Clipping do dia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

As matérias para serem lidas e comentadas.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Climão na Europa/Alemanha…..

    Do Der Spiegel
    trad goo:

    http://www.spiegel.de/politik/ausland/muenchner-sicherheitskonferenz-die-befehlsausgabe-des-mike-pence-a-1253629.html

    Talvez houvesse aplausos de uma vez ou outra. Talvez um aplauso rápido e amigável para mostrar o orador na frente da mesa branca que ele pertence. Que ele é um aliado, um companheiro. Mas os europeus não podem aplaudir. Como você deve encorajar um homem que parece elogiar Donald Trump em cada frase?

    Mike Pence alcançou grande domínio nesta disciplina em seus dois anos como vice-presidente dos Estados Unidos. Ninguém presta homenagem ao seu chefe com tanta dedicação como o homem de Indiana. Em Munique, no grande salão do Bayerischer Hof, soa assim: Donald Trump é um “defensor da liberdade”, sob sua liderança, a América é “mais forte do que nunca”, a economia está crescendo, o desemprego é baixo, preços das ações Atravesse o telhado e “a América é mais uma vez o líder do mundo livre”.

    “Sob a liderança de Donald Trump, os gastos militares da NATO aumentou dramaticamente”, diz Pence, ainda, a partir do teleprompter, e há pelo menos duas dúzias de participantes na platéia quando um diplomata norte-americano, à margem da conferência reclama A palavra “Aliados” há muito tempo deixou de ser ouvida na capital dos EUA. “Isso me deixa doente, como se fala em Washington sobre os aliados”, disse um alto funcionário dos EUA.

    O fato de a parceria transatlântica estar na sua pior crise há sete décadas é do conhecimento comum em Munique. Nunca antes o Atlântico parecia tão vasto como estes dias. Em uma das recepções da noite, políticos estrangeiros veteranos discutem se a Otan ainda é forte o suficiente para sobreviver aos dois anos de Trump. Mais seis anos, no entanto, é a rodada de acordo, eles vão sobreviver em qualquer caso.

    América não leva, mas recua.

    E assim é um estranho mundo paralelo que Pence descreve em seu discurso. Ela tem pouco a ver com a realidade. América não leva, recua. Outros estão empurrando para o vácuo deixado pela errática política “America First” de Trump. China, Rússia, mas também o Irã. E os Estados Unidos não lideram, eles dão instruções.

    Pence também usa sua aparência em Munique para dar ordens. A Alemanha e outros países europeus da OTAN devem finalmente atingir a meta de dois por cento da Aliança: “A verdade é que muitos de nossos aliados precisam fazer mais.” Ele descaradamente ameaça os alemães em relação ao controverso gasoduto NordStream 2 com o fim da aliança, se, em última análise tiver apoio. “Não podemos garantir a defesa do Ocidente”, ele diz à sala, “se nossos aliados dependem do Oriente”.

    Mas sua retórica é a mais difícil quando Pence ataca o Irã. Ele acusa Teerã e o chama de “regime assassino e revolucionário” o maior patrocinador do terrorismo mundial. Ele e sua esposa tinham acabado de visitar Auschwitz. Há uma lição extraída do passado: “Se um regime autoritário propaga o anti-semitismo, ele deve ser levado a sério”. Portanto, era hora de os europeus se retirarem do acordo nuclear e pararem de subverter as sanções dos EUA contra Teerã.

    Quem discute com Auschwitz não deixa espaço para negociação. Os europeus na sala reconhecem as instruções dos Trump-Vizes com rostos petrificados. Você percebe o que Pence entende sob a liderança americana: uma dá ordens e outras obedece. Não é sua ideia de associação.

    A sessão usual de perguntas e respostas não foi ignorada por Pence. Assim que o vice-presidente termina seu discurso de teleprompter, ele sai da sala. Não há tempo para argumentos irritantes.

  2. Os Bozominions caíram do cavalo. o Burro encantador ainda continua enganando muitos burros, mas muitos outros burros já debandaram após o laranjal vir à tona do governo.

    “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”. – Abraham Lincoln

    A família Bozo não engana mais ninguém, exceto quem quer ser enganado.

  3. Pense num drone pairando dentro de um ônibus parado. Se o ônibus começar a ser movimentar, o drone que está pairado no seu interior compartilhará o seu movimento ou haverá colisão do drone com as paredes internas do ônibus?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador