Como melhorar os controles públicos

Coluna Econômica

Uma das grandes discussões de políticas públicas é sobre a os sistemas de controle do Estado brasileiro. Até que ponto será possível simplificar sem perder a eficácia? Até que ponto será factível trocar o modelo atual por outro que permita o controle por resultados em vez do controle por processos?

A repórter Lilian Milena, da Agência Dinheiro Vivo, procurou as respostas junto a Carlos Sampaio, Secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo do TCU (Tribunal de Contas da União).

***

AdmiA administração pública federal tem um sistema de controles interno e outro externo. O interno é constituído pela CGU (Controladoria-Geral da União), responsável pela defesa do patrimônio público e por contribuir com a transparência da gestão. O externo é exercido pelo TCU e Congresso Nacional.

***

Para Sampaio, um dos nós da questão está na peça orçamentária.

Não existem incentivos à economia de recursos. Se num ano, uma instituição pública utiliza menos do que recebe, terá que devolver o valor aos cofres públicos.

Além disso, o contingenciamento de recursos [o pagamento do Orçamento Geral da União em parcelas] prejudica o planejamento. O valor programado é liberado aos poucos, sem garantias de que a quantia aprovada para o determinado ano será entregue no prazo de um ano.

***

O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) resolveu parcialmente o problema abrindo uma conta para cada obra.

Mas o segredo para a boa fiscalização está no planejamento da obra. Depois na avaliação retroalimentando o planejamento. Algo que caminhou com o PAC e, no governo FHC, com o programa Brasil em Ação.

Segundo ele, o Ministério de Desenvolvimento Social é modelar, por ter criado um sistema com 70 pessoas fazendo avaliações permanentes. O mesmo ocorre com os Ministérios da Educação e da Saúde.

***

Sampaio nega que o modelo norte-americano seja mais eficaz

Nos Estados Unidos existe o Inspector General, ou IG. Vários ministérios têm o seu IG, órgãos de auditoria interna, equivalentes ao que se tinha aqui antes da unificação dos CISET [Secretaria de Controle Interno] dos ministérios, que culminou na criação do CGU.

***

Na parte externa existe o GAO (Governament Accountability Office). É uma controladoria vinculada ao Congresso , equivalente ao Tribunal de Contas da União.

Segundo Sampaio, as coisas por lá não são muito melhores. A diferença, segundo ele, é que nos EUA o Congresso exerce firmemente a função de controle.

Em 1990, conta ele, o Brasil já tinha o SIAF (Sistema Integrado de Administração Financeira) enquanto nos EUA conviviam 5 ou 6 sistemas contábeis diferentes nas administrações públicas. Ninguém se entendia

Hoje o Brasil é presidente do Subcomitê de Auditoria de Desempenho da Intosai [Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores], organização de todos os tribunais de contas e controladorias do mundo

***

Mas a grande praga da gestão pública é a Lei 8.666, das licitações. Este é o principal nó no caminho de um sistema moderno de fiscalização. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador