Clipping do dia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

As matérias para serem lidas e comentadas.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alckmin propõe mais do mesmo: quer ser o Temer II

    Brasil 247

    Tereza Cruvinel

     

    Alckmin propõe mais do mesmo: quer ser o Temer II

     

    9 de Dezembro de 2017

    Compartilhe no Google +Compartilhe no TwitterCompartilhe no Facebook

     

    Os ataques  de Geraldo Alckmin a Lula e ao PT na convenção do PSDB estavam anunciados e são óbvios. Com 6% de intenção de votos, o pré-candidato tucano dispara contra Lula buscando tirar votos de Jair Bolsonaro ou crescer na raia do anti-petismo.  Já em matéria de propostas para o Brasil,  enquanto FHC pediu que o partido tratasse de se “reconectar com a vida”, oferecendo soluções simples e objetivas para os problemas que as pessoas enfrentam, Alckmin prometeu foi “mais do mesmo” que está sendo feito por Michel Temer: privatizações e PPIs, redução do Estado e do gasto público e reformas neoliberais. “Temos compromissos com reformas que vão dar condições para o Brasil voltar a crescer. Sabemos como chegar lá, acreditamos em políticas públicas perenes, e não em bravatas de marketing.”  Pessoalmente, defendeu o fechamento de questão a favor da reforma previdenciária, embora saiba que a bancada não fará isso. 

    Dificilmente Alckmin não será o presidenciável tucano. Baterá Arthur Virgílio em prévias, se o prefeito de Manaus insistir na disputa.  Com este discurso de candidato a Temer II,  ele piscou para o PMDB e outros partidos governistas que hoje desdenham sua candidatura e flertam com a do ministro Henrique Meirelles, que até o descartou como candidato do governo.  Mas atacando Lula com a estridência de hoje, quando disse que ele pretende “voltar ao local do crime” ,  e prometendo  fazer o mesmo que Temer faz,  as chances de sedução eleitoral são baixíssimas.

    Os votos do eleitorado anti-petista já foram capturados, em grande parte, por Bolsonaro, gerando sua polarização com Lula. Para crescer na raia do centro, restaria a Alckmin investir num discurso de moderação,  na promessa de uma pacificação política que permitisse ao país enfrentar os problemas mais urgentes e agudos, e um tal discurso seria mais coerente com sua personalidade.  Mas,  pela toada da fala na convenção, ele está mais propenso a disputar com Bolsonaro o papel de anti-Lula.   Uma aposta arriscada. Primeiro, porque o deputado de extrema direita  chegou primeiro e consolidou-se nesta seara. Depois, porque Alckmin não convence no papel de radical.

    O discurso que os tucanos precisam treinar é outro.  Precisarão explicar o apoio ao golpe, a participação no governo Temer e o quê mesmo fariam de diferente para tirar o pais do buraco,  além de dar continuidade à agenda do atual governo.

    https://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/331368/Alckmin-prop%C3%B5e-mais-do-mesmo-quer-ser-o-Temer-II.htm

  2. Dilma se solidariza a Cristina e diz que ela e Lula resistirão

    Brasil 247

    Dilma se solidariza a Cristina e diz que ela e Lula resistirão

     

    “Tratamos de discutir a estratégia de combate ao sistemático lawfare – o uso da lei e da máquina judiciária como arma política contra adversários – a que vários líderes políticos, como ela, eu e o presidente Lula, estão sendo submetidos na América Latina, num esforço de desgaste permanente e intimidação”, escreveu a presidente deposta Dilma Rousseff, após visitar Cristina Kirchner, que, assim como Lula, vem sendo alvo de abusos judiciais; “Cristina é uma líder política forte e uma guerreira incansável na defesa dos interesses do povo argentino. Ela está disposta e firme em resistir. Como todos nós”

    9 de Dezembro de 2017 às 20:09

    Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima

    Por Dilma Rousseff, em seu facebook

    Estive esta tarde com a senadora Cristina Fernandez de Kirchner, em Buenos Aires. Vim trazer minha solidariedade e conversar com a ex-presidenta da Argentina, uma amiga querida de muitos anos. 

    Tratamos de discutir a estratégia de combate ao sistemático lawfare – o uso da lei e da máquina judiciária como arma política contra adversários – a que vários líderes políticos, como ela, eu e o presidente Lula, estão sendo submetidos na América Latina, num esforço de desgaste permanente e intimidação.

    Cristina é uma líder política forte e uma guerreira incansável na defesa dos interesses do povo argentino. Ela está disposta e firme em resistir. Como todos nós.

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/331374/Dilma-se-solidariza-a-Cristina-e-diz-que-ela-e-Lula-resistir%C3%A3o.htm

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador