Como investir em ações na Bolsa de Valores

Como investir na Bolsa de Valores é uma dúvida muito comum em tempos em que a Renda Variável vem ganhando cada vez mais espaço. No Brasil, o hábito de investir na Bolsa de Valores não costuma a ser cultivado desde a infância. Dessa forma, muitas pessoas que têm interesse nessa modalidade de investimentos acabam desistindo por medo ou insegurança de aplicar dinheiro em um ambiente desconhecido. Por isso, a importância de se entender como funciona o Mercado de Ações para ter liberdade de escolher a melhor opção.

O que é uma ação?

Uma ação é um título patrimonial que confere ao acionista os direitos e deveres de um sócio. O investidor que possui participação acionária em uma empresa, tem direito sobre os ativos e lucros da organização.

A ação é representada por um certificado de ações, um papel que certifica a propriedade da mesma. No modelo antigo em que a Bolsa de Valores funcionava, o papel era físico. Atualmente os investidores não têm esse papel em mãos, porque as corretoras mantém o registro eletronicamente. Dessa forma, o investidor não precisa mais levar o papel pessoalmente à corretora, esse procedimento foi substituído por alguns cliques em um computador.

O fato de possuir ações de uma determinada empresa e isso implicar em deveres de sócio, não significa que necessariamente o investidor precisará entender e participar dos processos gerenciais da instituição. Ele terá o direito de voto em assembleias apenas se obtiver um tipo de ação específico. A natureza dos ativos se diferencia pelos seguintes motivos:

  • Ações Ordinárias: neste tipo de ação, o investidor tem direito a voto nas assembleias gerais da empresa e também recebe os lucros distribuídos por ela. É uma opção para o investidor que pretende contribuir para a tomada de decisão da empresa.

  • Ações preferenciais: neste caso, o acionista não tem direito à voz nas assembléias, mas tem preferência no recebimento de dividendos. Caso a empresa declare falência, eles também serão os primeiros a serem compensados.

Como investir em ações na Bolsa de Valores

Para saber como investir em ações, o primeiro passo dado por investidores de sucesso é buscar conhecimento sobre a área. Entender a Bolsa de Valores em todos os seus âmbitos é apontado como ponto essencial para que os investidores alcancem seus objetivos.

Para investir em ações, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores, que é a instituição que faz a mediação entre o investidor e a Bolsa, no caso do Brasil, a BM&F Bovespa.

A Bolsa de Valores é o ambiente onde ocorre a compra e venda de ações. No modelo de negociação mais recente, onde os papéis físicos foram abolidos, o acionista pode fazer suas negociações através de uma plataforma chamada Home Broker, de onde suas ordens de compra e venda são enviadas para a Bolsa.

Valor mínimo para investir em ações?

Um questionamento muito recorrente é se existe valor mínimo para investir em ações. A resposta é não. Não existe um valor mínimo preestabelecido para começar a investir. Porém, especialistas afirmam que o ideal é iniciar com uma quantia de R$ 5.000. Dessa forma, o investidor aumenta suas chances de obter lucro, tem mais segurança em seus investimentos e possibilita a diversificação e o manejo de risco.

Investir na Bolsa de Valores pode parecer um grande desafio, principalmente em tempos em que o país atravessa um momento de incertezas. Porém, existem muitos investidores fazendo suas aplicações e obtendo grandes resultados em suas operações. Assim sendo, o Mercado de Ações tem sido uma opção muito considerada para quem ainda não entrou neste mercado.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador