Como funciona a logística de distribuição da vacina da Pfizer nos EUA

Rivais no mercado, UPS e FedEx trabalham juntas para mover as primeiras remessas de vacinas pelo País, menos de 24 horas após a autorização da FDA

Foto: AP

The New York Times

A UPS e a FedEx geralmente competem ferozmente pelos negócios. Agora, os rivais estão trabalhando juntos para enviar a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, a primeira das vacinas a obter a aprovação do governo dos EUA.

As duas empresas de transporte marítimo disseram que colocaram em ação os planos nos quais estão trabalhando há meses, depois que a Food and Drug Administration deu a autorização de emergência da vacina na sexta-feira.

Em um comunicado no sábado, a UPS disse que transportaria doses da vacina de locais de armazenamento em Michigan e Wisconsin para seu centro de carga aérea em Louisville, Ky. De lá, as doses serão distribuídas para hospitais e outras instalações médicas em todo o país usando seu serviço Next Day Air, chegando no dia seguinte à saída das instalações da Pfizer.

“Este é o momento da verdade que estávamos esperando”, disse Wes Wheeler, presidente da divisão de saúde da empresa, em um comunicado. “Chegou a hora de colocar o plano em ação.”

Mesmo antes de a vacina ser aprovada, a UPS começou a enviar kits com os suprimentos médicos necessários para administrá-la, como lenços umedecidos com álcool e seringas, disse Wheeler a um subcomitê do Senado esta semana. A UPS e a FedEx vão dividir a distribuição da vacina em todo o país, disse ele. Após a chegada dessas remessas, todos os locais de dosagem da Pfizer receberão outra remessa da UPS de 40 libras de gelo seco extra para manter as vacinas em temperatura fria.

“Você tem dois rivais ferozes aqui, e concorrentes, na FedEx e UPS, que literalmente estão se unindo para entregar isso”, disse Richard Smith, um executivo da FedEx, ao Subcomitê de Transporte e Segurança do Senado na quinta-feira.

Ambas as empresas disseram que os embarques serão rastreados e monitorados de perto e terão prioridade sobre outros pacotes. Para enviar sua vacina, a Pfizer projetou recipientes especializados embalados com gelo seco suficiente para manter um mínimo de 975 doses resfriadas por até 10 dias. Cada um vem com um dispositivo de rastreamento.

A UPS e a FedEx disseram que também colocarão suas próprias etiquetas de rastreamento nas remessas de vacinas. E Wheeler disse aos senadores que cada caminhão da UPS que transporta as doses terá um dispositivo que rastreia sua localização, temperatura, exposição à luz e movimento. Os caminhões da empresa também terão escolta, disse ele. Não está claro se ele se referia à polícia local ou outros funcionários do governo, ou possivelmente guardas privados, e a empresa se recusou a especificar.

Os kits de administração de vacinas foram montados por McKesson, um fornecedor médico que foi solicitado pelas autoridades federais para atuar como distribuidor centralizado das vacinas e suprimentos, como seringas e lenços umedecidos com álcool. Ao contrário da Pfizer, a Moderna, cuja vacina pode ser aprovada em breve, planeja fazer com que a McKesson embale suas vacinas junto com os suprimentos, disse Smith.

No caso da Pfizer, a UPS planeja entregar os kits – de um local da McKesson em Kentucky – antes da vacina, permitindo que ela identifique quaisquer erros com endereços em seu sistema, disse Wheeler. Os kits contêm uma seringa, substância usada para diluir as vacinas, equipamentos de proteção individual, instruções e frascos de mistura, disse ele.

Os remetentes passaram meses atualizando a infraestrutura de armazenamento refrigerado para a vacina da Pfizer, que deve ser armazenada a menos de 94 graus Fahrenheit. A UPS, por exemplo, tem instalado fazendas de congelamento de temperatura ultrabaixa que são capazes de manter as mercadorias tão frias quanto 112 graus Fahrenheit negativos perto de seus centros de carga aérea nos Estados Unidos e na Europa. Ela também planeja produzir mais de 24.000 libras de gelo seco por dia em seu hub em Louisville. A FedEx também adicionou freezers ultracold em sua rede nos Estados Unidos.

As companhias aéreas também estão se preparando para transportar as vacinas, trabalhando com fabricantes de aviões e a Administração Federal de Aviação para transportar com segurança mais gelo seco do que o normalmente permitido. A UPS também está enviando à agência um arquivo diário de seus voos para que possa ajudar a priorizá-los em detrimento de outros, disse Wheeler. A empresa, disse ele, está em contato diário com funcionários envolvidos na Operação Warp Speed, o esforço federal para acelerar o desenvolvimento de vacinas.

Com as primeiras injeções previstas para serem aplicadas já na segunda-feira, é assim que os estados estão se preparando

Neste fim de semana, 2,9 milhões de doses da vacina Pfizer e BioNTech começarão a viajar de avião e caminhão vigiado de instalações em Michigan e Wisconsin para locais designados, a maioria hospitais, em todos os 50 estados.

Espera-se que as primeiras injeções sejam dadas até segunda-feira a profissionais de saúde de alto risco, o passo inicial em direção ao objetivo de inocular americanos suficientes até a primavera para finalmente deter a disseminação de um vírus que matou quase 300.000, adoeceu milhões e derrubou o país economia, sistema educacional e vida cotidiana. Existem agora mais de 16 milhões de casos de vírus relatados nos Estados Unidos, de acordo com os dados do The Times.

O rápido desenvolvimento da vacina, e a autorização emergencial do FDA na sexta-feira à noite, com base em dados que mostram que ela é 95% eficaz, foi um triunfo da ciência médica, mas muito neste próximo estágio complicado pode dar errado.

Os estados dizem que têm apenas uma fração do financiamento de que precisam do governo federal para pessoal administrar a injeção, rastrear quem recebeu ambas as doses da vacina – um reforço é necessário três semanas após a injeção inicial – e para outras peças cruciais do esforço.

Mas, apesar de todo o planejamento que foi feito e das contingências que foram postas em prática nos últimos meses, ainda há muita confusão. Os estados estão recebendo alocações iniciais de acordo com uma fórmula federal baseada estritamente em sua população adulta, mas muitos hospitais dizem que ainda não sabem exatamente quanto receberão ou quando chegarão os carregamentos. Alguns sistemas hospitalares estão sofrendo com a notícia de que suas alocações iniciais serão muito menores do que esperavam.

Uma razão para a escassez no fornecimento inicial é que as autoridades federais decidiram enviar menos da metade das 6,4 milhões de doses que haviam planejado para a primeira leva.

Embora haja alguma variação entre seus planos, os estados estão planejando seguir as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças sobre quem é vacinado primeiro: profissionais de saúde com alto risco de exposição ao vírus e residentes de lares de idosos e outros idosos centros de cuidados de termo, uma população que morreu do vírus em taxas desproporcionalmente altas.

Na quinta-feira, enquanto um comitê consultivo da FDA debatia se recomendaria a autorização da vacina Pfizer, os primeiros pacotes de suprimentos para administrá-la – cartões de registro de vacinação, máscaras, viseiras, fichas informativas e seringas – chegaram ao UPMC Presbyterian, um hospital em Pittsburgh.

Redação

1 Comentário

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  1. Tudo isso não foi “de gratis”…
    Com certeza a duas concorrentes não precisaram concorrer porque teve muito dinheiro para as duas. A operação warp speed derramou uma montanha de dólares desde o desenvolvimento e produção das novas vacinas até toda a logistica envolvida na campanha de vacinação. As duas empresas nao cairam de para-quedas no processo, estavam se preparando faz tempo.

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