Clipping do dia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

As matérias para serem lidas e comentadas.

As matérias para serem lidas e comentadas.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Do Tijolaço:
    Os agro-otários: vejam o documento da CIA sobre a soja brasileira
    => http://www.tijolaco.net/blog/os-agro-otarios-vejam-o-documento-da-cia-sobre-a-soja-brasileira/
    Por Fernando Brito
    Imagem => http://www.tijolaco.net/blog/wp-content/uploads/2019/03/agrootarios.jpg
    Paula Sperb publica na Folha que, ao menos desde 1973,  “a soja brasileira é encarada pelos Estados Unidos como uma ‘ameaça’ às exportações americanas há pelo menos 46 anos“, com base em documento da CIA recentemente desclassificado.
    Fui atrás e o documento está disponível, na internet, para ser acessado por quem quiser.
    Diz, claramente, que o nosso país se tornaria o principal concorrente dos norte-americanos – e com vantagens imensas – no mercado mundial deste grão, exatamente como é hoje. E que o mercado chinês seria decisivo nesta disputa.
    No entanto, a cultura dos plantadores de soja brasileiros sempre foi de demonizar os chineses, seus compradores, e de idolatrar os norte-americanos, seus concorrentes.
    Vendem em mandarim e falam em inglês, claro que esticando os erres, orrraite?
    Poderiam usar a língua para ler o documento da CIA, no original, e verão que a cultura da soja só se tornou um sucesso por conta do Estado brasileiro: investimento da Embrapa em cultivares adequados, subsídios, logística…
    Os arapongas americanos estavam certos: o Brasil acaba de tomar a posição dos EUA de maior produtor de soja do mundo e é o maior exportador do grão. graças aos “malditos” chineses:
    O Brasil já é o maior exportador de soja do mundo, graças ao apetite chinês. Na safra 2018/19, os chineses deverão importar 103 milhões de toneladas de soja e os brasileiros vão exportar 72 milhões.
    Agora, porém, batem palmas para um energúmeno que vai até mesmo à própria CIA bajular um governo que está na iminência de fechar um acordo comercial com a China onde a principal prioridade norte-americana é garantir preferência de importação da soja norte-americana em detrimento da brasileira.
    Realmente merecem o bobalhão que elegeram.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador