Com Trump, sobreviventes ao coronavírus podem perder seguro de saúde

do The Guardian

Sobreviventes do Covid-19 podem perder o seguro de saúde se Trump vencer tentativa de revogar Obamacare

Milhões de americanos que sobreviveram ao Covid-19 ou enfrentam infecções futuras podem perder seu seguro ou ser impedidos de obter cobertura, caso o governo Trump revogue com sucesso o Obamacare.

O governo Trump pediu à suprema corte no final da quinta-feira que revogasse a Affordable Care Act – uma medida que, se bem-sucedida, traria um fim permanente à lei de reforma do seguro de saúde popularmente conhecida como Obamacare.

Sob a ACA, as companhias de seguros não podem negar cobertura para condições pré-existentes. Sua abolição significaria que milhões de americanos que tiveram ou tiveram câncer, esclerose múltipla ou outras doenças lutariam para encontrar um seguro.

Qualquer pessoa que se candidatar a um seguro que posteriormente contrate o Covid-19 também poderá ter seu seguro invalidado ou receber cobertura negada no futuro. Se eles pudessem manter seu seguro, eles ainda poderiam receber prêmios mais altos ou ter um tratamento futuro para o coronavírus recusado.

“A abolição da ACA causaria danos tremendos e caos em todo o país”, disse Karen Pollitz, pesquisadora sênior da Henry J Kaiser Family Foundation.

Qualquer pessoa que comprar seguro de saúde que posteriormente contraiu o coronavírus enfrentaria perda de cobertura, disse ela. “Se você comprou o seguro e depois pegou o vírus, não teria sorte”, disse ela.

A abolição da cobertura pré-existente de doenças é especialmente difícil para quem tem o Covid-19, porque pouco se sabe sobre o impacto a longo prazo da doença na saúde. Há evidências de que a doença respiratória causa danos permanentes em alguns pacientes. Aqueles que tiveram a doença e se recuperaram teriam que divulgar seu status para solicitar seguro e poderiam ser recusados ​​para cobertura.

“Pudemos ver dezenas de milhões de pessoas expulsas da cobertura”, disse Pollitz. “Haveria um ataque de inseguro”.

Donald Trump disse que manteria as proteções para pessoas com condições pré-existentes, mas não disse como substituiria as regras existentes se a ACA fosse invalidada.

A suprema corte não agendou uma data para discussões orais no caso, mas espera-se que ocorra no outono e uma decisão provavelmente não chegará até depois das eleições de novembro.

Enquanto isso, os médicos estão procurando uma vacina para o Covid-19, e 124.000 americanos morreram com a doença. Houve uma nova onda de casos em vários estados, e o país atingiu o recorde histórico de 40.000 casos registrados na quinta-feira , segundo dados divulgados por Johns Hopkins.

Horas antes do governo Trump arquivar seu briefing na quinta-feira, Joe Biden alertou sobre o ataque do governo à ACA e disse: “Mais cruelmente, se Donald Trump conseguir, as complicações do Covid-19 podem se tornar uma nova condição pré-existente. . ”

“Alguns sobreviventes sofrerão impactos duradouros na saúde – como cicatrizes no pulmão e danos ao coração”, disse Biden durante um discurso em Lancaster, Pensilvânia.

“E se Donald Trump prevalecer em tribunal, as seguradoras poderão retirar a cobertura ou aumentar os prêmios simplesmente por causa de sua batalha contra o coronavírus”.

Redação

Redação

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

26 minutos ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

1 hora ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

2 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

3 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

3 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

4 horas ago