Clipping do dia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

As matérias para serem lidas e comentadas.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Novidade do Departamento de Ciência da Computação da UFMG

    DCC lança plataforma com informações sobre artigos publicados em conferências de computação

    https://ufmg.br/comunicacao/publicacoes/boletim/edicao/resistencia-cotidiana/um-index-para-chamar-de-seu

    Um índex para chamar de seu

    A produção brasileira em Computação pode ser consultada na plataforma CSIndex, que disponibiliza informações sobre os artigos publicados nos últimos cinco anos em um amplo conjunto de conferências internacionais. Os dados, organizados em 15 sub-áreas de pesquisa, incluem autores e suas instituições de origem. Desenvolvido pelo professor Marco Túlio Valente, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, o sistema pode contribuir para que pesquisadores conheçam as publicações de grupos similares em outras universidades e para conectar futuros alunos de mestrado e doutorado com departamentos e grupos específicos.

    “O objetivo não é fomentar rankings de departamentos nem competição, mas prover informações significativas sobre essa produção no país”, explica Valente, que contou com a colaboração do doutorando Klérisson Paixão, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele comenta que bibliotecas digitais e sistemas de currículos como a Plataforma Lattes favorecem acesso rápido à produção de determinado pesquisador, mas não foram projetados para informar a produção científica total de um departamento em determinada área ou sub-área do conhecimento.

    Uma das etapas prévias na organização da plataforma foi a definição das principais conferências que seriam monitoradas em cada uma das 15 sub-áreas, bem como de critérios para destacar as mais relevantes. No total dos 154 eventos mundiais que o CSIndex  monitora, 34 são considerados top-conferences, que têm como característica o reduzido número de artigos aceitos. “É bastante difícil publicar nelas”, afirma o professor, que coordena o Grupo de Engenharia de Software Aplicada (ASERG) do DCC.

    Valente informa que as conferências são indexadas no sistema mesmo que não se tenha publicado artigos recentes de autores brasileiros. Considerando a produção em computação no Brasil no período de 2013 a março de 2018, cerca de 700 pesquisadores de diversas universidades brasileiras (públicas, privadas, estaduais e institutos federais) têm sua produção científica registrada pelo CSIndex. A plataforma coleta dados no site DBLP, hospedado na Universidade de Trier (Alemanha), que indexa mais de 3 milhões de artigos, de 1,7 milhão de autores (dados de abril deste ano), com informações bibliográficas de artigos publicados em Ciência da Computação.

    As 15 sub-áreas acompanhadas pelo CSIndex são: Engenharia de software, Linguagens de programação, Sistemas de informação, Interação humano-computador, Redes de computadores, Computação móvel, Sistemas distribuídos, Arquitetura de computadores e Processamento de alto desempenho, Bancos de dados, Recuperação de informações e Web, Mineração de dados e aprendizado de máquina, Inteligência artificial, Algoritmos e complexidade, Segurança e criptografia e Visão computacional.

    Leia mais, no link acima

  2. Brasília: filas em todos os postos!

    Desde ontem à noite começaram a se formar filas em alguns postos aqui no DF, notadamente nos que estavam com os melhores preços. Mas agora pela manhã se observam filas em todos os postos da capital. Há um temor generalizado de desabastecimento. Os donos de postos, espertos capitalistas selvagens, já vendem a gasolina a 4,88 no cartão e 4,78 no débito.

    Mas o importante é que a Dilma caiu e o Lula está preso!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador