Com fim de mandato, Janot admite custos da Lava Jato e entrega Aécio como isca

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em guerra grande contra Michel Temer, o procurador-geral da República usa tardiamente cartas para serem sacrificadas: Aécio Neves
 

Foto: Lula Marques/ Fotos Públicas
 
Jornal GGN – “Quanto valeria para a sociedade saber que a principal alternativa presidencial de 2014, enquanto criticava a corrupção dos adversários, recebia propina do esquema que aparentava combater e ainda tramava na sorrelfa para inviabilizar as investigações?”, disse Rodrigo Janot, o procurador-geral da República que detinha as primeiras acusações contra Aécio Neves (PSDB-MG) em mãos há dois anos e apenas agora colocou na roda da Lava Jato.
 
A frase de Janot foi publicada em artigo assinado propriamente por ele, no Uol, nesta terça-feira (23). O sacrifício de acusar publicamente Aécio carrega um contexto bem definido: o de faltar menos de um mês para a eleição dos procuradores da República a quem comandará a PGR. E, apesar de alguns nomes que figuram como oposição à sua conduta no Ministério Público Federal, o principal adversário é o presidente Michel Temer, que coloca em risco o reinado de Janot na Lava Jato.
 
“[A lista tríplice] tem sido respeitada nos últimos anos, mas não há nenhuma previsão constitucional que me obrigue a seguí-la”, disse Temer, em abril deste ano, em tom intimidatório. A declaração foi aceita pelo procurador-geral como uma tomada para a guerra. 
 
Assim, introduziu Janot em sua bandeira de campanha na forma de “artigo crítico” que ele foi “procurado pelos irmãos Batista”, que trouxeram afortunadamente “indícios consistentes de crimes em andamento – vou repetir: crimes graves em execução –, praticados em tese por um senador da República e por um deputado federal”.
 
Se a “tese” foi frisada para tratar de Aécio Neves, não teve o mesmo “cuidado” para falar de Temer: “Até onde o país estaria disposto a ceder para investigar a razão pela qual o presidente da República recebe, às onze da noite, fora da agenda oficial, em sua residência, pessoa investigada por vários crimes, para com ela travar diálogo nada republicano?”.
 
E alcança, por fim, a resposta para tal dilema e artigo crítico em outra “pergunta”: “Que juízo faria a sociedade do MPF se os demais fatos delituosos apresentados, como a conta-corrente no exterior que atendia a dois ex-presidentes, fossem simplesmente ignorados? Foram as perguntas que precisei responder na solidão do meu cargo”.
 
Preocupado com o “juízo” da “sociedade”, Janot conduz a Lava Jato e as miras das consequentes etapas que dela desdobraram, alimentando a ânsia desta sociedade, que mira as responsabilizações nos petistas “ex-presidentes”.
 
Da mesma forma como deixou claro no início da Operação no Supremo, antes mesmo da primeira “lista de Janot” ser lançada em 2015, de que para que obtivesse o sucesso, as investigações poderiam derrubar nomes e extorquir imagens às custas de polêmicas não constitucionais, o procurador-geral mostra-se disposto a derrubar, agora, nomes da tradição do PSDB com o único intuito de salvar seu legado na Lava Jato.
 
Como um resumo das respostas para as escolhas que tomou durante a seu comando na Procuradoria-Geral da República, Janot disse que “a alternativa” de não concordar com as polêmicas da Operação, como o instrumento de delação premiada, “teria sido muito mais lesiva aos interesses do país”.
 
Disse que, para o caso recente, teve três fortes premissas, admitindo que a Lava Jato foi fora da curva da Constituição: “a gravidade de fatos, corroborados por provas consistentes que me foram apresentadas; a certeza de que o sistema de justiça criminal jamais chegaria a todos esses fatos pelos caminhos convencionais de investigação; a situação concreta de que, sem esse benefício, a colaboração não seria ultimada e, portanto, todas as provas seriam descartadas”.
 
E para as acusações dos irmãos Wesley e Joesley Batista, selou a guerra contra Temer: “a colaboração é muito maior que os áudios questionados”.
 
Na despedida do que é uma quase mensagem de campanha eleitoral, na Procuradoria, ainda que sem ter se recandidatado, finalizou: “estou serenamente convicto de que tomei, nesse delicado caso, a decisão correta, motivado apenas pelo desejo de bem cumprir o dever e de servir fielmente ao país”.
 
Leia o artigo na íntegra de Rodrigo Janot no Uol.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais do mesmo. Ilações e

    Mais do mesmo. Ilações e “disse-que-disse/ouvi dizer/eram pra Lula mas ele não pegou” etc…

    Não explica nem justifica ter sentado em cima do Aécio esses anos todos. Nem porque liberou o grampo criminoso que não continha prova de nada. Nem porque demorou a fazer o mesmo com o Cunha, mesmo com trocentas provas.

    Cara de pau, apenas…

  2. Janot em campanha eleitoral é previsível

    Em 2015, ele fez algo bem parecido: tirou o pó das denúncias contra Eduardo Cunha, à época inimigo público número 1 do MPF. Teve 80% dos votos.

    Vai usar a mesma tática esse ano.

  3. O Temer tem que partir pro

    O Temer tem que partir pro ataque também, se não o fizer vai se danar nas mão do mpf. O presidente tem apoio no stf, na pf e no Senado. É partir pra briga.

    Eu quero assistir “de camarote”, e que perca os dois lados.

  4. Parece uma praga: Todos que

    Parece uma praga: Todos que incentivaram o golpe de uma forma ou de outra estão atrás das grades ou a caminho delas.

    É esperar para ver.

    1. Está faltando os

      Está faltando os marinho.

      Sugiro uma investigação da CVM e MPF sobre movimentações na bolsa e em dólar que poderiam ter sido efetuadas pela globo ou ses acionistas.

  5. Antes tarde do que nunca,se é
    Antes tarde do que nunca,se é isca,MORDÍ,isso não quer dizer q não irei arrebentar o anzol!
    Obs:Ô povo q nunca tá satisfeito,não denuncia,reclama,denuncia,reclama!
    Obs2:A primeira “boa vontade’ de Janot com a legalidade(ou a esquerda)e todos descem a lenha,desse jeito ele não vira casaca de novo, vai pensar”vou ficar por aqui mesmo!”

  6. Um grande articulador no

    Um grande articulador no Congresso precisa saber montar consensos e fechar acordos.

    Na Presidencia da Republica o jogo é outro. É precisa demonstrar PODER sempre e quanto mais arbitrario melhor, tem que assustar, inspirar medio, deixar todos apavorados. Inspirado em Nicoló Maquiavel.

  7. Infelizmente o espírito de

    Infelizmente o espírito de corpo-espinho dos procuradores prevalecerá sobre qualquer resquício de inteligência e ética. Os cretinos fazem história neste país de merrecas. Houvesse, efetivamente, democracia, estado de direito, ética e moral esses janot(as) da vida estariam demitidos há tempos por improbidade administrativa entre tantos outros crimes desde sempre tipificados.

  8. Janot x gilmar

    Seria o gilmar o alvo do janot? Se for, é 7 a 0 para o janot contra o gilmar. Matou o aécio, o temer e o reinaldo aos 48′ do segundo tempo.

    Será que o gilmar está destruido?

    Seu acervo, do gilmar, é de chorar e lamentável; todos os seus maiores amigos estão na cadeia ou próximo, senão vejamos: senador demóstenes, presidente da camara eduardo cunha, presidenciável e senador aécio, presidnete(?) temer, ex- presidenciável e senador serra e finalmente o amigão reinaldo. E ele próprio denunciado ao stf pelo janot  e ferido de morte no “coração” com os acontecimentos mais recentes.

    Incluam o gilmar nas vítimas do janot/lava jato.

    Dizem que o aécio tem crises de choro, e o gilmar….? Tá calado demais.

  9. Reinaldo Azevedo

    Que pediu demissão da Veja por ter sido vazada, divulgada, sem nenhuma razão de ser, conversa grampeada dele com uma de suas fontes, Andréa Neves, acho que pela PGR  em que ele entre outras falas critica reportagem da revista, diz que averiguava a possível candidatura de Janot ao governo de Minas.

  10. esse janot é muito

    esse janot é muito politiqueiro, não engana mais ninguém. Prevaricou com o Eduardo Cunha e prevaricou dez vezes mais com Aécio, o ex-amigo.

     

    E agora? É obvio que todos perdem com essa briga, Janot x Temer x Globo x Democracia. 

     

    isso é um vale tudo pra todo lado, torço para todos se fuderem. estão saindo mais fracos mas os “olofote” não os permitem ver.

  11. Quem acredita em janot…

    Quem acredita em janot acredita em tudo. Há quantos anos vem recebendo denúncia com provas robustas contra aecio e nada fez.

  12. A tatica esta em CRIAR &

    A tatica esta em CRIAR & REPETIR UMA MENTIRA ATE QUE CONVENÇA a quem quer que seja e se deseja, a Historia esta repleta destes EXEMPLOS, na segunda guerra mundial – toda a sua evolução foi construida em sima da MENTIRA pura e simplesmente … !!!

  13. Sinto algo estranho nesses

    Sinto algo estranho nesses movimentos, nessas iscas.

    Nesses pedidos de prisão dos tucanos e golpistas.

    Acho tudo isso cortina de fumaça para chegar ao objetivo principal, Lula.

    Esses caras está aprontando alguma merda com a turma da esquerda.

    Eles não iriam gastar tanta grana do estado brasileiro, com coercitiva, PF robô, viagens ao exterior, Power Point, para depois de tudo, permitir que a esquerda volte ao poder.

    Independente de ser o Lula ou não.

    Aí tem coisa.

  14. Justiça carnavalesca

     Estão se auto destruindo, caindo peça por peça, todos os golpistas estao saindo de cena, justiça esta sendo feita , não pela maos dos homens, restarão apenas os justos,que construiram alicerce, que tem base boa,dessa aberração politica  surgirá o ungido novamente, Deus o abençoe, pareço muito religioso,profetico, mas é isso que estamos vendo, dos golpistas não restará pedra sobre pedra.

  15. Quanto VALEU

    p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 17.0px; font: 14.0px Verdana; color: #333333; -webkit-text-stroke: #333333; background-color: #ffffff}
    span.s1 {font-kerning: none}

    Quanto VALEU para a sociedade saber que o principal membro da PGR, enquanto criticava a corrupção, protegia a principal alternativa presidencial de 2014 e 18, recebia aplausos de quem praticava inconstitucionalidades, que aparentava combater e ainda TRAMOU na sorrelfa para inviabilizar as investigações, até 4 meses atras?

  16. Se o PGR admite que não sabia

    Se o PGR admite que não sabia que Aécio Neves era corrupto – apesar de TODA a imprensa brasileira saber disso há dezenas de anos – , como é que esses desclassificados da PGR e da Lava-Jato querem que os presidentes Lula e Dilma soubessem da cobrança de propina na enorme estrutuira de orgãos, empresas públicas, autarquias etc ligadas ao Governo Federal?  

  17. Quando o óbvio, convenientemente, se torna óbvio

    Nenhuma pegada nova que Janot, Moro e CIA marcarem nessa lama chamada Lava a Jato vai mudar a aparência grotesca do que se fez até aqui. Enquanto se movia o mundo (sem alavancas…) para provar que Lula é o feliz proprietário de alguns pedalinhos, no TSE consta a evolução patrimonial (declarada, então pode ser pior ou melhor, se o não declarado de antes for maior que o não declarado de depois…) de Aécio Neves, entre 2010 e 2014, da ordem de 405%. 

    É irônico que seja necessário a doninha com a boca repleta de penas, para informar que uma raposa come galinhas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador