkkkkkkk

      4
      1
    • O Ciro parece ser o Bolsonaro 04. Só falta o BOZZO assumir o BASTARDO como com seu legítimo filho. Assim caminha a mediocridade.

      3
      2
    • É… O pindamonhangabense tem razão. Não existiria jair se não houvesse Lula e suas escolhas. Do mesmo modo que não existiria macri não houvesse Cristina Kirchner e suas escolhas, nem guaidó, não fosse Maduro, nem mesa/camacho, não existisse Evo Morales e suas políticas. Parece que o senhor ora-pdt ainda não entendeu, como Brizola por certo saberia, o que significa a luta de um país latino por sua soberania. Não é à-toa que o gomes presidenciável estica sua mão aos tucanos, dems e otras cositas más. E nem se pode chamá-lo de louco ou burro pois ele é, “apenas”, politicamente desonesto e vil. Um lacerda a serviço de tucanos, steinbruchs, skafs e outros assemelhados.

      3
      1
    • O problema é que vcs esquecera que se agruparampra tirar o PT, afinal era só tira o PT que tudo melhorava.Claro que nao era bem assim. Olha os indices de quando aceitaram a o golpe dos aventureiros e rentistas. Se passaram2 governos e nao conseguiram nada. Só pioraram a situaçao,de todos.Nem o mercado acredita mais nessa asneira. Quem criou bolso foi quem fugiu,nos ficamos aqui até o ultimo. Porque a maior bancada vai abrir mao pra golpista. Alem do maissabemos fazer o pais cresce rmais igualitário e ser respeitado no mundo todo.Isso é muitoimportante para acordos economicos e internacionais. Pensei que Ciro fosse inteligente.Me enganou. Ele ta desesperado. Pena. Como acham que a esquerda se sente quando foi abandonada pela criatura que foi passear em Paris

      1
      1
    • Eata pergunta de Ciro chega a ser ridícula.Lula e o PT a muito tempo existe,e ele sabe quem criou este bolsonarismo e porque foi criado,justamente porque os governos do PT foram muito bom para a população e o país que ninguém mais ganhariam as eleições,assim como Putin na Russia,Evo Moralles na Bolívia,Maduro na Venezuela,Angela Merkel na Alemanha,sabem o ditado? em time que está vencendo não se mexe???
      Agora com o Golpe generalizado na América do Sul,contem para o Ciro sobre estes golpes,que todos nós sabemos mas parece que Ciro não sabe ainda.Por isso ele disse que os países da américa do sul estão indo para o vinagre por seguirem a corrente do PT.

  8. Ciro cirou. Cirar significa trair baseado em mágoa de não ter sido escolhido. Mas quem cira já revela a o porquê de não ter sido o escolhido. O ciro por exemplo, que cirou.
    Tem tantos que ciraram por aí.
    Mas a mídia se aproveita fartamente destes que ciram. Por isso todo o destaque par quem não tem mais nada a dizer. Vamos ouvir sem querer, todo dia, tudo o que este trair diz.
    Quantos ciraram o Brizola, quantos ciraram o Itamar…

    13
    10
  9. Coronelzinho cearense que não engana mais ninguém. Quando o povo brasileiro precisou dele….fugiu e foi passear na Europa. Traíra covarde…

    21
    6
  10. Coronelzinho cearense que não engana mais ninguém. Quando o povo brasileiro precisou dele….fugiu e foi passear na Europa. Traíra covarde…

    9
    6
  11. Esse contínuo candidato fala, fala e fala… e nada de eleição. Lula preso e difamado pela lava jato colocou 45 milhões de votos nas urnas pra Haddad, ex-prefeito de um mandato de São Paulo, desconhecido no Brasil. Onde estiver esse paulista que se diz cearense eu não voto. Ele arrota dados estatisticos, numéricos… o destino genético dele está na aliança com Rodrigo Maia: o presidente parlamentar de Temer que equacionou a fase do golpe. Ele se coloca como lider, mas não consegue tirar a liderança do Lula. É um Roberto Freire piorado. Esses malsucedidos morrem de inveja de Lula, incluindo FHC.

    16
    4
  12. A esquerda não pode perder tempo nem gastar energia com esse “coronel” vagabundo e incompetente, tampouco com FHC. Vamos em frente!

    6
    2
  13. Os petistas raiz estão em peso aqui. Pergunta pro Lula o que acha do Camilo Santana, petista cria dos FGS aqui no Ceará.
    Lula jamais terá a grandeza e estrategia politica da Cristina Kirchner.
    Bolsonaro é resultado direto do Lulismo terraplanista.

    5
    15
  14. Parece que ele tem “conversado” tb com o DEM. A isso bato palmas, ele se desmascara de vez. Ciro nao só nao é de esquerda como nem de centro é mais, é direita mesmo. Aliás, voltando às origens… (se é que delas realmente se afastou…)

    9
    2
    • Ciro Gomes, o Invejoso II, nunca saiu da Arena Jovem, onde estreou para a política. Esqueçamos esse incompetente e fracassado, que entregou o Ceará nas mãos do crime organizado. Vamos em frente, que a luta é árdua!

      2
      1
  15. Pqp, eu que votei no Ciro em 1o. turno por suas boas propostas e competência em executá-las, estou perplexo com sua burrice política (e emocional), demonstrada desde o 2o. turno.
    Se fosse mais inteligente politicamente, conseguiria abocanhar uns 70-80% do lulupetismo, SE chancelado pelo próprio Lula e uns 60% do resto, já que provêm da centro- direita.
    Está desprezando 35-45% do eleitorado, que não mudará sua opinião, AINDA MAIS por seus ataques.
    Sua rejeição na esquerda caminha para ser total com seu cavalo-de-pau a metralhar tanto a esquerda quanto seu líder maior (de forma pessoal e irretornável).
    Se isto é sua estratégia eleitoral, vai morrer tentando…
    Como a Globo, será rejeitado pela esquerda e pela direita,Éuma “unanimidade”.
    O lulopetismo NÃO É o culpado por Bolsonaro. O ANTI-lulopetismo, construído pelo maior e mais longa (desde 2005, via ®mensalão) e coordenada campanha miRdiática que já existiu neste país, escondendo os sucessos e escandalizando farsas é que DROGOU e INTOXICOU milhões, colocando bozo no “comando”.
    Uma pena, pois a meu ver poderia ser uma oportunidade de retomar o desenvolvimento.
    Menos uma opção viável.

    9
    1
  16. A tentativa de construir uma boa vontade em relação ao Ciro Gomes é sempre destruída pela sua própria estupidez.

    Bem formado, boas posições, mas uma incapacidade de sensatez ímpar.

    Só a lamentar

    7
    1
  17. Esse escolheu abir mão da dignidade na maturidade. Um caso psiquiatrico interessante, mereceria um estudo mais aprofundado. Uma amiga me disse que a mediocridade é um traço da personalidade e não uma condicao circunstancial. Ciro é um belo exemplo para corroborar sua teoria.
    Não abre a boca sem se queimar, parece nao pensar enquanto fala. De uns anos pra cá, decidiu que precisava ser presidente de qualquer forma, mesmo ao custo de sua dignidade. E escolheu Lula como sua Nemesis, que pretençao… Lula nem cita o nome dele se nao for provocado.

    Ciro nao se conforma. Sendo filho de elite coronelista do interior do Ceará, que migrou para a metrópole, que estudou em Havard, que teve namorada da Rede Globo, que passa ferias em Paris, enfim todo figurino da elite vira-lata, ele nao se conforma em tomar caldo sobre caldo de um ex-operario, toneiro mecânico, de origem humilde, retirante do interior do Pernambuco, criado somente pela mãe. A discrepância entre a autoimagem de Ciro e a imagem que os outros têm dele configura um quadro severo de dissonância cognitiva. E como sempre amargo, injusto, ressentido.

    Quer dizer que Bolsonaro é cria do PT ? E a escolha errada do PT foi… adivinhem: nao ter escolhido ele como candidato e não ter-lhe regalado os seus votos. E Dilma, por quanto inepta e críptica que ela seja, não é a culpada exclusiva por crise econômica alguma. O mundo está em crise econômica.

    Ciro exige que o brasileiro esqueça tudo que testemunhou em termos de sabotagem, golpismo e oportunismo nos ultimos 15 anos e o aceite como salvador da patria. O irmão dele nao durou nem 15 dias como ministro da educação…
    E o PDT ou expulsa Ciro (e Tabata) agora ou vai se tornar uma Rede e um PSB.

    9
    2
  18. Chamar de “coronel” qualquer político nordestino é xenofobia, uma vertente bem nojenta de racismo. Que o MBL a utilize é inteligível, mas pseudo-progressistas é lamentável.

    4
    1
    • Exato. O PSDB há “séculos” é hegemônico em São Paulo e ninguém dá bolas. Trata-e, sim, de preconceito contra nós nordestinos. Ademais, deveriam primeiro estudar a melhor a política do meu estado para evitarem essas simplificações.
      Ciro nunca foi uma liderança estadual a exemplo de Tasso Jereissati e Virgílio Távora. Compõe, sim, uma oligarquia, mas circunscrita à parte da zona norte do estado.
      Começou a se projetar politicamente sob as asas de Tasso Jereissati o responsável por desbancar as velhas oligarquias.

      • No caso do tucanato paulista o caso é mais complexo, porque estende-se para além dos laços familiares estendidos.

        Nesse caso o termo adequado seria TUCANISTÃO mesmo.

    • Ciro nordestino? é brincadeira né? Sujeito nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, e atualmente nem vota no em um estado do Nordeste…
      Outro ponto: nós progressistas não chamamos de coronel qualquer politico nordestino. Chamamos gente como Sarney, José Gomes (pai de Ciro), ACM, Ciro Gomes, Tasso Jereissati… por aí entendeu?

      4
      1
    • Ciro nordestino? é brincadeira né? Sujeito nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, e atualmente nem vota no em um estado do Nordeste…
      Outro ponto: nós progressistas não chamamos de coronel qualquer politico nordestino. Chamamos gente como Sarney, José Gomes (pai de Ciro), ACM, Ciro Gomes, Tasso Jereissati… por aí. Ficou claro?

      2
      1
    • Qualquer político nordestino, não. Só os picaretas, incompetentes, invejosos e cabotinos, como Ciro Gomes revela ser. E isso não devia nos surpreender, pois Ciro apenas está retornando à sua origem política, que foi a Arena Jovem do Ceará, em plena ditadura militar (que explicação ele tem para isso)!

      2
      1
  19. Quem chama o Ciro de “coronel” é xenófobo racista, ignorante ou um lulista deslumbrado.

    Ciro tem criticado com pertinência todos os erros que o lulopetismo se nega a admitir, pois preferem o conforto de suas bolhas de retroconfirmação no mundo virtual.

    Preferiram entregar o Brasil pro Bolsonaro do que passar a bola para um aliado histórico, colocaram Temer na linha sucessória, Dilma (sem nenhum carisma e experiência) na presidência. Em 12 anos não alteraram nenhuma premissa econômica que sempre chamaram de “neoliberalismo”, não tocaram na questão tributária que aumenta a desigualdade, se aliaram aos PMDB apenas para evitar CPIs, sequer PROPOSTA de reforma apresentaram… Esqueceram até a razão do surgimento do PSOL…

    Que vergonha de quem se nega a pensar, assistir uma palestra do Ciro e refutar com argumentos o que ele fala.

    Saiam da toca, pessoal!!!

    3
    9
    • Critica para ser útil precisa ser justa. Eu nem sou PT, mas acho intoleravel as declaraçoes intelectualmente desonestas de Ciro.

      Essa coisa de desonestidade intelectual é inclusive contagiosa. Seu post está infestado delas:

      <>

      Ciro Gomes nunca foi aliado historico do PT. A decisão de fazer chapa com o PMDB, alem de politicamente solida naquele momento, não era uma carta branca para traiçao. Sobre Dilma, nunca acreditei que pudesse ser uma boa presidente, porque ela tendia, desdes os tempos do ministério com Lula, a empoderar mediocres. O seu ministério so tinha medíocres, tirando Celso Amorim. Abre-se a questão: quem seria então?

      <>
      Nem vou comentar… se assim fosse nao teriam dado um golpe né?

      <>
      Fazer reforma tributaria em quadro de recessão anunciada?

      <> de origem psicanalitica, e jazz na mente de Heloisa Helena, Luciana Genro, Babá etc.

      3
      1
    • “Lulopetismo” um caralho, ok? Voce ja ouviu falar em bushorepublicanismo ou em obamodemocratismo?

      Entao vai enfiar seu lulopetismo no cu, ta? Essa construcao semantica nao eh digna nem da nossa fantastica Madrasta, que nunca a comentou, e NAO EXISTE em qualquer outro pais do mundo.

      2
      1
  20. A grande jogada de Ciro é ir para segundo turno derrotando o PT. Ele sabe que entre ele e bolsonaro ou moro a esquerda vota nele em massa.

    1
    3
  21. Ciro quem?
    Bem…com esse time vai dar para fazer mais votos que daciolo

    Será?

    Não tem tom sem jerry…clouseau sem pantera…vargas sem lacerda…lula sem bolsofascismo…

    Não existe ciro sem…sem…sem
    …espelho….

  22. O que acho equivocado na análise de CIRO Gomes é que o bolsonarismo ou o neofascismo brasileiro não precisa e nunca precisou do petismo ou de qualquer outra corrente política para se articular, sair do arma´rio e florescer. O fascismo brasileiro tem as mesmas premissas do fascismo na Itália, basta ler mais e se acompAnhar o desenvolvimento do bolsonarismo que se vê como uma religião, os únicos patriotas. O Centro politico brasileiro está confuso por que ajudou o neofascismo e agora foi engolido por ele. estamos vivendo uma situação que precsia de uma melhor análise que a do Ciro.

  23. 30 anos atras, o resultado do 1º turno levou LULA e collor para o segundo turno
    Brizola, que bateu em LULA com vontade, inclusive com o apelido de sapo barbudo, na campanha do segundo turno fez discursos de apoio memoráveis. inclusive o abaixo.

    Ciro fugiu para paris

    https://youtu.be/EU3_XB_hC4E

  24. Não viaja, Ciro. A extrema direita se fortaleceu em todo o mundo nos últimos anos. Vai dizer que isso também é culpa das escolhas do Lula?

  25. Ciro é mesmo do tipo que faz perguntas safadas.
    Existiria o estuprador sem a vítima?
    Existiria o espancador sem o espancado?

    A culpabilização da vítima é sempre interessante para quem comete o crime. No país o maior exemplo disto é o preconceito contra o negro. Afinal o negro é a testemunha ocular e viva do genocídio e da violência da escravidão. A oligarquia brasileira sempre quis a eliminação do negro . Assim como uma certa direita adoraria de eliminar os pobres e operários, mas não os capitães do mato.

  26. “Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo e suas escolhas?”respondo com outra pergunta:
    “Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo APOIADO pelo CIROCINISMO e suas escolhas?”

  27. “Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo e suas escolhas?”respondo com outra pergunta:
    “Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo APOIADO pelo CIROCINISMO e suas escolhas?”

  28. Fico impressionado com a manifestação do ódio dos petistas em ouvir verdades. Esse culto à figura do Lula e à história do PT está nos levando para o buraco. Crivela como ministro? Pode. Henrique Meirelles comandando banco central? Pode. Eduardo Cunha no comando do esquema de Furnas? Pode. Michel Temer como vice presidente da República? Pode. Romero Jucá como líder do governo? Claro que pode. Guedel presidente da Caixa Econômica Federal? Deve. Pagar um trilhão em juros de dívida pública pros bancos? Pode. Se o petista tivesse essa reação odienta que aparece nos comentários a esse monte de cagada que o PT fez nos 14 anos de governo não estaríamos nessa situação.

    A capacidade dos petistas de relevar é invejável! A de ouvir verdades por outro lado…

    Ciro era a opção certa nas últimas eleições. Não sabemos se será a via alternativa para as próximas. Fato é que enquanto petistas continuarem a seguir o Lula e o PT cegamente a esquerda não ganhará. PT não vencerá as próximas eleições federais, vai demorar para isso acontecer novamente. A gente precisa dos votos dos petistas para levar um candidato que consiga vencer a direita no segundo turno. Política é diferente de futebol, não dá pra ficar apoiando o time (partido) do coração. Tem que ser pragmático, especialmente quando o candidato mais forte do outro lado é um fascista. Erraram em 2018, espero que aprendam e corrijam o erro em 2022. Se tiverem que votar no Ciro, engulam. Se for Flávio Dino, engulam. Eu tenho votado no PT no segundo turno há décadas. É hora de vocês cederem um pouquinho também.

    2
    4
  29. O Ciro pretende se postar como uma alternativa de “centro”, um líder que se põe entre dois extremos radicais, capaz de pacificar um pais dividido entre duas visões opostas e que não possuem a competência para dialogar. Mas aí tem dois problemas: (i) Ciro não tem temperamento conciliador, Lula e Haddad, por exemplo, são mais capacitados para dialogar do que o próprio Ciro; (ii) o bolsonarismo não é um contraponto ao PT, mas a todo campo democrático; Bolsonaro é uma resposta autoritária a uma crise da própria democracia, que ganhou força a partir do golpe contra Dilma (no que se refere à crise econômica, que é produto de uma crise cíclica do capitalismo, a resposta dada pela elite é o Guedes).

  30. A versão do Ciro que o bolsonarismo não existiria sem o Lula está muito correta. Eis aí a teoria do caos aplicada. Da mesma forma, poderia dizer se não tivesse nascido o filho do Sr Jose Euclides Ferreira Gomes e que veio a se chamar Ciro Gomes, as esquerdas não estariam divididas no 2º turno e o teria ganho a eleição com o PT. Aqui também está presente a teoria do caos. Quem está muito feliz com esta posição do Ciro é o bolsonarismo que na próxima eleição pode emplacar outra vez com outro divisão da esquerda. Mas muita água vai correr sob a ponte até lá…

  31. Ciro Gomes é mais do mesmo. Tenta se distanciar dos “velhos políticos”, mas é um deles. Não engana a ninguém com o seu machismo para inglês ver. Ataca, segundo ele, os extremos. Não é nem uma coisa nem outra. Está mais para uma pizza meio aliche, meio mussarela…

  32. É… O pindamonhangabense tem razão. Não existiria jair se não houvesse Lula e suas escolhas. Do mesmo modo que não existiria macri não houvesse Cristina Kirchner e suas escolhas, nem guaidó, não fosse Maduro, nem mesa/camacho, não existisse Evo Morales e suas políticas. Parece que o senhor ora-pdt ainda não entendeu, como Brizola por certo saberia, o que significa a luta de um país latino por sua soberania. Não é à-toa que o gomes presidenciável estica sua mão aos tucanos, dems e otras cositas más. E nem se pode chamá-lo de louco ou burro pois ele é, “apenas”, politicamente desonesto e vil. Um lacerda a serviço de tucanos, steinbruchs, skafs e outros assemelhados.

  33. Existiria o Ciro se o seu pai não tivesse conhecido a sua mãe? Existiria o nazismo se o Hitler tivesse morrido na Primeira Guerra Mundial? Existiria a Microsoft se o Einstein tivesse criado o computador pessoal?
    Que pergunta idiota, Ciro!
    O Bolsonaro é um fruto da dinâmica da História como qualquer outra pessoa. Se o Brasil fosse um repositório de honestidade na Administração Pública, não precisaríamos do Bolsonaro e muito menos de você. Aliás, de você, jamais precisamos ou precisaremos.
    Agora, numa declaração você está parcialmente correto: “50% dos brasileiros estamos tontos, desorientados, assustados, chocados”. Não são tantos assim, mas você, de fato, está incluído. Faz tempo!

  34. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome