Como a luta climática global pode ser perdida se Trump for reeleito

The Guardian

Era um dia agradável de junho de 2017, quando Donald Trump subiu ao púlpito no Jardim de Rosas da Casa Branca para anunciar a retirada dos EUA do acordo climático de Paris, o único pacto global abrangente para enfrentar a crise em espiral.

Todd Stern, que era o principal negociador dos EUA quando o acordo foi fechado em Paris em 2015, forçou-se a assistir ao discurso.

“Achei nojento, foi mentiroso do começo ao fim”, disse Stern. “Fiquei furioso … porque aqui temos uma coisa realmente importante e aqui está esse curinga que não entende nada do que está falando. Foi uma fraude.

Os termos do acordo significam que nenhum país pode sair antes de novembro deste ano; portanto, devido a um momento oportuno, os EUA sairão oficialmente do acordo de Paris em 4 de novembro – daqui a 100 dias e apenas um dia após as eleições presidenciais de 2020.

A conclusão da miséria de Stern, e possivelmente qualquer esperança realista de evitar mudanças climáticas desastrosas, repousa pesadamente sobre o resultado da eleição, que colocará Trump contra o ex-vice-presidente Joe Biden, que prometeu voltar ao acordo climático.

A vida útil do acordo de Paris , assinado em uma onda de otimismo em 2015, viu os cinco anos mais quentes já registrados na Terra, incêndios sem precedentes incendiando cidades da Califórnia à Austrália , ondas de calor recorde na Europa e na Índia e temperaturas brotando brevemente além de 100F (38C) no Ártico.

Os cientistas alertam que esse tipo de impacto pode ser um mero aperitivo, uma vez que foram alimentados por níveis de aquecimento global que estão no caminho de triplicar, ou pior, até o final do século, sem medidas drásticas de reparação. O esforço global vacilante para conter as emissões de gases de efeito estufa e evitar mais calamidades depende, em parte significativa, da decisão dos EUA de voltar a entrar na briga.

“A escolha de Biden ou Trump na Casa Branca é enorme, não apenas para os EUA, mas para o mundo em geral lidar com as mudanças climáticas”, disse Stern. “Se Biden vencer, o dia 4 de novembro é um pontinho, como se um pesadelo tivesse acabado. Se Trump vencer, ele fecha o acordo. Os EUA se tornam não jogadores e os objetivos de Paris se tornam muito, muito difíceis. Sem os EUA a longo prazo, eles certamente não são realistas. ”

Quase 200 países deram seu nome aos acordos de Paris, comprometendo-se a enfrentar a emergência climática e limitar o aumento médio da temperatura global a “bem abaixo” 2C acima da era anterior à industrialização em massa começar a bombear enormes volumes de gases que causam aquecimento do planeta na atmosfera. carros, caminhões, usinas e fazendas. Um objetivo mais ambicioso de interromper as temperaturas a um aumento de 1,5 ° C também foi incluído, embora, apenas cinco anos depois, o planeta já esteja rastejando perigosamente perto dessa marca.

O acordo de Paris trouxe importantes emissores em crescimento, como China e Índia, para a busca de fontes de energia mais limpas, em parte devido às urgências de Barack Obama, que alegou que o acordo mostrava que os EUA agora eram um “líder global no mundo”. luta contra as mudanças climáticas ”.

Trump, que certa vez chamou a ciência climática de “fraude”, nunca olhou para o acordo com gentileza, que ele descreveu como um esforço internacional para prejudicar os EUA e deixar a China de fora. Em seu discurso em Rose Garden , Trump observou que ele foi eleito para “representar os cidadãos de Pittsburgh, não Paris”. Na realidade, cada país é livre para escolher seus próprios cortes de emissões sem nenhum tipo de aplicação. “Paris é como um navio, como um copo – você pode derramar água ou vinho nele”, disse Sue Biniaz, ex-advogada do departamento de estado dos EUA que redigiu partes do acordo de Paris. “Não é o design de Paris que é o problema, é que não há vontade política de fazer o suficiente.”

Esforços climáticos abandonados

Na prática, o governo dos EUA abandonou qualquer preocupação com a crise climática há algum tempo, com o governo Trump revertendo mais de 100 proteções ambientais, incluindo um plano da era Obama para reduzir as emissões de usinas a carvão, limites à poluição emitida de carros e caminhões e até padrões de eficiência energética para lâmpadas. Em uma presidência muitas vezes caótica, a posição de Trump sobre as mudanças climáticas tem sido incomumente consistente – a produção americana de combustíveis fósseis deve ser reforçada, regulamentos climáticos restritivos devem ser descartados.

Impressionado pelo crescente alarme entre os americanos sobre a crise climática, Trump está levando essa mesma mensagem para a eleição. “Biden quer re-regular maciçamente a economia de energia, voltar ao acordo climático de Paris, o que mataria totalmente nossa energia, você teria que fechar 25% dos seus negócios e matar o desenvolvimento de petróleo e gás”, disse o presidente este mês, sem citando evidências, como ele anunciou outra reversão , desta vez de avaliações ambientais de dutos, rodovias e outras infraestruturas.

Apesar de tudo isso, as emissões dos EUA continuaram caindo, devido em grande parte à queda de uma indústria de carvão que Trump tentou sustentar. As ramificações internacionais têm revelado, no entanto – na ausência de qualquer tipo de insulto positivo dos EUA, as emissões globais permaneceram teimosamente altas e a maioria dos países está atrasada em relação às ações prometidas.

De acordo com o Climate Action Tracker , apenas Marrocos está agindo de forma consistente com os objetivos do acordo de Paris, com o aumento da temperatura global acima de 3 ° C até o final do século, mesmo que as promessas atuais sejam cumpridas. Paris deveria ser apenas o começo – os países devem aumentar continuamente seus níveis de ambição até que sejam evitados os estragos mais extremos da mudança climática, como inundações, ondas de calor, falhas de safra e a perda de recifes de coral.

“Houve menos vontade política de outros países para tomar medidas até certo ponto, porque os EUA não estão pressionando por isso”, disse Biniaz. “Durante os primeiros quatro anos de Trump, é mais fácil dizer que é provável que seja uma aberração, um desvio de curto prazo, mas se forem oito anos, é mais difícil manter unida a coalizão de países que se preocupam com isso.”

‘Outro meteorito está chegando’

Outros quatro anos de um governo Trump desinteressado pela crise climática podem atrasar uma redução global de emissões em uma década, segundo uma análise publicada , tornando quase impossíveis as chances de atingir os objetivos de Paris.

Hakon Saelen, economista ambiental da Universidade de Oslo que liderou o estudo, disse que a retirada dos EUA é um “grande golpe significativo” para a mitigação da crise climática. “O mundo não pode se atrasar se a meta 2C for atingida”, disse ele. “Nosso modelo indica que a chance de alcançá-lo já é muito baixa, mas próxima de zero com outro termo de Trump”.

Mas mesmo com um governo Biden engajado, que de alguma forma é capaz de fazer o Congresso concordar com um plano de US $ 2 bilhões para transferir os EUA para energia renovável, o desafio é imenso. O mundo hesita em reduzir as emissões há tanto tempo que apenas uma revisão rápida e sem precedentes da maneira como viajamos, geramos energia e comemos manterá a humanidade dentro dos limites de segurança descritos em Paris.

O mundo terá que reduzir as emissões em mais de 7% ao ano nesta década para ter alguma esperança de atingir a meta de 1,5 ° C, de acordo com as Nações Unidas . Esse corte anual será possível este ano apenas com a devastação da pandemia de coronavírus, que atingiu grande parte da economia global. Um caminho mais sustentável para a descarbonização precisará ser imediatamente identificado e implementado.

Quanto mais quente fica, pior fica e os alvos [de Paris] estão em um nível em que as coisas vão ficar muito ruins”, disse Zeke Hausfather, diretor de clima e energia do Instituto Breakthrough . “Não queremos que as pessoas desistem da esperança, a raça humana não se extinguirá no 2C, mas essa é uma barra desnecessariamente alta. Ainda existem grandes ameaças e muitas boas razões para manter o aquecimento abaixo disso.

Stern disse que os eleitores americanos estarão naturalmente “focados em supersônicos” no coronavírus e nas consequências econômicas. “Mas a mudança climática não pode ser esquecida nesta eleição”, disse ele. “A crise da Covid nos mostrou que os países podem fazer coisas notáveis ​​em pouco tempo quando acreditam que precisam. Isso nos mostra que precisamos de líderes que também entendam o que precisamos fazer sobre as mudanças climáticas, porque esse é outro meteorito que está vindo em nossa direção. ”

Redação

Redação

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

12 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

13 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

13 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

15 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

15 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

15 horas ago