Ciro lança caravana para firmar candidatura a partir do Ceará

Candidato pelo PDT, ex-governador tem desafios que vão além conquistar votos de Lula e Bolsonaro e, assim como velhos nomes da política, precisa reconquistar eleitor brasileiro 
 
ciro-gomes_1.jpg
(Foto EBC)
 
Jornal GGN – O pré-candidato a presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, percorrerá entre os dias 1 e 3 de março 14 municípios da região do Cariri-Ceará. Será a primeira fase de uma série caravanas que pretende atravessar todo o Estado ao lado do irmão Cid Gomes, segundo informações do jornal local O Povo. O objetivo de Ciro é se firmar como alternativa aos principais pré-candidatos, que também dominam na região: Lula e Bolsonaro.
 
Segundo levantamento do Datafolha, divulgado no final de janeiro, sem o ex-presidente Lula na disputa eleitoral, o deputado Jair Bolsonaro (PSC) aparece na primeira posição com 18% das intenções de voto. Em seguida aparece Marina Silva com 13%, Ciro gomes (10%), Geraldo Alckmin e o apresentador Luciano Huck empatados com 8%. 
 
O que chama atenção, entretanto, na pesquisa feita sem incluir Lula é o aumento de dez pontos no total de pessoas que votariam branco ou nulo, alcançando 32% do eleitorado. Em um eventual segundo turno sem o ex-presidente o cenário é ainda mais grave, com brancos e nulos chegando a quase 70% entre os pesquisados.
 
O dado revela a falta de motivação do eleitorado com os atuais nomes políticos, e esse deverá ser o maior desafio de Ciro Gomes, não apenas se firmar como alternativa a Lula e Bolsonaro. Além disso, o ex-governador do Ceará parece paralisado na colocação da série de pesquisas que o Datafolha vem realizando desde o ano passado. Em setembro, em um cenário sem a participação de um candidato do PT, Ciro já contava com 10% das intenções de voto. 
 
Para conseguir ampliar seu eleitorado durante a “Caravana 12”, como ficou batizada, com o número do partido, Ciro irá contestar às reformas promovidas pelo governo Michel Temer (MDB). e os níveis de desemprego. Sobre a “paralisia” nas pesquisas eleitorais, o presidente do PDT-CE, deputado André Figueiredo respondeu para o jornal O Povo que a candidatura de Ciro, tem crescido sim, entre 1% e 1,5%, e que é preciso analisar o contexto:
 
“Fora Lula e Bolsonaro, todos os outros estão no mesmo patamar, então o Ciro tem uma consistência de crescimento, que com essa estratégia deve crescer, principalmente com a massificação no Interior”, disse acrescentando como qualidade que poderá favorecer o candidato do seu partido a capacidade “formadora de opinião” de Ciro. 
 
“O que temos visto nas pesquisas é muito isso, então temos convicção de que o Ciro é um forte candidato ao segundo turno. Estamos trabalhando para isso.”
 
Uma matéria do jornal El País, publicada nesta quinta-feira (15), analisa também que Ciro precisará medir forças com Alckmin e Marina Silva. Ao mesmo tempo, os três candidatos precisam afastar Bolsonaro e a possível figura de um “outsider” que representaria o novo para conseguir angariar os votos dos insatisfeitos com os atuais nomes. 
 
A reportagem destaca que, segundo pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, 93% da população acha que é preciso formar novas lideranças políticas, só assim o país conseguiria mudar. Além disso, 96% responderam que não se sentem representados por nenhum político em exercício.
 
Alguns analistas acreditam que Ciro poderá ser o maior beneficiado no Nordeste pela ausência de Lula nestas eleições. De fato, o último levantamento do Datafolha, as principais candidaturas que seriam impulsionadas com a saída de Lula nestas eleições são a de Marina, que passa de 8% para 13% e Ciro Gomes, de 6% para 10%. As candidaturas de Alckmin e Huck também sobem, mas pouco, de 6% para 8%. 
 
Vale destacar que, em março do ano passado, durante o discurso de inauguração popular da transposição das águas do Rio São Francisco, o ex-presidente Lula apontou Ciro Gomes entre as lideranças políticas que ajudaram o megaprojeto a sair do papel.
 
“Outro companheiro a quem tenho a maior lealdade e o maior respeito, e eu sei que a Dilma tem, é o companheiro Ciro Gomes que colocou o projeto debaixo do braço e eu sei a quantidade de brigas que ele enfrentou”, disse Lula para uma plateia de milhares em seu principal reduto eleitoral.  
 
Estratégia partidária 
 
Além de tentar impulsionar a candidatura de Ciro, com a caravana no Ceará o PDT busca usar a força local do ex-governador para alavancar uma chapa forte para deputados estaduais e federais. 
 
O partido já está em conversas com prefeitos do interior cearense e deputados estaduais para aumentar o número de filiados. 
 
Leia também: Nelson Motta defende candidatura de Ciro Gomes
 
 
Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se Lula não for , voto
    Se Lula não for , voto Bolsonaro.
    Se está ruim, quero que piore.
    Não tiveram considerações com o país.
    Também não sou obrigado a ter.
    Dane-se ! Voto Bolsonaro.

      1. Como tortura nunca mais.
        O
        Como tortura nunca mais.
        O que estamos passando neste momento é o que para você.
        Estamos num mar de tranquilidade.
        Quer tortura maior.
        Tiraram do poder um mulher honesta para colocarem uma guangue de ladrões.
        Perseguem um presidente e sua família a ponto da esposa não aguentar a pressão e morrer.

        Condenam um presidente sem prova , e para fechar em grande estilo , querem prende-lo.
        Retiraram direito trabalhistas e sociais do povo . Vão mexer na aposentadoria .

        Estão destruindo uma nação , com seus projetos e sonhos para o futuro.

        Quer tortura maior que essa.

        Quando Bolsonaro assumir, se assumir , o trabalho sujo pesado já estará feito. Ele vai atuar no varejo.

        Mandar metralhar a Rocinha, e será aplaudido, porque lá só mora preto e nordestino.

        Tortura já estamos vivendo desde 2013.

        Bolsonaro será mais um besta humana como tantos que tem por aí .

        Ciro Gomes não será diferente dele. Ciro tem a alma tucana.

    1. Brilhante!


      Você é um gênio! Afundamo-nos todos com Bolsonaro e nas próximas eleições entregamos o pais para a direita moderada do PSDB/PMDB… olha que vantagem!

  2. Direitista travestido de “esquerdista”

    Ciro o patinador? Vive patinando em 6% porquê a maioria do povo brasileiro sabe o enganador que ele é. Não é digno de herdar o eleitorado de Lula.

    Lembram-se que ele declarou publicamente que se o Mineirinho fosse candidato a presidente ele se retiraria, tal era a admiração que devotava a este ladrão e homicida de MG?

  3. O amigaço dos coronéis

    O amigaço dos coronéis cearenses, tucano enrustido

     

    vai imitar o Lula e fazer caravana? Para que? Dizer que ele não é o que é????

  4. rs……………tô rindo, mas, me too

    para mim chega de acreditar que é possível derrotar fascistas com leis………………….

    como sempre só se conseguiu com armas, que esteja fazendo o mesmo com o povo na presidência, como ele mesmo já anunciou

    para não restar qualquer outro meio de se livrar deles, a não ser pela mesma arma

  5. Vai dificil,muito

    Vai dificil,muito dificil,dificilimo eu apertar o botão da uma urna eletronica para sufragar o nome de Ciro Gomes.O pior de tudo é que Caetano Veloso,o pé de gelo,em uma artigo de sua lavra sobre o Carnaval bahiano,como sempre,ligando o nada a coisa nenhuma,encaixou Ciro nele,e jogou sobre o candidato,confetes de ouro.Tô fora.Com Caetano Veloso como porta voz de Ciro,nem se Lula pedir.

    1. Ciro Gomes não governa hum

      Ciro Gomes não governa hum ano.Por que?A lingua tem inúmeras serventia,certto.A de Ciro Gomes tem mais a de qualquer um.Eu e meus leais´botões temos serissimas duvidas que Lullla vai apoiar esse camaleão.Fala mal até da sombra,ou vocês acham por que motivos se envolve pessoas de carater duvidosos como Cae Veloso e o nojento do Nelson Mota.Só tá faltando Ruy Castro para completar a trinca de bossais.

    2. Se algum de vocês passasem 15

      Se algum de vocês passasem 15 anos em Santo Amaro onde tive uma propriedade,vocês de fato saberiam quem é Caetano Veloso.Uma pessoa insurpotavel.O povo de SAnto Amaro teem verdadeira ojeriza a ele,e adoram a irmã Maria.Caetano é um ser adormentado pela sexualidade dele.E fim de papo.

  6. Faço votos de sucesso 😉

    Ciro Gomes pensa/va que retirando Lula do tabuleiro seria bem mais facil para ele, pois ele seria o candidato do centro até a extrema esquerda. Mas ele se esquece de uma maxima: não se deve nunca fazer parte daqueles que lincharam Jesus para depois tomar seu lugar no templo, pois sera marcado como mais um traidor.

    1. Na mosca!

      Pois é! Isso me deixa estarrecido! Eu achando que a esquerda era mais esclarecida e tenho a prova que não! Lamentável! Eu que tanto fui chamado de petista, descubro que certas críticas que me pareciam tresloucadas ao petismo, tem seu fundo de verdade.

  7. Ri bastante. Esse coitado

    Ri bastante. Esse coitado ainda acredita que pode virar presidente do Brasil… O que levanta certas questões:

    1) Ele sofre de problemas mentais?

    2) Quem, a essa altura do campeonato, quer ser presidente do Brasil?

    Quero ver a cara de surpresa dele quando não houverem eleições em outubro.

  8. nem paulista nem cearense nem presidente

    Após sair de um dos inúmeros governos do psdb o Ciro fez um ano sabático naquela universidade do tio sam patrocinada pelo senhor ambev, de onde certamente saiu de alma e cérebro lavados.

    Estranhamente este pessoal foge das boas universidades europeias, medo da contaminação dos princípios do iluminismo?

    Ciro pode ser mais dissimulado do juizeco moro vendido descaradamente à extrema direita, mas o dna dele foi contaminado não tenho duvidas somente certezas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador