Ciro Gomes está se comendo pelas beiradas, por Marcelo Laffitte

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto UFMG

Ciro Gomes está se comendo pelas beiradas

por Marcelo Laffitte

Ciro Gomes, ele próprio, está inviabilizando sua candidatura a presidente.

Ciro se afasta de Lula para amealhar votos na direita. Ele aposta que suas qualificações acadêmicas, suas bravatas midiáticas e sua “ficha limpa” irão qualifica-lo junto ao eleitorado arrependido de Aécio Neves. A mera hipótese de o empresário Benjamin Steinbruch ser seu vice-presidente é prova cabal da tentativa de angariar o apoio da burguesia golpista. Talvez consiga alguns votos, visto a baixíssima qualidade dos candidatos direitistas, mas Ciro Gomes não poderá esconder que apoiou Lula, que foi ministro de Lula e que é amigo de Lula. Isto, meu caro Ciro, a direita não perdoará.

Por outro lado, o “esquerdista” Ciro Gomes e seus apoiadores fazem um assédio sistemático ao eleitorado do PT com uma teoria muito peculiar do voto útil. Postagens nas redes sociais do tipo “Com Lula preso, eu voto Ciro” é quase um mantra. Ao mesmo tempo, em Estocolmo, Ciro Gomes questiona a inclusão do nome de Lula nas pesquisas eleitorais argumentado que a Lei da Ficha Limpa irá impedi-lo. Ou seja, assim como Sergio Moro e Carmem Lucia, Ciro usa os termos da lei para legitimar o golpe. Talvez consiga alguns votos, mas Isto, meu caro Ciro, a esquerda não perdoará.

No resumo da ópera, Ciro Gomes está se comendo pelas beiradas.

Marcelo Laffitte é cineasta

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

57 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Criamos até os candidatos contra nós mesmos

    Nossa força alimenta os “anti”. Os candidatos de centro-direita se nutrem da rejeição ao PT. Os “Lavajatistas” apostam na opção “moral” (culpando o PT da corrupção). Bolsonaro captou os conservadores comportamentais de parte da sociedade, com cusparadas do Wyllys e brigas com Maria do Rosário. Bolsonaro, ainda, viajou ao oriente médio e tomou banho no Rio Jordan, aumentando aceitação dos evangélicos. Ciro quer levar de graça os votos da esquerda apostando em Lula impedido. Brasil vive há muitos anos apenas com projeto político do PT e com a eventual rejeição a este. Nada mais. Basta Lula, no último minuto, indicar algum nome e este será Presidente, junto com milhões de Lulas, inclusive o próprio, onde estiver.

    1. …tá dificil escolher…

      “Basta Lula, no último minuto, indicar algum nome e este será Presidente.” Diante do que aconteceu com a Presidenta Dilma, penso que o Presidente Lula vive realmente momentos angustiantes naquela cela. Misturando desejo intenso de mudança da sua atual situação com arrependimento.

      Deve ser dificílimo ser Lula hoje. Que Deus possa estar muito próximo a ele.

    2. You too, cara de tatu?

      Rio Jordan?

      O que aconteceu com o bom e velho rio Jordão, emigrou para os esteites e pediu naturalização?

  2. Ciro Gomes sempre teve mais

    Ciro Gomes sempre teve mais ego do que votos. Ele me faz lembrar um colega de infância que virou delegado da PF e anda por aí com a pistola Desert Eagle .50 metida na cinta. O bilau dele era minúsculo e ele tinha vergonha de se trocar para ginástica na frente dos outros meninos.

  3. Ciro o chato

    Ciro Gomes, o chato

    O essencial em Ciro Gomes é algo que ele defende já com as suas próprias ferramentas. Não tão novas ideias assim, mas necessárias, mas, como vimos, já dinamitadas pelo Golpe. No entanto, insiste nelas com novos compromissos, aqueles que brotarem justamente de uma campanha eleitoral. E Ciro defende e se defende a partir de sua significativa experiência como funcionário público que progrediu e cresceu ao nível de gestor e estrategista na coisa pública. Aliás, isto é visível em qualquer entrevista que Ciro concede, ele sempre se expressa com dados técnicos e estatísticos, para não esquecer que estes são apenas trivialidades obrigatórias da retórica de qualquer político, seja vereador ou ministro.

     Ciro, no entanto, vai muito além das trivialidades, já começa pela sua ousadia, e isto não é bom? Como assim? Vejam vocês o tipo de ousadia praticada por Bolsonaro, cheia de agressões, preconceitos e exibicionismos delirantes. Enquanto a ousadia de Ciro é sobre   ideias e práticas que podem não apenas oferecer um caminho para um salto qualitativo do Brasil como sociedade e economia, mas que podem sim, antes de mais nada, nos tirar do atoleiro institucional que endossa um Golpe de Estado.

    O que é relevante em Ciro, que tem o respeito de outros dignitários amados pela esquerda, é que sua ousadia é a de ousar, ousar ser assim como ele é, vender a sua imagem tal qual ele a criou com erros e acertos melhorando-a com o tempo, com a experiência, ao longo da vida.  Se o Ciro não amadureceu, então o Lula estaria gagá?

    Sua ousadia vem também de sua dedicação de energia permanente a favor da proposição de perspectiva e a favor do debate, e quem debate com Ciro? Quase ninguém. Ninguém, todo mundo entrevista Ciro, mas quem se interessa por ou desafia as suas ideias? Quem, entre os políticos,   questiona e demonstra interesse sobre a pregação do Ciro?   Quem se   arrisca?

    Não estamos dizendo que Ciro sabe mais e que é o melhor.

    Não,  nós não estamos sabendo que entre os candidatos que hoje estão no páreo, ele apresenta a plataforma mais incisiva e constitutiva, talvez ainda meio solitária porque falar como nordestino no tom de voz que uma autoridade pública deve ter é chamado de jeito coronel de se expressar. Mas o que torna esta plataforma mais incisiva é a sua repetição, repetição, são as suas ideias e  compromissos repetidos à exaustão. Não concorda, vá lá criticar e participar da ideia (antes de fechar a cara porque tem um cara novo no jogo e com ele eu não me entendo)

     

    1. A questão não é Ciro Gomes, mas o nó que Lula preso provoca

       

      Edwald (quinta-feira, 17/05/2018 às 10:47),

      O Marcelo Laffitte expressou bem o dilema de Ciro Gomes. Dilema que é dele realmente, mas que se tenta passar para o PT. Veja a este respeito o post “Os dilemas do PT, por Luis Nassif” de quinta-feira, 10/05/2018, às 16:07, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/os-dilemas-do-pt-por-luis-nassif

      Talvez o Marcelo Laffitte não esteja certo em imaginar que não dê resultado a estratégia de Ciro Gomes de se lançar em busca dos votos da direita. Creio que tudo dependerá de quem vai para o segundo turno. Há o eleitorado de Lula da direita que pode votar em Ciro Gomes se o PT não conseguir levar um candidato para o segundo turno. E no segundo turno se não houver adversário da esquerda e Ciro Gomes estiver presente a esquerda vota em Ciro.

      O problema todo de Ciro Gomes é que ele não pode receber o apoio do PT no primeiro turno. E não pode receber porque a eleição de 2018 é a eleição de ouro do PT. Sem Lula, o PT não vai para o segundo turno. Assim, só resta ao PT manter a candidatura de Lula até o último momento. No último momento ele substitui a candidatura Lula e muda o slogan de campanha de que “Eleição sem Lula é fraude” para “eleição sem Lula é 13” e o partido terá a oportunidade de fazer a maior bancada de deputados da história do partido.

      Assim considero que, ao contrário do que disse Luis Nassif no post “Os dilemas do PT, por Luis Nassif”, não há dilema no PT, uma vez que ao PT só resta manter-se com a candidatura de Lula até o último momento. O dilema existe, mas é para as outras candidaturas. Eles não podem acusar o candidato do PT, nem podem elogiar o candidato do PT e ficam sem saber o que fazer.

      Mais sobre o que eu disse você pode ver em comentário que enviei quinta-feira, 10/05/2018, às 19:34, para Luis Nassif no post “Xadrez da era Lula e do pós-Lula, por Luis Nassif” de quarta-feira, 09/05/2018, às 11:07, aqui no blog de Luis Nassif e também de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-da-era-lula-e-do-pos-lula-por-luis-nassif

      E há ainda mais do mesmo em comentário que enviei quarta-feira, 11/04/2018, às 02:54 para Luis Nassif no post “Xadrez do pós-Lula e o fator Ciro, por Luís Nassif” de segunda-feira, 09/04/2018, às 00:50, também no blog de Luis Nassif e também de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-pos-lula-e-o-fator-ciro-por-luis-nassif

      E indico também o post “A esquerda que quer voltar ao gueto, por Luis Nassif” de domingo, 06/05/2018, às 08:54, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/a-esquerda-que-quer-voltar-ao-gueto-por-luis-nassif

      Chamo atenção para o post “A esquerda que quer voltar ao gueto, por Luis Nassif”, em razão de comentário que enviei para Luis Nassif segunda-feira, 07/05/2018 às 14:04, e da resposta que Neotupi enviara para mim segunda-feira, 07/05/2018 às 21:58, e de minha réplica enviada terça-feira, 08/05/2018 às 14:52.

      Todos os posts e comentários servem para reforçar a percepção que o PT ficou preso a candidatura Lula e as outras candidaturas estão presas a candidatura do PT. E quem tem domínio da situação é o PT. Nesse sentido, o PT precisa também saber se comportar evitando a crítica desnecessárias aos demais candidatos. É preciso ver que Lula tem muitos eleitores na direita que votam no Bolsonaro. Se o PT criticar muito a candidatura de Bolsonaro o partido acaba perdendo o apoio de parcela dos eleitores de Bolsonaro que votam em Lula.

      Agora, quanto a Ciro Gomes propriamente, embora eu possa fazer alguns elogios a ele, não voto em quem tem a natureza PSDBista. Ciro Gomes embora seja mais incisivo nos posicionamentos tem o mais grave defeito dos políticos do PSDB e que consiste em possuir verdadeiro menosprezo pelo eleitor.

      De todo modo, apesar de não votar nele, vale destacar aqui a defesa que eu faço dele em dois comentários que eu enviei para “O” Anônimo junto ao post “Domingo deprimente” de segunda-feira, 28/10/2013, no blog de Alexandre Schwartsman e de autoria de “O” Anônimo, um colaborador de Alexandre Schwartsman que não se identifica. O endereço do post “Domingo deprimente” é:

      http://maovisivel.blogspot.com.br/2013/10/domingo-deprimente.html

      Em meus dois comentários, eu elogio rapidamente Ciro Gomes em relação ao conteúdo do artigo dele sobre a Petrobras e que é criticado pelo “O” Anônimo. No entanto eu aproveito para enfatizar que como alguém que tem carisma, algo de raro na turma do PSDB, Ciro Gomes tem a tendência a mentir nas falas dele. E como alguém que foi do PSDB ele tem o defeito de além de mentir ter menosprezo pelo eleitor.

      Em geral os políticos do PSDB mentem sem capacidade de convencimento, pois não tem carisma, mas não se importam em mentir porque desprezam o eleitor. No lugar do carisma o PSDB para mentir usam jargões pseudos intelectuais. O Ciro Gomes mente porque como todo o carismático tem tendência a mentir. E mente como o pessoal do PSDB por opção de enganar as pessoas a quem eles desprezam.

      Na campanha de 2002, precisando ir para o segundo turno José Serra não teve receio de expor Ciro Gomes que era o mais forte adversário dele para ir ao segundo turno. Ao mostrar Ciro Gomes tal qual Ciro Gomes era, José Serra o destruiu, mas não em proveito próprio, pois todo o voto de Ciro Gomes foi para Lula no segundo turno.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 17/05/2018

    2. Falou a “imagem de Edwald”

      Troll pago é mesmo uma profissao exitosa… Com nome em inglês entao…

      Acha que somos todos idiotas

  4. Não é o Ciro q tá se auto

    Não é o Ciro q tá se auto sabotando, mas uma parte da esquerda q ainda não caiu a ficha.

    Lula não tem escolha, terá de ser candidato.

    O PT precisa ser mais humilde, percebe-se q uma aprte da sua cúpula tá desesperada.

    Sem a classe média, nenhum candidato vence eleição, pode até ir ao segundo turno, mas não vence.

    E a nossa classe média gosta de ser direita, por isso q do campo progressista o Ciro tem mais chances.

    Já sobre preparo e ver quem seria o melhor candidato, nem se fala, até os outros concorrentes admitem, no mais o discurso é o mesmo.

    As propostas do Ciro são muito mais radicais do q tudo q o PT já fez, não entendo esse ranso todo na esquerda.

    O importante aqui é eleger alguém q recupere o país, pq os golpistas nos afundaram, a cada dia q passa até a parte mais reaionária da classe média vem percebendo a fria em q se meteram.

    Já sobre Bolsonaro, tenho minhas dúvidas, sobre até onde os grupos de interesse irão deixá-lo em paz, tá muito confortável, a mídia nem dá bola, mas dá muito crédito aos seus simpatizantes.

  5. QUEM CONHECE CIRO GOMES, NÃO

    QUEM CONHECE CIRO GOMES, NÃO VOTA EM CIRO GOMES.  O CIRO que aparece todo dia nas notícias, é somente a capa da pessoa CIRO. O conteúdo, bem, o conteúdo, deixa pra lá… Disse e volto a afirmar: Se LULA for proibido pela quadrilha de se candidatar, se eu for votar,  vou votar num japonês:  NUKUDA BUNDA.

  6. Ciro, se fosse realmente

    Ciro, se fosse realmente esperto, teria se viabilizado como vice de Lula. Segundo ele próprio Lula não conseguirá levar sua candidatura até o fim, o que é provável, e a consequência óbvia seria ele ser o candidato. Na hipótese remota de Lula não ser alijado, ser eleito e reeleito, ainda haveria tempo para ele chegar lá, tem idade para esperar. Defensores dizem que ele não aceita isso pois seria humilhação e que Lula o preteriu diante de Dilma. Pode ser verdade, só que político que não consegue administrar essas questões deveria se dedicar a outra atividade. Haddad pediu benção a Maluf, até hoje é cobrado. Humilhante? Não sei, sei que foi eleito numa disputa memorável e não consta ter pago nada mais que o valor da benção. Lula optou por Dilma, não sei se foi a melhor escolha, sei que ela foi eleita e reeleita. A afirmação do articulista é irretocável, Ciro está se comendo pelas beiradas, sem Lula e o PT ele não chega a presidente nunca. 

  7. Que artigo hipócrita! Ciro
    Que artigo hipócrita! Ciro apoiou o PT sistematicamente desde o princípio do governo Lula. Apoiou a Dilma até o fim, enquanto alguns petistas já negociavam cargos e alianças com o novo governo. Quem inviabiliza o Ciro é o próprio PT com sua tara hegemônica. Preferem o protagonismo na oposição a apoiar outro nome da esquerda. Falta noção de país ao partido.

  8. “…não poderá esconder que

    “…não poderá esconder que apoiou Lula, que foi ministro de Lula e que é amigo de Lula. Isto, meu caro Ciro, a direita não perdoará.”

    Perdoaria a Eduardo Campos? Objetivamente, vista a cena de Marte, uma geração de estadistas que se formou pelo campo progressista e conduzia o Brasil a uma independência geopolítica e estratégica foi detida. Muita estratégia sobrepõe-se a pouca e pouca a nenhuma. De pé, em combate, ainda no cativeiro do comando sul, apenas o Presidente Lula.

  9. Ciro Collor Gomes da Silva

    Ciro Collor Gomes da Silva é um mix turbinado dele, do Caçador de Marajás e da BláBlámarina. Uma tragédia pior do que Bolsonaro. Pelo menos já sabemos quem é Bolsonaro. Ciro Collor Gomes da Silva pode ser muito pior pois muda mais de opinião do que cobra muda de pele..

  10. Focar o inimigo

    Enquanto parte da esquerda dispersa energia atacando Ciro Gomes, a direita procura se viabilizar eleitoralmente e o Brasil afunda num abismo de roubalheira,  colonialismo e ações fascistas.

    1. É o Ciro que ataca o Lula e o PT…

      O que é isso, amigo? É o Ciro que, por motivos que todos sabemos, vem atacando o Lula e o PT, há algum tempo. E mais: qual político, com os índices que o Lula tem em todas as pesquisas, abriria mão de ser candidato ou de (pelo menos) indicar o cabeça da chapa. O Ciro faria isso?

      1. Sugiro ver as entrevistas do

        Sugiro ver as entrevistas do Ciro e suas palestras. Ele não ataca o presidente Lula. Sempre lembra que fez parte do primeiro mandato como ministro e o apoiou. Também apoiou governadores do PT, como o Camilo Santana, do Ceará.

        Ciro, porém, não pe petista e tem todo o direito de se apresentar como candidato.

        O fato de alguns analistas acharem que ele é a melhor opção à esquerda, já que Lula será ilegalmente impedido de concorrer (o golpe foi pra isso) não é uma falha de Ciro, é apenas uma constatação que me parece óbvia.

        Que os lulistas continuem apoiando Lula, mas entendam que Ciro não é o adversário.

        Nosso adversário é outro e deveríamos estar combatendo a ele.

  11. Parece que a ficha da
    Parece que a ficha da esquerda ainda não caiu. Não é só o futuro de Lula que está em jogo, é o futuro do país. Ciro é de longe o candidato mais preparado e o único progressista que tem chances reais de vencer num cenário sem Lula. Não tem como ganhar uma eleição presidencial sem votos da classe média, os dois mandatos de Lula, inclusive, foram viabilizados por concessões a este setor. É hora de sermos realistas e pragmáticos, pelo bem do país e do próprio Lula, que será ainda mais massacrado num cenário onde o comando do país esteja a cargo de outro golpista.

    1. Deixa ver se eu entendi

      Lula tem 32% de intenções de votos, ganha em todos os cenarios do 2º turno, e tem que abrir mão de seu patrimonio pra cair nos braços do coronel Ciro Gomes que tem 5% ???? O PT é um partido estruturado, com base social, com 60 deputados federais e 19% da preferencia do eleitorado, e tem que abrir mão de seu candidato pra cair nos braços do PDT, um sigla de aluguel com 19 deputados, quase todos golpistas e moleques de recado de Temer e 0% da preferencia do eleitorado???? Vá sonhando …

  12. Simplismos, simplório artigo

    Não é 8, nem 80.; Não é o maniqueismo, o dualismo: que não vota ou não quer Lula é da Direita. Tais argumentos podem alimentar e realimentar o pensamento dualista, simplificador e idólatra. Nada mais despolitizante do que o culto a uma personalidade e sem perceber que seu tempo passou, tudo passa. As “negociações” atualmente são outras. Os preços são outros. A burguesia financeira teve os maiores lucros na história, os maiores empreiteiros, a que preço? Pra um pouco e inédito prato de comida na mesa dos 40 milhões de miseráveis, excelente, mas sem institucionalizar. Pode virar um curral eleitoral.Ciro é o mais preparado, sempre foi fiel ao PT, Lula e Dilma, que o quiseram, apesar de algumas rasteiras baixas que sofreu.

  13. Ciro está sendo traído pelo seu orgulho. Todas as pontes que per

    Ciro está sendo traído pelo seu orgulho. Todas as pontes que permitiriam a ligação com o PT são implodidas por ele mesmo. Essa estratégia de morde e assopra só funciona na cabeça do Ciro Gomes. Para os dirigentes petistas e a militância do partido as agressões gratuitas do Ciro criam ressentimentos que inviabilizam qualquer diálogo construtivo.

    Essa história de falar que o Lula é um merda e tem moral frouxa, ou então que o PT engana o povo e é um partido cheio de ladrões criaram muita resistência. Isso sem falar dos ataques covardes contra os filhos do Lula, insinuando que eles se beneficiaram do prestígio do pai para se enriquecerem. É improvável uma aliança nessas circunstâncias.

    Ao contrário do que muitos dizem, não é o PT quem dificulta uma aliança com o Ciro, é ele próprio quem dificulta. O que ele quer é que o maior e mais importante partido de esquerda do país rasteje diante dele implorando para ser seu vice. A própria Gleisi Hoffmann tentou conversar pessoalmente com o Ciro, mas o próprio Ciro recusou o diálogo.

    O Ciro é autoritário e arrogante, não aceita opinião de ninguém. Ele quer impor seu ponto de vista atropelando quem estiver na sua frente. Colocar um desequilibrado desses no Planalto é muito perigoso. Ele não é leal a ninguém e despreza a esquerda e os grupos oprimidos. O Ciro se apresenta como de esquerda por mera conveniência eleitoral, para após eleito descartar o apoio recebido.

    Não confio nenhum pouco no Ciro! Ele é um sujeito dissimulado e ambicioso ao extremo. A forma como está se portando diante da prisão do Lula só revela o seu caráter imundo de traidor desleal. Lula foi preso injustamente e está sendo massacrado pela mídia e pela direita, enquanto isso o Ciro fica de braços cruzados torcendo para que os golpistas mantenham o ex-presidente preso injustamente para, com isso, se beneficiar da tragédia do Lula. Isso é nojento.

     

    1. A verdade que o PT não quer

      A verdade que o PT não quer ouvir. Um partido que não sabe fazer autoanálise e dono de uma burocracia burra e centrada no proprio eu

      1. Do que você está falando? quando o PT foi governo foi uma mãe pa

        Do que você está falando? quando o PT foi governo foi uma mãe para todos os partidos e lideranças aliadas. O próprio Ciro Gomes recebeu o Ministério da Integração Nacional responsável pela transposição do rio São Francisco, principal obra do governo federal no nordes para que ele capitalizasse eleitoralmente com a obra. O PT entregou o Ministério do Trabalho para o PDT tendo como ministro o presidente da sigla o Carlos Lupi. 

        Você está reproduzindo o discurso do Ciro, que é um ingrato e mau caráter, que cospe no prato que comeu. Essa história de que o Ciro sempre foi leal ao PT é outra falácia. Ele fez parte do governo, portanto, o mínimo que ele deveria fazer era não trair. É uma coisa básica que ele faz disso um mérito. Se tem um partido que foi generoso com seus aliados, esse partido é o PT, inclusive muitas vezes abriu mão de disputar governos estaduais para prestigiar seus aliandos, principalmente o clã Ferreira Gomes no Ceará. 

    2. Equívoco
      Desculpa, companheiro, mas está totalmente equivocado. É exatamente o oposto. O PT que não quer conversa. É faz questão de quebrar as pontes. Mas felizmente os governadores petistas estão construindo. Essa direção do PT, que é responsável por esse fiasco que virou o PT, quer joga lo ainda mais no chão. Ciro, em todas as oportunidades, não só se mostra aberto e disposto ao diálogo, como chama para o diálogo! Quem mais que ele está deixando orgulho de lado e respondendo aos ataques diversos com a mão estendida e peito aberto? O país precisa de união do campo progressista. É o PT precisa largar o osso, precisa sair do front para realizar a tão tardia autocrítica.

  14. O candidato de direita que,

    O candidato de direita que, apesar de ser reacionário, tenta passar a imagem de “moderado” (Alckmin) está com 5%.

    O candidato preferido do eleitor de direita é o Bolsonaro. Será que Ciro acha que vai conquistar esse eleitor com o seu morde/assopra em relação ao PT? Ou ele desce o sarrafo no Lula e no PT, ou esse pessoal não vai votar nele. Por outro lado, o que ele tem conseguido até agora com a sua estratégia é irritar os petistas e perder os seus votos.

    Ele não percebe que está fazendo besteira?

  15. Muita calma nessa hora

    A direita está sem norte e a esquerda sem sul.

    Pulverização de ambos os lados parece algo imprevisível ao fim.

    O campo progressista tem que se unir, senão, o pior virá.

    É preciso muita humildade e racionalidade neste momento tão delicado da nossa História.

    Românticos à parte, progressistas verdadeiros tem que se unir. Outro cenário parece desolador…

    1. Perfeito
      Perfeitas suas ponderações, Cristian… Parabéns pela lucidez neste momento tão difícil do país. Paixões não nos levarão a lugar algum senão entregar o poder de mão beijada a um governo de direita. A opção Ciro é, de longe, a mais inteligente, objetiva e pragmática na atual circunstância.

  16. Bom de boca

    Já achei o cérebro melhor.

    Sou Lula,

    BRICS, pré-sal, pró-uni, educação, educação e educação, justiça social; e quero é mais, renda mínima (500 paus) para todo cidadão dessa terra, fraternidade e corações desarmados.

    Isso é Lula, sou eu, somos o povo brasileiro!

    LulaLivre

    ZéLivre

    VaccariLivre

    BrasilLivreSoberano

     

  17. Qual o propósito de publicar

    Qual o propósito de publicar artigos como esse? Raso, dissimulado, não acrescenta nada ao debate e fora da realidade, porque na pesquisa mais recente Ciro apresentou um crescimento razoável, que mantido, vai fazê-lo passar a insossa da Marina que está em segundo.

    Acrescente-se que governadores de esquerda movimentam-se para uma aliança com Ciro, e não se trata de abandonar Lula, se trata de pragmatismo político buscando um canditado com discurso nacionalista, desenvolvimentista e oposto ao rentismo.

    E Lula escolheu como vice o empresário José Alencar, a esquerdinha já esqueceu isso?

    1. Excelente
      Excelente, Andre! A militância lulista está cega, até entendo, não é fácil pelo que passamos com Lula preso após o golpe em Dilma. Mas em nome disso entregar o país a direita pelo voto? Estão doidos. Lula abraçou o mercado e a direita. Senão o fosse, não estria preso por suas indicações. Primeiro necessitam fazer a autocrítica, para depois julgar alguém.

    2. Zé Alencar foi uma otima escolha.

      Lula é um conciliador. Escolheu Zé Alencar, Meireles, e outros bichos, no que fez muito bem. Precisava de apoio pra governar, e nunca saiu por ai bravateando dizendo que não era “puxadinho” de A ou de B. Lula é o homem do diálogo, da negociação, da politica. Ciro pode escolher até o Papa, mas pode ter certeza que vai se desentender com ele.É um palhaço.

    3. A esquerdinha não se esqueceu

      Lula livre e vamos pro pau no voto.

      O resto é oportunismo canalha.

      O golpe dado pelo patrão foi em um projeto de governo referendado em 4 eleições consecutivas, como sabem que não ganham nas urnas, meteram a mão grande. 

      Ciro quer o Lula em cana, sabe que só assim tem chance o seu projeto PESSOAL, egoísta e canalha.

      Fala demais esse sujeito, na direção que o vento sopra.

  18. Nessa briga tem um Pancada que pode sari ganhando …

    É ele mesmo. Aquele maluco que diz que sua única filha mulher nasceu de uma fraquejada .. Duvidam? Duvidamos que eles expulsariam Dilma da presidência. Extirparam ela do poder, mesmo tendo ganho a eleição com 54 milhões de votos. Duvidamos que terminariam com o mandato do Haddad no primeiro turno. Pois, colocaram no lugar dele um “engomado prepotente” que nem o próprio partido dele aguenta. Duvidamos que prenderiam Lula. Pois o prenderam SEM PROVAS e lá vão mantê-lo até não sei quando. Aí vcs continuam duvidando que no dia 07 ou 28 de outubro pode levar o pleito um cara que não é nem do PT nem do PDT e muito menos do PSDB … pois brinquem!

     

  19. Ciro se torna a cada
    Ciro se torna a cada investida, um candidato intragável.
    Alguém viu no que Miguel do Rosário se transformou depois de “conversar” com Ciro?
    Tem todo o direito de fazer escolhas, mas não venha com argumentos “coxinha” que não dá.
    Passo!
    E o Camilo Santana? Governador do PT no Ceará?

    1. Eleitos pelo PT e por Lula

      Gleisi tem que falar grosso com esses traidores, que saiam todos do Partido dos Trabalhadores.

      Lula e nós todos não suportamos mais tantos traidores.

  20. Nosso adversário é outro. Chega de fogo amigo

    Ciro se afasta de Lula? A cada entrevista Ciro repete que Lula é inocente, que a condenação foi política e frágil tecnicamente, que Lula foi um grande presidente, que ele (Ciro) respeita o tempo do PT, que ele (Ciro) há 16 anos apoia o governo PT, que é aliado do governador Camilo Santana, do Ceará (que é do PT).

     

    Quem começou com essa de colocar empresário do Centro-Sul como vice foi o Lula, ou vocês esqueceram do José Alencar? Mas o mais curioso é que o nome do Steinbruch saiu como especulação da imprensa, com Ciro não tendo dito que o buscava para vice (perguntado diretamente, disse que seria um bom nome, como aliás já disse que Haddad e outros seriam “bons nomes”).

     

    Esconder que apoiou Lula? Ciro repete que foi ministro de Lula e apoiou os governos do PT em praticamente todas as entrevistas.

     

    Muitos dos novos eleitores de Ciro já votaram em Lula. Não há “assédio sistemático” ao eleitorado do PT quando alguém simplesmente declara seu voto em outra pessoa que não Dom Sebastião/Lula.

     

    Em Estocolmo Ciro só repete o que já disse: o golpe foi feito para tirar o PT do governo federal, a prisão de Lula é continuidade do golpe para impedí-lo de se candidatar, e só em devaneios pode-se acreditar que os golpistas vão deixar Lula se candidatar. Os golpistas foram capazes de prendê-lo sem crime algum! Infelzimente, Lula não será candidato, ou se for, será impedido antes ou depois de uma eventual posse. A palavra “golpe” significa algo para vocês? Ou vocês ainda não entenderam?

     

    Meus caros lulistas, é mais que óbvio que vocês podem lutar pela candidatura de Lua, mas não precisam entrar em guerra com o Ciro pra isso. O #LulaLivre e o #Ciro2018 estão do mesmo lado. Nosso adversário é outro. Antes do fogo amigo, derrotemos nossos adversários.

     

    *Paulo Yönten é professor de História

    1. Amigo? Só se for da onça…

      Diz que Lula nao é preso político, defende que as pesquisas nao incluam o nome dele, tentando invisibilizá-lo, e é amigo?

    2. Esperteza de mais, levou a Temer Presidente !!!!!

      Só digo uma coisa, o PT, e o Lula, querem ser muito esperto, sabe onde esta esperteza levou, TEMER PRESIDENTE, cuidado pra não levar a BOLSONARO PRESIDENTE, ou será que é isto que vcs querem, continuar o SHOWZINHO, de GOLPE, GOLPE, vão a merda o PAÍS precisa seguir em frente.

  21. Um doidivana …

    Esta se comendo pelas beiradas por que é um idiota doidivana que não lidera nem agrega. Só sabe bravatear e chamar os outros de “frouxo”. Pra ele todo mundo é “frouxo”. Só ele é macho. Intragavel. Insusportavel. Sem base soscial. Migrando de sigla em sigla cada vez que arranja confusão por cada uma das siglas que passou.

  22. Mais idolatria?

    Mas quem decidiu que Lula não se canditará foi a Justiça e não o Ciro.

    OBS. O pior é a idolatria cegar a ponto de criticar exatamente o que Lula também fez (Vice-Presidente Empresário).

  23. Truculência total… Pra botar veneno na comida é um pulinho!..

    Acabei de ler no 247: O juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas, no interior paulista, mandou suspender nesta quinta-feira 17 os benefícios do ex-presidente Lula pelo cargo ocupado de 2003 a 2010; o despacho do juiz de primeira instância obriga a União a retirar do ex-presidente quatro seguranças, dois motoristas e dois assessores; a retirada dos benefícios foi solicitada em uma ação popular apresentada por Rubens Alberto Gatti Nunes, advogado e coordenador do MBL

    https://www.brasil247.com/pt/247/sp247/355225/Juiz-atende-MBL-e-manda-tirar-benef%C3%ADcios-de-Lula-como-ex-presidente.htm 

  24. Quem acredita que Ciro Gomes

    Quem acredita que Ciro Gomes irá confrontar globo (mídia golpista) e judiciário e que irá restaurar a soberania do país,  que vote nele. Eu não acredito. Sua vitória nas eleições legitimará o golpe.

    1. E você acha que Lula faria?

      E você acha que Lula faria? Acorda. Ultimamente os petistas estão mais revolucionários e sectários que o PSTU. Nunca pararam para fazer uma autocrítica decente e agora querem cobrar isso dos outros. O discurso de Ciro é muito mais consistente e coeso. É só ver os motivos pelos quais ele mudou de partido. 

  25. Laffitte quem ???
    Não sei quem é ou quais são as intenções deste “articulista”, mas só espero que o GGN não esteja seguindo o caminho do 247 e se tornando um reduto de panfletagem petista. Tenho muita consideração pelo conterrâneo Nassif e não gostaria de ter que me descredenciar deste site. Espero mais inteligência e pragmatismo das esquerdas… Paixões neste momento nos destruirão!!!

    1. Minha resposta

      Normalmente, apenas pela crítica a mim, eu não responderia. Mas você envolveu o GGN e me senti na obrigação de retrucar.
      Sou diretor de cinema. Fui presidente da Associação Nacional de Documentaristas de 2002 a 2005. Sou filiado ao PT desde quase a fundação (não sou fundador porque, com 17 anos na época, eu não tinha título eleitoral). Não sou articulista, apesar de já ter tido textos de opinião publicados em O Globo e Folha.
      Já fiz vários panfletos na minha vida, mas este texto não é um deles. Este texto é apenas a minha observação sobre as formas de assédio que Ciro Gomes vem fazendo tanto na direita quanto na esquerda.
      Fiquei bastante incomodado com a tática da campanha de Ciro Gomes em dizer “Se Lula está preso, vou de Ciro”. Senti-me traído e ofendido. Sim, minha resposta foi um ato passional, mas meus argumentos – considero eu – estão embasados nos fatos.

  26. A quantidade de “imagens de” neste tópico está incrível

    Ilustres desconhecidos aqui, todos defendendo Ciro… Quem tá financiando isso, hem?

  27. Ciro Gomes está “costeando o alambrado”

    Ciro Gomes está “costeando o alambrado”, expressão que ele mesmo gosta de utilizar, plagiando (pois não dá os créditos) o falecido Leonel Brizola.

  28. A unanimidade

    O que esperar se alguém comenta num meio do baixo clero petista e assemelhados? Aplausos? (obs: respeito os  petistas abertos, pensantes, que estão quietos, ou foram postos no ostracismo, tipo André Singer, ou Haddad que marcou encontro com Ciro – podia ser outro fora da seita – ou elogiaram, coo J. Wagner, e logo receberam reprimenda da sábia presidente). Ou gente…

  29. Ilustres desconhecidos aqui

    esse é o espírito de seita, de grupinho fechado dono da bola que censura e insinua quem não é das antiga, quem não é conhecido (todos se conhecem no clube, tem até rede social de amigos do dono). Toda seita é autoritária e não admite diferenças. Ficam em paz ilusória. Mas nada de surpreendente, é das melhores amostras do autoritarismo. Tem pior.

  30. Ciro se afasta dessa esquerda
    Ciro se afasta dessa esquerda sedenta por poder, que manipula a opinião pública e que até agora não discutiram proposta nenhuma, somente paixões. Compram notícias, como a em questão, para tentar manipular a esquerda não pensante.

  31. O cheiro de medo toma conta do PT

    É compreensível todo o alvoroço petista em tentar deslegitimar a pré-candidatura de Ciro Gomes no campo progressista. Ninguém esperava outra coisa do PT na sua tresloucada mania hegemônica. 

    O fato é que Ciro – ao contrário do que pensa o articulista – está comendo sim pelas beiradas, parcelas significativas do eleitorado progressista que sabe não ter tempo a esperar para resolver as questões político/jurídicas do ex-presiente Lula, a quem esse eleitor reputa solidariedade, mas não a ponto de embarcar na tese e oferecer o apoio cego a uma pré-candidatura com graves dificuldades para se consolidar. 

    O país não gira em torno do Lula, muito menos do PT. 

    Ao tratar Ciro como os radicais do partido estão tratando, atestam as críticas que o pedetista vem levantando ao longo do tempo: a natureza do PT só é boa para ser apoiada, para apoiar não é. Sempre encontra uma narrativa conveniente para justificar. 

    Essa prática neo-seitista legitima o pólo contrário mais radical à direita a agir da mesma maneira defendendo a aberração Jair Bolsonaro. 

    Ao PT se oferece tempo para lamber suas feridas, mas não subserviência para ser pautado por suas frustrações atuais. 

    Ciro é alternativa progressista sim. Seu histórico junto ao PT, mesmo nos momentos mais críticos, prova isso.

     

     

  32. Insistência nos Pobres Ataques a Ciro
    Acho uma pena essa cegueira Bolsonariana ou Mblista que se instala no seio da esquerda Petista.
    Caso o candidato não concorde integralmente com o suicídio burro do PT ele é um lixo e dá-lhe adjetivos nele!
    O que Ciro faz hj tem uma diferença pra o que Lula fez em 2002, Ciro tem conhecimento de causa e uma equipe que joga às claras, sem se disfarçar de esquerda puritana, que foi o que Lula fez, então poupem seus ataques e achaques, entrem no debate sem esses jargões típicos dos reais inimigos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador