Cleptocracia matou Nova República, por Luiz Flávio Gomes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Cleptocracia matou Nova República, por Luiz Flávio Gomes

A Nova República (pós-ditadura) está morta! Morreu no dia em que completou 30 anos (1985-2015). A massa rebelada nas ruas (mais de 2 milhões de pessoas, segundo estimativa das polícias militares) falou em impeachment, fora PT e muito (muito mesmo!) em “fim da corrupção”. A causa mortis da Nova República decorre de uma série de complicações (econômicas, políticas, sociais, educacionais, eleitorais, “teatrais” etc.), mas a doença de maior eficácia mortífera chama-se cleptocracia, que significa o Estado governado por ladrões pertencentes às classes dominantes ou reinantes, ou seja, as que dominam o poder econômico, financeiro, político e administrativo do País (esses 4 núcleos serviram de base para o Procurador-Geral dividir a criminalidade organizada “complexa” no petrolão).

A cleptocracia, como se vê, não significa qualquer tipo de corrupção ou de roubalheira (que é uma experiência nacional antiga). Trata-se da alta corrupção, da corrupção praticada por quem tem o poder de comandar grande parcela do orçamento público (do Estado brasileiro). Todos os governos da Nova República (governos de Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma) ostentam a imagem de cleptocratas, ou seja, de ladrões (uns mais, outros menos, mas todos os governos receberam essa pecha ou pelo menos todos foram assim percebidos pela população).

Praticamente todos os grandes partidos políticos estão envolvidos com essa mais nefasta corrupção, que é praticada por quem tem o domínio da nação (econômico, financeiro, político e administrativo). Só com base na delação premiada do Delator-Geral da República (cleptocrata), que é o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa, já são 7 (sete) os partidos dos políticos investigados pelo escândalo: PP, PMDB, PT, PTB, PSDB, SD e PSB. Considere-se, no entanto, que, até o momento, já foram 15 delações. Nas outras 14, feitas por Sub-Delatores-Gerais da República (cleptocrata), muitos outros políticos e partidos estão fartamente citados (já incluindo-se corrupção em outros setores, como o da energia).

Qual a grande farsa que a cleptocracia (especialmente a brasileira) derrubou? A de que haveria ruptura entre a economia (ciência econômica) e a política (ciência política). A tese é do final do século XIX e foi defendida por William Stanley Jevons, León Walras, Anton Menger e Antoine Augustin Cournot, na onda da revolução marginalista (veja Jaime Osorio, El Estado en el centro de la mundialización: 128-129). Para a economia política clássica, que se cristaliza na segunda metade do século XVIII e primeira do século XIX, com François Quesnay, Adam Smith e David Ricardo, a reflexão econômica era inseparável da política, das classes sociais, das formas de apropriação da riqueza social. O que essa farsa tem a ver com a roubalheira na pátria mãe gentil?

Enquanto prosperou a velha tese da separação entre economia e política (entre o mercado e a democracia) só eram visíveis os corrompidos (funcionários públicos e políticos), não os corruptores (os donos do dinheiro e, em consequência, do poder econômico e financeiro). Com a cleptocracia abundantemente evidenciada nos mensalões (do PT e do PSDB) e, agora, no petrolão (acontece a mesma coisa no cartel do metrôSP), passaram a ganhar imensa visibilidade também os corruptores de alto calibre do mundo econômico e financeiro, que se unem frequentemente com o poder político e administrativo para, juntos, numa Parceria Público/Privada entre Poderosos (das classes dominantes ou reinantes) promover a Pilhagem do Patrimônio Público.

Trata-se da criminalidade organizada P7 (Parceria Público/Privada entre Poderosos para a Pilhagem do Patrimônio Público), cujos protagonistas ladrões sempre foram beneficiários do silêncio obsequioso de todos os criminosos do grupo (a máfia chama isso de omertà). Esse silêncio mafioso foi rompido pela primeira vez de forma sistemática pelos membros da criminalidade organizada P7. O resultado (ainda preliminar) já começou a aparecer: 16 empreiteiras atuavam em cartel na Petrobras (segundo o MP), 24 ações já foram iniciadas (19 penais e 5 cíveis), 11 empreiteiros estão presos (além de vários diretores e funcionários da Petrobras), 15 acordos de delação premiada já foram firmados, 54 pessoas estão sendo investigadas, dentre elas 35 parlamentares, dois governadores (Pezão-RJ e Tião Viana-AC) e um ex-governador (Sérgio Cabral) etc. Desfraldados os véus farsantes dos verdadeiros donos do poder (poder econômico e financeiro), sabe-se que o mundo da corrupção cleptocrata (corrupção de alto nível, dos poderosos) é muito mais imundo e profundo do que o povo brasileiro poderia imaginar.

P. S. Participe do nosso movimento fim da reeleição (veja fimdopoliticoprofissional. Com. Br). Baixe o formulário e colete assinaturas. Avante!

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. bo – bagem

    Hoje diferentemente dos 500 anos anteriores se investiga mais os desvios.

    Dai a diferença de percepção quanto ao roubo.

    Hoje o partido na oposição PIG divulga muito o roubo (só dos situacionistas) e o que não sabe inventa tegiversa engana mente.

    Mais uma diferença no volume de percepção do roubo. A globo mesmo sem Abelardo Barbosa continua comandando as massas.

    O que abunda é ódio ao PT. Odio plantado pela oposição que sempre foi mais ladra do que os que ai estão.

    O povo bem? informado bate panela porque a globo mandou. E continua mandando. Dilma está ilhada, sózinha por escolha própria. Acreditou no PIG e iniciou o segundo mandato governando e escolhendo ministério com a pauta do PIG. Em quem será que o zé votou?

    Ainda há remédio. Basta a Presidenta governar com quem votrou nela. E NÃO fazer acordos ou conceder tréguas porque o jogo é de campeonato! 

  2. Game Over

    Desculpe-me se comeco em ingles e prometo ser breve. Existe dum programa humoristico na HBO, ” Last Week Tonight with John Oliver”, e um program muito bom, seguindo a mesma linha de John Stwart, ataca os Republicanos e os democratas, na verdade ataca a todos. Ontem ele comentou por uns 3 ou 4 minutos sobre a situacao no Brasil, incluindo o panelaco. 

    Gosto de imaginar que um dia eu teria a possibilidade de conversar com um cara desses, John Oliver, John Stwart ou Stephen Colbert, e explicar o que esta acontescendo de verdade no Brasil, mas ontem pude perceber que, mesmo que eu tivesse a oportunidade, a explicacao para o que esta acontescendo no Brasil e tao complexa e precisa de tanto tempo que ja nao faz sentido.

    Pois e em 3 minutos o John Oliver explica da maneira dele,  que na verdade e a maneira da Globo o que acontesceu e temos de tirar o chapeu.

    Se a Dilma nao vier e explicar em 2 minutos o que esta acontescendo, F….

    https://www.youtube.com/watch?v=Z29XCQjMEqA

    Triste

  3. Esse tal L. F. Gomes tenta reeditar um sucesso

    de fogo de palha na política que foram J. Quadros aqui, P. Poujade na França da VI Republica, e vários outros que mal deixaram rastros na história.

    Acabam sendo a chave para o poder de grupos cripto-fascistas. No caso do P. Poujade ele foi colocado por fora do jogo por um político-estadista chamado Charles de Gaulle. Mas faltou pouco…

  4. Não se trata da corrupção.

    Não se trata da corrupção. Isso é retórica.

    Se realmente estivessem preocupados com a corrupão caíam em cima de todo e qualquer um sem olhar a cara ou a cor partidária. Mas naõ, a contrariedade é com o Partido dos Trabalhadores e qualquer coisa que se mexa que pareça um projeto popular de redução de desigualldades com algum viés “de esquerda”. Esses são vistos como “penetras na festa”, não importando que sejam os que mais medidas tonmaram contra a corrupção.

    Não adianta dizer pra eles que a corrupção é um crime do códiigo penal que deve ser combatido como outro qualquer, com repressão qualificada e medidas de prevenção. Igualzinho ao homicídio, à lesão corporal, ao dano, ao perigo, etc. Não adianta dizer pra nenhum deles que se manifestar contra a corrupção sem nenhuma proposta é o mesmo de faazer uma manifstaçao contra o homicídio, a lesao corporal, etc.

    Mas na cabeça deles eles “têm” uma proposta, que é derrubar o Partido dos Trabalhadores. No bestunto deles o PT é sinônimo de corrupção, não importando também que todos os principais partidos tenham recolhido fundos de campanha junto a empresas. Pra eles só PT tem algum “projeto de poder”; e necessarimente demoníaco por ser “de esquerda”.

    Foi essa, portanto, a condensação que foi forjada nos últimos anos sem nenhuma resistência: esquerda=PT=corrupção. Com a Dilma os maus ventos da economia ainda fizeram a propaganda incorporar mais um significado: a incompetenccia, mesmo com o país tendo sido o terceiro a mais crescer em 2013 e terminar 2014, a despeito de toda campanha negativa, com emprego recorde e inflação dentro do combinado….

    Com quatro derrotas eleitorais é evidente que quem não sabe o que é democracia só sente o ódio crescer sem entender o porquê.

    1. É o método, meu caro…

      O PT personificou o método da canalhice, no qual tudo se justificam quaisquer falcatruas em nome da justiça social. Não é possível acreditar que a corrupção não era repudiada antes. Eu mesmo critiquei as ligações espúrias do PSDB com o PFL, e veja só, votei em Lula em 2002… para acordar do voto com o escândalo do mensalão. Então o PT não teve sua chace? Não ganhou um voto de confiança após o próprio mensalão, elegendo novamente Lula? Dilma não foi reeleita, mesmo com margem pequena e grande resistência?… não, meu caro. Sua análise está errada. O povo simplesmente não aceita mais as desculpas esfarrapadas como justificativa para a roubalheira. E demoniáco não é ser de esquerda, é ser de esquerda cega, que defenda a corrupção, as ligações do PT com direitistas, que esqueça tudo o que a esquerda defende apra defender apenas o projeto de poder do lulopetismo! Esse sim é o mal ou mau (mesmo)…

      1. Sem essa de “método” e

        Sem essa de “método” e “projeto de poder petista”. Isso é a mais pura propaganda política. Não tem nada de análise nisso. Pura empulhação. Sabe-se muito bem em que tipo de subintelectualidade ela é cerebrinada. Quase sempre de exesquerdistas fazendo exercícios de projeção do próprio passado de militancia.

        Todos os partidos políticos buscam adquirir e exercer o poder, ora ora… Isso é assim aqui e em qualquer lugar. Todos os principais partidos brasileiros (com as exceções conhecidas) recolhem fundos de campanha. Mas isso não “interessa”, não é?

        A corrupção deve ser combatida como qualquer outro crime do codigo penal, com repressão qualificada e certa, prevenção e melhoria nas instituições pra inibir a prática. Imaginar que todos um dia serão ou deverão ser “franciscanos” é ridíulo. Pior ainda é supor que nno passado era assim ou mesmo um pouco melhor. Some-se a isso essa conversa mole de que a doação ao partido x é do bem e a doação ao partido y é do mal e temos um perfeito engodo para enganar os trouxas mais vulneráveis; a massa de manobra.

        Tudo conversa de criança.

        E é por isso, e não por outra razão, que essas “tiorias” fazem tanto sucesso. Elas oferecem uma “explicação” simples, fácil de ser repetida  e assimilada por quem não sabe nada de nada e quer acreditar que está falando algo acrescentador sem se preocupar um mínimo em raciocinar. Quando no mesmo salão outros repetem a mesma bobagem o mecanismo de asseguração entra em ação e a asneira fica parecendo algo sério. Por isso tanto ódio quando alguém contesta “verdades” tão profundamente rasas.

        1. Empulhação

          A Conversa de adultos é justificar a corrupção como um meio para garantir políticas sociais? Aonde foram parar os idéias de esquerda? Ou ainda, qual o referencial moral usado para justificar tamanho roubalheira? Delubio, e agora Vaccari cobravam pedagio de empresas. Não e um método? Justifique com sua madura análise sem admitir que o PT DEIXOU simplesmente de ser justamente um representante do povo. Tornou-se o que sempre críticou, um representante de interesses de empresarios ligadas ao esquema…. Simples, transparente, patético…

  5. Cleptocracia investigada. E

    Cleptocracia investigada. E pela primeira vez, o que significa aprimoramento do país. Se continuássemos com FHC e seu engavetador a Nova República sobreviveria?

    Então é esconder a roubalheria?

  6. Só este cara mesmo para

    Só este cara mesmo para acreditar em dados da policia militar, principalmente a PM paulista. Se a insuspeitissima FSP, com calculos matematicos de m2x7pessoas concluiu que no trecho ocupado pelos manifestantes caberiam não mais que 210 mil pessoas e mais os numeros inflados das PM’s estaduais, com muita boa vontade poderia chegar-se a um milhão. A menos que a FSP tenha mudado de lado…

  7. Grande bobagem!Errou!Nem a

    Grande bobagem!

    Errou!

    Nem a revolução francesa que MUDOU ATÉ O CALENDÁRIO, GUILHOTINOU PODEROSOS, conseguiu se livrar de mazelas INERENTES AO SER HUMANO!

    O que se deve ter são estruturas de auto-correção!

    Detesto dizer isso: Errar é Humano!

    O que se viu foi 2.000.000 de pessoas que trocaram o CONHECIMENTO por INFORMAÇÃO!

    Informação é como opinião, diferente de conhecimento que tem bases científica!

    Opinião qualquer um tem toda hora sobre tudo, conhecimento leva em conta FATOS HISTÓRICOS e ANÁLISES DIVERSAS!

    Enfim, compraram gato, por lebre politicamente falando…

  8. Análise incompleta

    O articulista esqueceu de dizer que políticos e servidores públicos  só metem a mão grande no dinheiro publico se houver concurso de empresários com os odiosos SOBREPREÇOS, mais conhecidos como SUPERFATURAMENTO; entrega de bens pela metade ou de qualidade inferior; serviços inferiores aos contratados….

    Não,  Dr. Luiz Flávio,  a Nova República não está morta pela gatunagem, mas, diferentemente de todos os outros governos, ela está é fazendo uma limpeza das sujeiras escondidas por governos anteriores.

  9. Querem O “Brasil Deles” de Volta

    O problema não é a corrupção, o problema é que querem o “Brasil deles de volta, com mão de obra, em especial a “do lar”, abundante, mansa e barata, o resto, é o luar em noite de lua cheia, em céu de brigadeiro.  Por isso espumam de raiva e ódio e nem querem ouvir explicações, como meninos e meninas, ranhetas, querem, por que querem, o “Brasil deles” de volta. 

  10. Análise simplificadora e não construtiva

    Esta análise do Luiz Flávio Gomes é de uma simplificação enorme. Não vai na causa original de todo esse estado de coisas: o financiamento empresarial das campanhas políticas.

    Do jeito que ele analisa, todos são jogados na vala comum. Metralhadora giratória. Isso pode desopilar o fígado, mas não ajuda em nada a fazer uma análise construtiva. Daquelas que, mesmo que não explicitem isto, pelo menos ajudem a apontar alternativas de soluções.

    Não leva em conta as diferenças de posturas dos vários governos frente à corrupção. Em que pese o fato de que a atual legislação eleitoral define uma regra do jogo que é claramente anacrônica, e nivela a todos nesse jogo, o fato é que os governos citados tiveram posturas diferentes frente à corrupção. Não é correto nem é justo fazer essa simpificação.

    Quanto aos grupos econômicos realmente poderosos da sociedade civil, e que se aproveitam deesas regras eleitorais anacrônicas, nenhuma palavra. 

    Muito fraca a análise. Tão fraca que nem sei dizer a intenção do articulista ao escrever isto. 

  11. Ato falho.

    O articulista esqueceu-se de citar: o Judiciário, as Forças Armadas, as “imprensas”, as Igrejas, os Clubes de Serviço, os Traficantes de drogas, e os descendentes e agregados dos que acumularam bens neste processo, enfim, todo mundo que se locupletou durante a Colônia, o Império, as Repúblicas A, B, etc, que eu até aqui penso que fizeram parte dos 515 anos de ‘civilização’ brasileira.

    “Deve de ser” porque ele se enquadra em algumas dessas instituições, não necessariamente como corruptor ou corrupto, mas porque sofre de deslexia partidarizada e sempre vê uma só sigla em todo expectro da sociedade clepto-meritocrática que é a brasileira.

    A sua desonestidade intelectual, deve ser, também,  culpa dos ricos ladrões do PT!

    Mais um papagaio bobão e sua bobagem.

     

    P.S. “2.000.000 é meuzovo”

  12. Muito bem observado, mas

    Muito bem observado, mas ingênuo…

    A democracia apodreceu por não conseguir consiliar política e economia. Nos países onde existe educação e ética a democracia ainda atua dentro do armário, de maneira comedida nos seus atos irreveláveis e muito bem punidos quando revelados. Nós apenas tomamos a dianteira de provar que sem estrutura moral-disciplinar, sem ego cívico bem trabalhado, os defeitos da democracia se salientam e desnudam a podridão.

    Ingenuidade é imaginar que tamanha rede de interesses muito bem entralaçados e fortificados pela propina atômica, vai acabar simplesmente por passeatas populares. Muita água vai rolar ainda até que se moralize nossa democracia, ou para que ela esfaleça-se.

     

  13. Discordo das conclusões do

    Discordo das conclusões do autor do texto.  Acredito que além de arranhar superficialmente um assunto tão complexo, apela para uma retórica de fundo moralista;  não contextualiza; não correlaciona fatos, agentes nem situações e de certa maneira dele emana um relativa descrença na própria democracia.

    Será que os trinta anos da Nova República podem ser dissecados apenas por uma variável decerto previsível e até inevitável num regime de plenas liberdades, como a corrupção? Será que a sociedade civil, em especial a classe política e empresarial, o foco da análise, sem os arreios de regimes de força tende a deteriorar em termos morais? Onde no mundo e na própria história existiram nações, seja sob quais regimes, inexistiram apropriações indevidas dos bens públicos?

    Mais importante: onde estão as quantizações,as proporcionalidades e o efetivo peso dos efeitos dessa cleptocracia para justificar essa avaliação tão drástica e amarga?

    A Nova República, um termo cunhado por Tancredo Neves tomado de emprestado da história francesa, foi cunhado para marcar o surgimento de uma nova Era pós-ditadura militar, na qual a democracia seria efetivamente consolidada(antes, era mais um simulacro) a partir de novos parâmetros cuja base seria uma Constituição moderna, portanto adaptada aos novos tempos. 

    A Nova República, se não morreu, está doente. Mas não por causa da cleptocracia alegada. Ficou esclerosada porque somente parte a que se propôs foi concretizado. A Constituinte de 1988 elaborou uma das Cartas mais brilhantes, avançadas e abrangentes de toda a história da humanidade. Basicamente quase todas as provisões e previsões nas dimensões políticas, administrativas, econômicas e sociais foram atendidas. O problema foi a execução. 

    A questão de fundo para que chegássemos aos impasses atuais foi a acomodação. Legislações complementares previstas na Carta até hoje permaneceram no limbo. Até “ontem”, por exemplo, nossos códigos civis e penal era de 1912 e 1940, respectivamente.  O sistema político nunca foi reformado e sua disfunção maior é permitir, oferecer campo aberto, para a corrupção, ou cleptocracia nos termos do articulista. A área das comunicações ficaram intocáveis em função dos lobbies. 

    Na realidade, a Nova República já nasceu deformada a partir da constatação de que não houve renovação nos quadros políticos. Todos os grandes caciques que protagonizaram a transição, a começar por Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Brizola, Antônio Carlos Magalhães, José Sarney, para ficar nos mais notórios. eram egressos da política velha, na qual o patrimonialismo, o clientelismo e o coronelismo era o esteio onde se assentava.

    A cleptocracia foi apenas efeito, não causa. 

  14. É, este artigo explica muitas

    É, este artigo explica muitas coisas. Este senhor foi proprietário de uma das maiores redes de ensino para concursos jurídicos.

  15. Só mesmo o Dr.Luiz Flavio

    Só mesmo o Dr.Luiz Flavio para acreditar que mais de 2 milhoes de manifestantes foram às ruas ontem para derrubar a velha Republica, se a propria Folha de SP, com dados matematicos provou ser de 210mil o numero de pessoas na Av,Paulista. Embarcou na informação da PM paulista. É muita ingenuidade. Aliás, nomesmo equivoco embarcou Ricardo Kotscho,  já contaminado pelo virus antigoverno do Herodoto Barbeiro.

  16. Tira o Itamar daí!

    Não tem jeito, todo moralista impedernido é bandido. Mais um bandido moralista. Tá na cara:

    Colocou o Itamar na lista.

    Esqueceu que o governo do PT foi o primeiro que permitiu o inquerito sobre todos.

    Não apontou o fhc como a maior decepção no quesito cleptocracia.

     

  17. Corruptos revoltem-se

        Depois de anos de calma agora acabaram os esquemas, é preciso um nova revolução redentora para salvarem-se todos

    né Zé do detran ?

    http://www.opotiguar.com.br/wp-content/uploads/2015/03/wpid-wp-1426437547006.jpeg

     

  18. o ex delegado que se imagina jurista

    O ex delegado de polícia que se imagina jurista secciona a história da corupção no Brasil, como se fosse um fenônemos adstritos á Nova República… esquece (ou desconchece?) que o Brasil surgiu para o cenário Ocidfental mediante a corrupção do nativos, indigenas coptados pelos navegantes portugueses atravé de espelhinhos e outras bugingangas… É documentado pela historiografia que a “”indenpendência” “gritada pelo mulherengo dom Pedro I custou três milhões de libras esterlinas… esse foi o preço que o embaixador britânico cobrou da corte portuguesa fugitiva das “garras”  napoleônicas… o maior erro do PT, entenda-se Lula, é a subserviências aos “donos do poder” desde a muito “fotografados! pelo Raimundo Faoro… que o Zé Dirceu é escroto, sem caráter e imoral, todos aqueles que o conhecerem nas origens do PT sabem à sobejas.. 

  19. Apenas um bom doutrinador

    Apenas um bom doutrinador, mas não “encherga”  um palmo diante do nariz. É melhor continuar ensinado a interpretação do Código Penal em vez de falar besteira.

  20. Porque será que ele esqueceu de Antônio Anastasia?

    Engraçado, citou o ex-governador Cabral e esqueceu o Anastasia. Por que será?

    Cita o fim do político profissional (sem dizer como fazer), o que concordo, mas esquece da proibição do financiamento empresarial.

    Vai precisar apurar mais a embromation para convencer alguém de que quer realmente mudar algo e não só levar o poder de volta aos bons ladrões.

    Não adianta, o buraco é muito mais embaixo. O sistema político está falido. não adianta mudar nomes e manter as práticas.

  21. Hum…. sei! Primeiro você errou os números.

    E a mídia????????????????

    Se a  mídia não estivesse fazendo lavagem  cerebral nesse povo há 12 anos contra o PT e não tivesse feito o chamado pra  rua domingo, acha que teria  210 mil na Paulista?

    Esto povo é só marionete da Globo, Record, Band e SBT. Vi um monte de vídeos entrevistando essa gente e 90% não sabia nem o que estava fazendo  lá. Acho que tinha adolescente pensando que era carnaval. rsss.

    Se a  mídia não tivesse escondido os roubos da PRIVATARIA TUCANA, compra de reeleição, etc,  isto teria acontecido há muito tempo  e com razão verdadeira.  Hoje  se combate  a corrupção e a mídia MENTE o tempo todo pros ignorantes e eles acreditam, pois não sabem nada sobre a história recente do país.

    Dar este sentido de “revolução” a um desfile de tresloucados fantasiados de seleção de futebol extrapolou a sensatez.

    Se empolgou demais.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador