Como o Hamas obrigou Israel a assassinar crianças, por Pedro Doria

Por Pedro Doria, de O Globo
 
500 palestinos mortos nesta última campanha israelense.
 
É inacreditável como um grupo como o Hamas, provavelmente no ponto de maior fraqueza e fragilidade desde sua criação, consegue colocar em xeque o governo israelense. Este é, fundamentalmente, uma mostra da incompetência política não só do gabinete Netanyah como de todo o Knesset.
 
É bonito imaginar que o Hamas está preocupado com palestinos inocentes. Mas não é como opera. Quanto mais civis morrem em Gaza, maior a publicidade que o Hamas conquista. O Hamas não está nesse jogo pensando em curto prazo, seu objetivo não é a formação do Estado Palestino. O que deseja é o fim de Israel.
 
Nenhuma entidade precisa mais do Estado Palestino do que Israel. Os palestinos não irão embora. Pertencem ao lugar e sua população cresce num ritmo maior. Só há três soluções. 1. O fim de Israel. 2. Um estado binacional, que agregue israelenses e palestinos. Em algumas gerações, qualquer característica judaica deste estado vai desaparecer pela pressão demográfica… é o fim de Israel. 3. A criação do Estado Palestino.
 
Israel, obviamente, só tem uma escolha. E só há um caminho: fortalecer Mahmoud Abbas e a Autoridade Palestina. Entra ano, sai ano, a única opção possível continua sendo rigorosamente a mesma. Qual a estratégia de Netanyahu? Ampliar o número de assentamentos, provocar mais os palestinos, não ajudar Abbas. Exatamente o que ganha com sua política passa ao largo da compreensão de qualquer pessoa sensata…
 
Em um momento de fragilidade, o Hamas ataca. De um lado, Israel tem maior capacidade ofensiva e maior capacidade defensiva. Do outro, Gaza tem uma densidade populacional absurda e o Hamas não tem qualquer pudor de usar a população como escudo. Além do quê, só ganha com a morte de palestinos. O resultado destas aventuras será sempre o mesmo: morrerão muito mais palestinos, uma matança aviltante, covarde e inútil.
 
E, politicamente, nada será ganho por ninguém. A não ser, evidentemente, pelos que questionam o direito de existência de Israel.
Luis Nassif

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O erro do segundo paragrafo

    O erro do segundo paragrafo eh assombroso, especialmente para um analista de jornal…  mas como eh da rede golpe…

    Vale a pena ler de novo:

    “É bonito imaginar que o Hamas está preocupado com palestinos inocentes. Mas não é como opera. Quanto mais civis morrem em Gaza, maior a publicidade que o Hamas conquista”…  ele volta a essa burrada mais tarde com “o Hamas não tem qualquer pudor de usar a população como escudo. Além do quê, só ganha com a morte de palestinos”!!!!  Palavras de uma ma fe aa beira do inacreditavel.

    Eh que ninguem no mundo da 5 centavos para o Hamas, ninguem esta preocupado com o Hamas, ninguem da importancia ao Hamas, ninguem fala a respeito do Hamas.  SOMENTE sionistas falam nisso.

    O assunto que esta correndo o mundo eh o que autor ignora.

    Para levar o assunto pro campo da politica, vale ate passar por cima dos “palestinos inocentes” que estao sendo chacinados por Israel!

  2. cínico

    é muito cinismo!!!

    … e o sofisma? … “nada será ganho por ninguém”!

    “ninguém” é o povo palestino e “nada” é como vivem por obra do nazisionismo (uma redundância).

    de fato, a palavra cinismo soa sionismo.

  3. Todo povo que resiste a carnificina chama “terroristas”

    O Hamas em sua minoria com um exército poderoso como tem israel, o Doria tem a coragem de falar que Hamás usa das mortes e atrocidades  para alimentar mais bombardeios!!!!Esse povo da Palestina,  crianças, adolescentes, que foram mortos e assassinados  serão o que futuramente? eu  acho, só acho, que serão futuros Hamás, é só ver o Iraque hoje depois de passados 14 anos da ocupação americana.E, assim  sucessivamente os agressores semearão  os resistentes que levam o nome de terroristas, rebeldes, comunistas etc.Os agressores viraram vítimas pela Mídia sionista, fazem escudos humanos eles dizem.Uma faixa   de 41km de extensão por 12 km de largura  não tem para onde fugir, um holocausto a céu aberto.Mas o Hamas que são agressores!!!!

    1. Maria se nessa idade voce nao

      Maria se nessa idade voce nao consegue entender o que faz do Hamas um grupo terrorista, não ha nda mais a ser feito…rs

      1. Então nos explique sumidade,

        Então nos explique sumidade, o que faz o Hamas diferente dos sionistas? Para mim terrorista é toda aquele que a Paz não interessa devido a fundamentos religiosos e financeiros. MAs acho que pra vc terrorista é só quem se explode né?

  4. Parece aquela história do

    Parece aquela história do cara que foi agredido quando o rosto do agressor bateu violentamente no seu punho fechado.

  5. Claro que os governantes de

    Claro que os governantes de Israel não são burros. As práticas mostram o que eles querem.

    Acabar com a Palestina, aos poucos, sufocante, tirando território.

    De resto, o artigo é todo baseado no ponto de vista de Israel, como se o Hamas quisesse acabar com Israel, o que até pode ser verdade, e como se Israel não quisesse acabar com o povo palestino. E é por não aceitar que quem ele defende possa ser tão presunçoso que autor incorre no erro de avaliação da inteligência dos dirigentes israelenses.

  6. palestina

    Canal de televisâo alemão ZDF mostra em reportagem investigativa que a morte dos tres jovens israelenses

    foi crime comun e reporter israelense admite a censura do estado judeu na imprensa. Video disponivel no youtube, não sei como postar o link, mas basta pesquisar ZDF

  7. Aleluia!!!!!!Finalmente

    Aleluia!!!!!!Finalmente alguém imparcial.

      Assim sendo repito a postagem:

    JOÃO PEREIRA COUTINHO

    David e Golias

    O Hamas é uma organização terrorista e islamita que nem sequer reconhece o direito à existência de Israel

    Sempre que escrevo sobre Israel, há um leitor que pergunta: você é judeu? A pergunta é reveladora. Significa que só um judeu pode ser suficientemente louco (ou sanguinário) para considerar que no conflito israelense-palestino é Israel quem tem razão.

    Isso reflete o ar do tempo, devidamente criado pela mídia. É lógico que Israel não tem razão, dizem. É lógico que Israel sempre quis expulsar os palestinos do seu território. É lógico que Israel não quer a paz.

    Infelizmente, nada disso é lógico e, pior ainda, nada disso sobrevive à história. Sim, a construção de assentamentos na Cisjordânia, pior que um crime, é um erro (obrigado, Talleyrand). Sim, Netanyahu é quase uma “pomba” no seu governo cada vez mais radicalizado.

    E, sim, a direita israelense já não acredita na existência de dois Estados depois da retirada de Gaza (e dos foguetes que o Hamas passou a lançar contra Israel).

    Mas antes de chegarmos a essas tristes conclusões, é preciso dizer três coisas que qualquer pessoa alfabetizada consegue entender.

    Primeiro: o Hamas, que é tratado pelo jornalismo como uma mera “facção” (ou até como um interlocutor válido para a paz), é uma organização terrorista e islamita que nem sequer reconhece o direito à existência de Israel. Um pormenor?

    Não. O essencial. O conflito de Israel com a Autoridade Palestina é um conflito territorial. É uma discussão sobre fronteiras; sobre a soberania de Jerusalém; sobre o destino dos refugiados palestinos; sobre o acesso à água –enfim, uma discussão racional.

    O conflito com o Hamas é um problema ideológico. Basta ler a carta fundamental do grupo. Depois de prestar vassalagem à Irmandade Muçulmana (artigo 2) e de invocar os “Protocolos dos Sábios do Sião” (artigo 32) como argumento de autoridade (um documento forjado pela polícia czarista no século 19 para “provar” o conluio judaico para dominar o mundo), o Hamas não quer um Estado palestino junto a um Estado judaico.

    Quer, sem compromissos de qualquer espécie, a destruição da “invasão sionista” (artigo 28) –do mar Mediterrâneo até o rio Jordão. Os foguetes que o Hamas lança não são formas de reivindicar nada: são a expressão da incapacidade de aceitar que judeus vivam no “waqf” (terra inalienável dos muçulmanos –artigo 11).

    Acreditar no Hamas como “parceiro” para qualquer “processo de paz” é não entender a natureza jihadista do grupo. O Hamas não luta em nome da Palestina. Luta em nome de Alá.

    Segundo: quando se fala nos “territórios ocupados”, Gaza já não está no pacote. Israel se retirou de Gaza em 2005. O território –um antro de pobreza e corrupção– é governado pelo Hamas desde a vitória nas eleições parlamentares de 2006. A partir desse ano, o Hamas entendeu a retirada israelense como uma vitória do terrorismo –e não como o primeiro passo para criar as bases de um futuro Estado palestino.

    Depois de Gaza, viria a Cisjordânia e finalmente a totalidade de Israel. Uma pretensão lunática que, sem surpresas, começou por embater frontalmente com a posição mais moderada da Autoridade Palestina. Resultado?

    Em 2007, o Hamas e a Fatah (uma facção da OLP) viveram uma guerra civil “de fato” que teve de ser freada por”¦ Israel.

    Por último, toda a gente sabe que a solução mais realista para o conflito passa pela existência de dois Estados com fronteiras seguras e reconhecidas.

    Assim foi antes da partição da Palestina pela ONU (relembro a Comissão Peel de 1937). Assim foi com a Partição propriamente dita em 1947. E, para ficarmos nos últimos anos, assim foi em Camp David (2000). Foi o lado palestino que recusou essa divisão –o maior crime cometido por Yasser Arafat contra o seu próprio povo.

    De tal forma que, hoje, já poucos acreditam em divisões. Os líricos falam de um Estado binacional para judeus e árabes (um delírio que ignora, por exemplo, o que se passou na antiga Iugoslávia). Os resignados falam de três Estados: o de Israel, o da Cisjordânia (talvez com ligação à Jordânia) e Gaza (o antro do Hamas).

    Simples meditações de um judeu?

    Não. Para começar, não sou judeu. E, para acabar, não é preciso ser judeu para compreender que, às vezes, e contra as nossas cegas emoções, Golias tem mais razão que David.

    1. “O Hamas é uma organização

      “O Hamas é uma organização terrorista e islamita que nem sequer reconhece o direito à existência de Israel”:

      Eu tambem nao reconheco esse “direito biblico” deles nao…  nem por dinheiro.

      1. Depois desse comentário,

        Depois desse comentário, responder o que?

          Que ele saia do sofá e se aliste no Hamas?

           Não.Claro que não.

           Ele prefere fazer coro com o Hamas na poltrona.

                    Entendi….

  8. Já fiz a mesma pergunta no Huffington Post

    E ninguém me responde.

    – Como se usa uma criança como escudo para se proteger de uma bomba?

    1. A criança não é pra proteger.

      A criança não é pra proteger. É imaginar que o inimigo não irá atirar no bandido com criança perto- e os covardes terroristas faz isso com crianças, asilos, igrejas, escolas e em casa de civis. E se não aceitos depois de jogarem bombas em Israel, as pessoas são acusadas de traição.E sumariamente mortas sem sombra de julgamento.

        Isso funciona uma vez.Duas. Quatro….etc.

             Agora não mais. Vai tudo pro saco.

                   E um dia a história contará quem são esses doentes psicopatas religiosos chamados de Hamas.

    2. Justamente. Como se usa uma

      Justamente. Como se usa uma criança para fugir de uma bomba?

      Ou Israel esperava que os terroristas do lado de lá fosse para um campo de batalha igua a um paintball?

       

    3. usa-se a criança como escudo,
      usa-se a criança como escudo, estando proximo dela, pelo raio de ação de uma bomba, não é necessario se esconder atras de uma criança, basta colocar soldados do lado de uma escola ou creche! qualquer bombardeio, mesmo que acerte em cheio o alvo terá efeitos colaterais ao redor, como crianças são mais frageis a onda de choque e devastadora com as pobrezinhas! o Hamas sabe disso!

  9. Pois é

    Gostaria de que o Sr Pedro conseguisse me explicar porque Israel invade Gaza  com manu-militari, fazendo terra arrasada, e a TV Globo chama isso  EXÉRCITO DE DEFESA DE ISRAEL?

  10. Mas será que o senhor Pedro

    Mas será que o senhor Pedro Doria não consegue raciocinar sobre suas proprias premissas ? Em um determinado trecho ele afirma ” Em algumas gerações, qualquer característica judaica deste estado vai desaparecer pela pressão demográfica… é o fim de Israel.”  

    Portanto, 200 crianças mortas diminuiriam a (vou vomitar) pressão demografica. Mais simples que chuveiros que soltam gas.

  11. Assisti o programa de debates

    Assisti o programa de debates do comediante, polemista e apresentador Bill Maher no último domingo e é exatamente esta a visão do establishment americano. Que pena que tem criança morrendo em Gaza mas os culpados são os seus pais.

    Pode? Pra lambe-bota desumano safado pode. Nesta linha de pensamento Hitler também podia matar judeu. Quem mandou os pais nascerem na Alemanha. Lembrando que este conflito começou porque 3 jovens judeus foram mortos e Israel culpou o Hamas. Em seguida judeus queimaram vivo um jovem palestino mas como isso não foi suficiente mataram mais centenas de palestinos, destruiram suas casas e com certeza vão roubar mais um pedaço da Palestina.

     

    1. Aqui no Brasil tem eleitor

      Aqui no Brasil tem eleitor tanto de Aécio quanto do Dilma que segue a mesma lógica quanto à polícia super equipada e com carta branca para fazer quaqluer coisa, e manifestantes.

      1. Ninguem JAMAIS se “enganou” a

        Ninguem JAMAIS se “enganou” a respeito da policia mais assassina do planeta, “eleitores” nao tem a ver com o assunto, e esta provado que BB’s nao sao “manifestantes”.

        Eh que o processo eh a respeito de BB’s e a empatia geral da nossa querida audiencia de senhoras e senhores com eles vai de zero a nenhuma.  Mesmo que todo mundo ja saiba que Hideki nao eh BB e talvez nunca tenha sido.

        So mais uma salada de assuntos que voce junta pra usar, sem mais em mente que oportunismo.

        1. Os tais BBs são o inimigo

          Os tais BBs são o inimigo público criado pelo Estado e pela mídia para justificar o terror do Estado. Doutrina que Israel usa, que os EUA usa, que todo Estado usa.

          E os eleitores de Aécio e Dilma em geral reforçam esse espantalho que serve ao terror de Estado.

          1. Mais salada ideologica do

            Mais salada ideologica do Leo.  Deve ser sua quinta salada hoje e quadragesima dos ultimos 7 dias.

            Prefiro carne.

  12. 1) Israel poderia sabotar

    1) Israel poderia sabotar esse tal “marketing do Hamas”, parando de produzir cadáveres de gente inocente em escala industrial, não é?

    2) A lógica 1 parece ser a seguinte: um bandido entra na minha casa, rouba, estupra, mata e foge para a casa dele. Eu mando bombardear a região da casa dele, tentando matá-lo, e aos seus filhos, seus pais, seus primos, seus vizinhos, quem estiver passando na rua, a professora dos filhos, quem se dispuser a ajudá-los e etc…Seria isso?

    3) A lógica 2 parece ser a seguinte: eu uso o Hamas como álibi para invadir, matar, conquistar, até que não sobre mais palestinos na região e eu tome conta de tudo. Seria isso?

  13. Conversinha mole

    Se os guerrileiros do Hamas se escondessem em prédios de Tel Aviv as forças armadas de Israel iriam bobardear esses prédios para atingir os guerrileiros?

    Não, claro que não.

    E dessa forma eles ficariam sem opções de ação?

    Não, igualmente não.

    Eles poderiam realizar diversas ações de inteligência para localizar os guerrileiros e atacá-los por terra.

    Afinal não conceberiam que se pudesse matar indiscriminadamente a população civil pelo fato de existirem guerrileiros escondidos entre eles.

    Já pensou um bombardeamento da favela da Rocinha, matando centenas de pessoas inocentes, grande parte  crianças, para sufocar o tráfico de drogas?

    Não tem como evitar de imaginar que a morte de civis serve como retaliação, como castigo indiscriminado a todos os palestinos pelas ações do grupo Hamas.

    Reatliação contra a população civil por causa da ação de grupos de resistência à ocupação era prática comum dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e foi unanimimente condenada pela comunidade internacioanal.

    Não dá para engolir essa conversinha mole de que o culpado é o Hamas.

    Culpado pelas mortes é quem mata.

    1. não tem comparação ação do

      não tem comparação ação do hamas com o de traficantes na Rocinha, comparado bocó!

      sim, se terroristas entrassem em predios em Tel-aviv e não houvessem civis no predios, eles demoliriam o predio, como já fizeram em outra localidades, pois Israel preservar seus cidadãos, e não arriscaria soldados para salvar uma construção!

      as represalias contra civis na segunda guerra também não se compara, pois o hamas comprovadamente coloca suas baterias de foguetes proximas de escolas e hospitais, visando a represalia israelense!  em ultima analise quem dispara contra os palestinos e o proprio hamas!

      por ultimo, na segunda guerra, os soldados usavam uniformes claramente identificaveis, o hamas usa roupas civis, e recentemente até mesmo uniformes da cruz vermelha e do exercito de israel!  

      não tem virgem na zona, Israel mata, e o hamas conta com isso para conseguir manter seu dominio sobre os palestinos!

       

  14. A culpa é da vítima
    Então tá, nessa lógica podemos dizer: Como a vestidinho curto da moça obrigou o “bom moço” a estupra-la.
    Cínico esse Pedro Doria.

  15. Se o Hamas não existisse,

    Se o Hamas não existisse, inventariam algum pretexto pra fazer uma guerra. Aprenderam com os EUA que inventaram até fotos das fábricas de armas de destruição em massa para justificqr a invasão do Iraque.

  16. Filósofo neocon diz que

    Filósofo neocon diz que palestinos morrem por marketinghttp://brasil247.com/+i5810

     “Hamas espera que muitos palestinos morram para dizer que Israel é mau. Isso é puro marketing”, disse Luiz Felipe Pondé sobre o massacre na Faixa de Gaza que já matou 423 palestinos, incluindo cerca de 100 crianças, e deixou mais de 3 mil feridos

  17. Olha outro aqui dizendo que a

    Olha outro aqui dizendo que a guerra não escolhe vítimas e quem não quer guerra não a provoca. Que Israel lança avisos de que haverá bombardeio e o Hamas convence os palestinos a não fugirem e blablabla.

    http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/guerra-a-hipocrisia-quem-nao-quer-nao-provoca/717146/

    Guerra à hipocrisia – quem não quer não provoca

    18/7/2014 15:00
    Por Moisés Rabinovici, de São Paulo

     

     

    Colunista lembra que arsenais do movimento Hamas estão até em escolas, como noticiou a ONU

    Colunista lembra que arsenais do movimento Hamas estão até em escolas, como noticiou a ONU

    Quem não quer guerra, não a provoca. Quem não quer guerra, aceita trégua. Quem quer paz, não rompe cessar-fogo.

    Ontem li, num jornal israelense, que só existe uma forma de vencer a vitoriosa batalha palestina pela opinião pública mundial: morrer mais judeus.

    Não há como não se revoltar diante dos corpos de quatro garotos na praia de Gaza, depois de um bombardeio de caças israelenses.

    Assim é a guerra: os mísseis não escolhem crianças, velhos, mulheres ou soldados, depois de lançados. Os primeiros mísseis desse novo round da guerra sem fim entre árabes e judeus partiram das rampas palestinas em Gaza.

    Por que foram disparados? Porque um garoto palestino foi executado por fanáticos judeus, já presos, depois que três outros garotos, dois israelenses e um americano, morreram ao serem sequestrados por um grupo do Hamas, ainda livre, nem sequer perseguido.

    Choveram mísseis por alguns dias, com Israel alertando: parem com isso. Até que veio a represália, sempre pesada, dois olhos contra um olho, quando o primeiro-ministro é Bibi Netanyahu. Agora Israel avança com tanques para dentro de Gaza.

    Os mísseis não pararam. Se não matam, como os israelenses, é porque são lançados a esmo, sem mira, mas contra a população civil. Se um deles explodir numa escola, ou no reator nuclear de Dimona, terá sido por acaso. Aí mora o perigo de uma tragédia.

    Mas Israel protege sua população, avisando-a quando procurar os abrigos antiaéreos, até mesmo por aplicativo em celular. Mais de 1500 mísseis disparados (e contando), com muitos deles interceptados pelo sistema de defesa Domo de Ferro — e só um morto.

    Ao contrário, o Hamas não parece dar valor à vida dos palestinos. Seus arsenais, agora incluindo foguetes iranianos de longo alcance, estão sob o escudo protetor da população civil: prédios residenciais, hospitais, mesquitas e até a escola da ONU.

    Antes de partir para o ataque, Israel tem telefonado para quem esteja nos alvos, ou lança panfletos, advertindo aos não combatentes que saiam dali, e às vezes ainda avisa a hora em que a volta não terá mais perigo. O Hamas sai às ruas contestando: os avisos seriam uma armadilha israelense.

    Então, os corpos que dilaceram os corações no mundo todo vão sendo enterrados, em dramáticas, trágicas, furiosas procissões.

    Para não ter mortos, só não provocar a guerra. Gaza foi restituída pelo brutamontes general Ariel Sharon na esperança de paz, como o foi todo o deserto do Sinai, ao Egito. Seria o porto da Palestina, unido por túnel à Cisjordânia, se a Autoridade Palestina e o Hamas topassem reconhecer o seu vizinho, Israel.

    Mas essa rejeição é antiga, data da partilha da Palestina, em 1947. Numa das três vezes em que estive com Yasser Arafat, no Líbano e em Gaza, perguntei por que ele não aceitava o possível oferecido em Camp David, mais de 95% de suas reivindicações, e insistia em algo que acreditava melhor, mas incerto e num futuro imprevisível. Resposta evasiva, entendi que ele não podia, temendo ser assassinado. Preferiu lançar uma nova Intifada.

    Voltemos aos mortos. Estive numa creche israelense banhada em sangue depois de um atentado palestino. Estive em Sabra e Shatilla. Fui aos acampamentos libaneses dos soldados da paz franceses e americanos em que centenas morreram com homens-bomba que se explodiram para ganhar o céu e 72 virgens.
    Esse é o valor que um mártir dá a vida. Horror! A hipocrisia está na macabra valorização dos cadáveres, como ações no mercado.

    Uma criança palestina vale mais que três israelenses. E os 200 mil mortos na Síria, muitos deles abatidos por armas químicas? E os 50 mil mortos na guerra do México contra narcotraficantes, até 2006? O genocídio do povo tútsi em Ruanda, em 1994, com 500 mil a 1 milhão de mortos?

    Entre 1987 e 2011, cerca de 1600 palestinos morreram nas lutas internas entre eles próprios. Darfur já enterrou 300 mil corpos, desde 2003. O golpe no Egito deixou 1100 vítimas, no ano passado. Nos primeiros meses deste ano, os islâmicos do Boko Haram mataram 2053 civis. E ontem foi abatido um avião malaio com 295 passageiros.

    Nós, jornalistas, sempre repetimos que, quando começa uma guerra, a primeira vítima é a verdade. Precisamos lembrar também que, numa guerra, as vítimas são inevitáveis, sejam quais forem a nacionalidade, sexo, idade e cor. Destacar um morto de outro, atribuir valores a cada um, beira o racismo.

    O verdadeiro combate é contra a guerra, as guerras; e a luta pela paz.

    <b>Moisés Rabinovici</b>, jornalista, ex-correspondente do Estadão em Israel, atual diretor do Diário do Comércio de São Paulo.

    <b>Direto da Redação</b> é editado pelo jornalista Rui Martins

     

    1. Certo …

      E eu pensando que os moderados haviam desaparecido, esmagados pelo fanatismo dos dois lados. Eis que aparece, ainda que por motivos duvidosos, um texto sensato que se atem aos fatos e que combate o que deve ser combatido. Infelizmente o fanatismo vai vencendo, de goleada, o fanatismo que foca na destruição de lado a lado.

      1. Escudo de palavras

        A prova da barbaridade que você prenuncia (o fanatismo vence) é a existência de opiniões “moderadas” como a sua. O pior inimigo da verdade é aquele que se diz neutro, isento, sensato, equilibrado. Esconde-se atrás das palavras – e pilota sub-repticiamente a ideologia fascista israelense. Malandagem propagandística. Devia envergonhar-se.

  18. Esse texto é uma obra prima

    Esse texto é uma obra prima da contra informação … pode ser usado por qualquer um dos lados. A verdade é que , enquanto raça e religião se confundirem e o humanismo ficar relegado a segundo plano , permanecerão abertas as veias que conduzem ao caos …

  19. Carteira de Identidade, Mahmud Darwish

    Registra-me

    sou árabe

    o número de minha identidade é cinqüenta mil

    tenho oito filhos

    e o nono… virá logo depois do verão

    vais te irritar por acaso?

     

    Registra-me

    sou árabe

    trabalho com meus companheiros de luta

    em uma pedreira

    tenho oito filhos arranco pedras

    o pão, as roupas, os cadernos

    e não venho mendigar em tua porta

    e não me dobro

    diante das lajes de teu umbral

    vais te irritar por acaso?

     

    Registra-me

    sou árabe

    meu nome é muito comum

    e sou paciente

    em um país que ferve de cólera

    minhas raízes…

    fixadas antes do nascimento dos tempos

    antes da eclosão dos séculos

    antes dos ciprestes e oliveiras

    antes do crescimento vegetal

    meu pai… da família do arado

    e não dos senhores do Nujube

    meu avô era camponês

    sem árvore genealógica

    minha casa

    uma cabana de guarda

    de canas e ramagens

    satisfeito com minha condição

    meu nome é muito comum

     

    Registra-me

    sou árabe

    sou árabe

    cabelos… negros

    olhos… castanhos

    sinais particulares

    um kuffiah e uma faixa na cabeça

    as palmas ásperas como rochas

    arranharam as mãos que estreitam

    e amo acima de tudo azeite de oliva e o tomilho

    meu endereço

    sou de um povoado perdido… esquecido

    de ruas sem nome

    e todos os seus homens… no campo e na pedreira

    amam o comunismo

    vais te irritar por acaso?

     

    Registra-me

    sou árabe

    tu me despojaste dos vinhedos de meus antepassados

    e da terra que cultivava

    com meus filhos

    e não os deixaste

    nem a nossos descendentes

    mais que estes seixos

    que nosso governo tomará também

    como se diz

    vamos!

    escreve

    bem no alto da primeira página

    que não odeio os homens

    que eu não agrido ninguém

    mas… se me esfomeiam

    como a carne de quem me despoja

    e cuidado…cuida-te

    de minha fome

    e minha cólera.

  20. Quem são essas pessoas?

    O que um sujeito não faz para “ganhar” a vida…

    Tem gente que por falta de caráter cagueta os amigos e companheiros, outros vendem a mãe, outros aceitam ser cornos para estar próximo da grana da esposa infiel. Tem até pai que ajuda a amante a matar o póprio filho.

    Mas há os que, por dinheiro escrevem o que ele imagina pode alegrar o patrão. Normalmente essas pessoas são também caguetas e cornos, vendem a mãe a preço módico e até mandam matar seus filhos.

    Não há como adjetivar essas pessoas, apenas descrever suas práticas.

     

  21. A pergunta que sempre me faço

    A pergunta que sempre me faço quando leio esse textos sionistas é: para quê um estado judeu?

     

    Um estado que se define como um estado religioso na minha sincera opinião é por si só dispensável. E eu incluo nisso todos eles: judeu, mulçumano, cristão, hindu, budista ou seja lá o que for.

     

    Eu acho surreal o cara eliminar a solução de estado único simplesmente porque o estado deixaria de ser judeu.

     

    O cara não vê que isso é perseguição religiosa no estilo mais medieval da expressão? Esses caras estão em que século?

  22. A única hora que sinto quase

    A única hora que sinto quase vergonha de ser um humano, é quando  vejo essas “pessoas”, para terem sálarios e aparecer na grobo, se colocam no esgoto(se é que um dia foram diferentes). Vitimar o grande assassino, foi, é e sempre será características de humanos servis, escrotos e muito da direita no mundo. Sinto nojo de gente que chora de barriga cheia e, cujos “principezinhos” seus, estão olhando, adquindo cultura excludente, racista da mídia pró USA, pró israel, estes sim, os maiores terroristas mundiais. ESCROTOS.

  23. Hipocrisa

    Um texto hipócrita, absurdo, mas muito informativo.

    Um belo exemplo da falácia sionista: A sobrevivência do Estado de Israel justifica assassinar velhos, mulheres e crianças.

    A culpa é do Hamas. Só podia ser…

     

     

     

     

  24. ….E quem no Ocidente

    ….E quem no Ocidente defende os Direitos Fundamentais dos arabes da palestina, violados por todos os lados?

    Pra mim está aí mais um texto de propaganda de guerra, de contra informação; e nada mais.

  25. Delírio

    É sempre mais fácil culpar as vítimas. Os nazistas foram pródigos nesse discurso. E os sionistas como esse escriba (talvez ele nem perceba que é sionista!) apenas o repetem. E dane- se a credibilidade jornalística!

  26. Parece um texto de um

    Parece um texto de um psicopata dizendo que a palavra “estupro” é o resultado da reação de uma mulher a um ataque sexual, ou seja, se não existisse o HAMAS e os palestinos relaxassem, estaria tudo numa nice.

    O grande sonho mesmo dos israelense e de quem os defende é a tal Solução Final: o extermínio sumário da Palestina, como povo e como estado.

  27. Nenhuma surpresa, vindo de

    Nenhuma surpresa, vindo de quem veio…

    Me lembro dele do tempo do NoMinimo.com, porque ele era meio burro, escrevia umas coisas sem noção.

  28. Não é nada disso

    Pedro Doria equivoca-se. A iniciativa do Hamas não obriga Israel a reagir matando civis; o Hamas não quer que morra o máximo de palestinos em Gaza para assim ter mais publicidade (essa história de que palestinos morrem para fazer marketing parece que contaminou como ebola a cabeça de certas pessoas); Israel não precisa do Estado Palestino; só há uma solução, a criação do Estado Palestino; e, sim, politicamente, o governo israelense ganha com a matança de palestinos.

    Israel tem um serviço secreto famoso mundialmente, o Mossad. Por que não o usa? Por que não infiltra agentes em Gaza? Se agisse assim, poderia reagir prendendo os que o agridem.

    Uma reação fundamentada em serviços de inteligência teria efeitos “colaterais” muito mais restritos, como o assassinato de Osama Bin Laden prova. Portanto, a iniciativa do Hamas não obriga Israel a matar civis inocentes.

    Israel tem sistema de defesa que anula quase que totalmente os ataques do Hamas. Morreram mais israelenses no ataque à Gaza do que por agressões do Hamas ao território judeu. A matança de palestinos, portanto, afora desnecessária, desperdiça vidas israelenses.

    O Hamas, com certeza, com as mortes de palestinos pode ter mais publicidade, mas publicidade negativa. Os palestinos não ficam mais simpáticos ao Hamas vendo seus familiares morrendo por causa da reação israelense às iniciativas do Hamas (se é que a história está bem contada). Israel, aliás, em vez de matar inocentes, poderia fazer contrapropaganda à do Hamas entre os palestinos. Poderia, mas Israel prefere matar palestinos (algumas razões disto adiante). Os palestinos não morrem em nome do marketing em favor do Hamas coisa nenhuma, morrem porque Israel os mata, e os mata desnecessariamente.

    Israel não precisa do Estado Palestino, conforme diz Doria. Por erro criminoso da ONU, Israel roubou impunemente terras palestinas, matou os que se opuseram à ladroagem (velhos, mulheres e crianças), expulsou os palestinos de suas terras, criou a gueto de Gaza (o maior gueto de todos os tempos) e prossegue com determinação no processo de extermínio de palestinos, também semitas, como os israelenses. Os israelenses são os maiores antissemitas contemporâneos, por muito. Israel não quer o Estado Palestino, pois quer tomar todo o território para si, como a históra mostra. Israel quer, por isto, inviabilizar a criação do Estado Palestino. Quem quer fim de Estado alheio é Israel, Israel quer o fim do Estado Palestino, antes mesmo de seu nascimento, exterminando os palestinos.

    Outra tolice de Doria, esta periférica, é a de que as características judaicas de Israel desapareceriam pela pressão demográfica. Que tolice, Doria. As características judaicas sobreviveram antes a diáspora e pressão demográfica. Essa advinhação de Doria é furadíssima. Mais: se fosse assim, se fosse como Doria adivinhou, por que Israel aceitaria um Estado binacional que significaria o desaparecimento de sua cultura? Hoje há um Estado binacional, mas os palestinos são tratados como escória descartável, “assassinável” e estão sendo exterminados. Esta é mais uma razão de Israel querer destruir o Estado Palestino, antes mesmo dele nascer.

    A solução de justiça, a única solução é a criação do Estado Palestino, com as fronteiras estabelecidas antes das guerras, fronteiras violadas repetidas vezes por Israel na sua insana e cruel luta pela aniquilação dos palestinos. Um Estado Palestino com forças armadas capazes de equilibrar o jogo de poder no Oriente Médio e de permitir que os palestinos vivam com dignidade, esta é a única solução.

    Os governantes israelenses matam palestinos por que isso lhes dá retorno político em Israel. Se atuassem silenciosamente, usando serviços de inteligência, seriam mais eficazes, mas não teriam o efeito propagandístico que a matança causa entre os israelenses, esta, sim, positiva. Matar palestinos é meio dos governantes israelenses continuarem no poder.

    Doria está completamente errado, seu artigo é desserviço à compreensão ao que acontece no Oriente Médio, é um artigo polarizado. Ah, Doria é um nome judeu (http://www.arquivojudaicope.org.br/arquivos/bancodearquivos/24448977114a42df11bb99e9115a7e3b.pdf).
     

    1. Doria é global

      Exceto pela sua última frase, sua análise é muito boa, Ramalho12.

      Israel tem muitas saídas, se quiser sair da enroscada em que se meteu. A mais honrosa, seria abandonar completamente os territórios que tomou – ou seja, tudo. Mas honra e Israel são água e óleo. A menos humana – e essa combina perfeitamente com a história contemporânea, cai como uma luva no pensamento sionista – é extinguir os palestinos. Parece impossível, mas não é. Muitas ditaduras tentaram realizar essa tragédia contra ciganos, armênios, judeus. Todas essas tentativas não atingiram seu intento, mas chegaram perto. E como a História demonstra, a crueldade não tem limites. Ao contrário, ela se aperfeiçoa com o avanço tecnológico. Israel dispõe dessa “qualidade” graças às bênçãos do império ianque e graças aos fundamentalistas religiosos que estão de seu lado. Ou dito de outra forma, graças à mídia vil controlada por estes. 

      Mas não dá para concordar que o Dória seja o que é por causa de sua ascendência judia. É apenas um serviçal da Globo.

  29. ONU ENCONTRA FOGUETES DO

    ONU ENCONTRA FOGUETES DO HAMAS EM ESCOLA DE GAZA. PELA SEGUNDA VEZ.

    Em menos de uma semana, inspetores da UNRWA acham artefatos de guerra estocados em escola de crianças. Israel já denunciava a prática há anos.

     

    Pela segunda vez em menos de uma semana, inspetores da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA na sigla em inglês) encontraram um grande estoque de mísseis em uma escola da Faixa de Gaza.

    “Assim que os foguetes foram descobertos, os funcionários da UNRWA foram retirados do local, e por isso são incapazes de confirmar o número exato de foguetes. A escola está situada entre duas outras escolas da UNRWA que estão sendo usadas como abrigo para 1500 refugiados”, disse o comunicado oficial da Agência, que é uma entidade da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Assim como fez da última vez em que foram encontrados artefatos de guerra em uma escola, a UNRWA condenou “forte e inequivocamente os grupos terroristas responsáveis por esta flagrante violação das suas instalações no âmbito do direito internacional”.

    Autoridades israelenses reagiram furiosamente à descoberta: “Quantas escolas mais terão de ser invadidas e usadas como depósitos de mísseis do Hamas até que a comunidade internacional finalmente intervenha?”, perguntou-se o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Yigal Palmor. “Até quando o mundo vai virar a cabeça para o outro lado e fingir que não viu nada?”

    Na última quarta-feira, uma equipe de inspetores da UNRWA encontrou cerca de 20 foguetes armazenados no porão de uma escola sob os seus auspícios. Mas um porta-voz da instituição internacional disse que a organização depois devolveu os foguetes para as “autoridades locais”. A UNRWA divulgou a seguinte explicação para a devolução dos artefatos aos terroristas do Hamas: “De acordo com uma prática de longa data da ONU em suas operações humanitárias por todo o mundo, incidentes envolvendo engenhos explosivos não detonados que poderiam pôr em perigo os beneficiários e os funcionários da organização são encaminhados para as autoridades locais”. O comunicado é assinado pelo diretor da UNRWA, Christopher Gunness.

    Em Jerusalém, tais afirmações foram ridicularizadas: “Os foguetes foram repassados para as ‘autoridades do governo’ de Gaza, que é nada menos que o Hamas. Em outras palavras, a UNRWA devolveu ao Hamas os foguetes que agora estão sendo atirados sobre Israel”, declarou um alto funcionário do governo israelense à imprensa.

    ONU ENCONTRA FOGUETES DO HAMAS EM ESCOLA DE GAZA. PELA SEGUNDA VEZ.

Em menos de uma semana, inspetores da UNRWA acham artefatos de guerra estocados em escola de crianças. Israel já denunciava a prática há anos.

MENORAH BRASIL

Pela segunda vez em menos de uma semana, inspetores da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA na sigla em inglês) encontraram um grande estoque de mísseis em uma escola da Faixa de Gaza. 

"Assim que os foguetes foram descobertos, os funcionários da UNRWA foram retirados do local, e por isso são incapazes de confirmar o número exato de foguetes. A escola está situada entre duas outras escolas da UNRWA que estão sendo usadas como abrigo para 1500 refugiados", disse o comunicado oficial da Agência, que é uma entidade da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim como fez da última vez em que foram encontrados artefatos de guerra em uma escola, a UNRWA condenou "forte e inequivocamente os grupos terroristas responsáveis por esta flagrante violação das suas instalações no âmbito do direito internacional". 

Autoridades israelenses reagiram furiosamente à descoberta: "Quantas escolas mais terão de ser invadidas e usadas como depósitos de mísseis do Hamas até que a comunidade internacional finalmente intervenha?", perguntou-se o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Yigal Palmor. "Até quando o mundo vai virar a cabeça para o outro lado e fingir que não viu nada?" 

Na última quarta-feira, uma equipe de inspetores da UNRWA encontrou cerca de 20 foguetes armazenados no porão de uma escola sob os seus auspícios. Mas um porta-voz da instituição internacional disse que a organização depois devolveu os foguetes para as "autoridades locais". A UNRWA divulgou a seguinte explicação para a devolução dos artefatos aos terroristas do Hamas: "De acordo com uma prática de longa data da ONU em suas operações humanitárias por todo o mundo, incidentes envolvendo engenhos explosivos não detonados que poderiam pôr em perigo os beneficiários e os funcionários da organização são encaminhados para as autoridades locais". O comunicado é assinado pelo diretor da UNRWA, Christopher Gunness.

Em Jerusalém, tais afirmações foram ridicularizadas: "Os foguetes foram repassados para as ‘autoridades do governo’ de Gaza, que é nada menos que o Hamas. Em outras palavras, a UNRWA devolveu ao Hamas os foguetes que agora estão sendo atirados sobre Israel", declarou um alto funcionário do governo israelense à imprensa. Curtir

     

    1. A Teoria Conspiratória na Prática

      Hum… Não estranharia que essas armas tivessem sido plantadas por Israel. A lógica do articulista obediente leva a conclusão de que a ONU deveria devolver as armas encontradas/plantadas a… Israel, claro, para que os terroristas de quipá a usassem contra o povo palestino. Faz todo sentido, vindo de sionistas.

      O resumo da propaganda israelense: fazer-se de coitados aos olhos do mundo. Para uso interno, crápulas.

  30. Acho muito engraçado esse

    Acho muito engraçado esse pesoal justificar todas as ações de Israel pelo fato do Hamas, segundo eles, ser um ” grupo terrorista”. A história mostra que os judeus sionistas, principalmente os israelenses, enquanto foi necessário utilizaram o uso do terrorismo como forma de luta. A ação do Irgun na explosão do King David Hotel em 1946, matando 91 pessoas e ferindo dezenas de outras, foi comandada por Menahem Begin e Eitan Livni. O primeiro foi eleito primeiro ministro por duas vezes e o segundo foi eleito deputado pelo Likud por tres vezes consecutivas. A sua filha Tzipi Livni, que foi Ministra da Relaçoes Exteriores, sempre se orgulhou dele. Concluo que eles aprovaram suas ações  terroristas. Os motivos do Hamas atualmente são os mesmo do Irgun antes da criação de Israel.

  31. Acho muito engraçado esse

    Acho muito engraçado esse pesoal justificar todas as ações de Israel pelo fato do Hamas, segundo eles, ser um ” grupo terrorista”. A história mostra que os judeus sionistas, principalmente os israelenses, enquanto foi necessário utilizaram o uso do terrorismo como forma de luta. A ação do Irgun na explosão do King David Hotel em 1946, matando 91 pessoas e ferindo dezenas de outras, foi comandada por Menahem Begin e Eitan Livni. O primeiro foi eleito primeiro ministro por duas vezes e o segundo foi eleito deputado pelo Likud por tres vezes consecutivas. A sua filha Tzipi Livni, que foi Ministra da Relaçoes Exteriores, sempre se orgulhou dele. Concluo que eles aprovaram suas ações  terroristas. Os motivos do Hamas atualmente são os mesmo do Irgun antes da criação de Israel.

  32. o Doria não faz ideia…

    do que é ser forçado a se refugiar na borda da cratera de um vulcão com milhares de bestas humanas vindo em sua direção……………………………………ele não sabe o que é inferno

    mas parece que escreve para alguém de lá

    1. é habitat que tentei descrever em comentário anterior…

      e ele deve conhecer do livrinho……………………………….ou pula ou aceite ser meu escravo

  33. Ora vejam, então os

    Ora vejam, então os israelenses matam palestinos porque foram “obrigados” pelo Hamas, que coisa interessante,  que bom que temos alguem tão inteligente como o Pedro Dória para nos esclarecer, eu achava que o governo israelense mata palestinos por não ter a minima consideração por aquele povo, por poder contar  com a cumplicidade silenciosa dos EUA e seus aliados e por querer impedir a qualquer custo a consolidação de um estado palestino.

    1. amor

      Celio, tão perfeito é o teu comentário que, com toda honestidade, só posso dizer que, embora não te conheça, neste momento eu te amo.

      1. amor

        Ana, tão perfeito é o teu comentário a respeito do comentário do Celio Mendes que, com toda honestidade, só posso dizer que, embora não os conheça, neste momento eu amo os dois 🙂

  34. Cinismo

    Os palestinos tem suas terras roubadas sistematicamente por judeus ha mais de 60 anos, são humilhados e oprimidos por esse governo criminoso de israel, os judeus adoram lembrar ao mundo como foi terrivel sua provação na mãos do governo facista alemão mas parece que quase tudo que esses mesmos judeus condenaram nas praticas hitleristas eles colocam em prática tbm na palestina, so falta a camara de gas. Esses judeus são criminosos e ainda tem o cinismo a audácia de querer se fazer de vitima, mas o tempo passa e aqui mesmo na terra eles vão pagar o que fazem. Gostaria muito que eles pagassem muito caro.

  35. Desculpe  Dória, te admiro

    Desculpe  Dória, te admiro como reporter, frequentei muito seu antigo blog mas você é “parte interessada” nesta disputa e portanto, não é uma opinião isenta.

    Os aviões que bombardeiam residências palestinas não são pilotados pelo HAMAS.

    As bomas de fósforo jogadas sobre o povo palestino não são fabricadas pelo HAMAS.

    O poder de para essa carnificina que I(US)rael insiste me chamar de “guerra” está nas mãos dos falcões de Tel-Aviv e Washington e não nas mãos do HAMAS.

    O HAMAs já estava isolado e debilitado politico e financeiramente e quem os ressucitou foi Netanyahu, com sua insandecida atitude de matar palestinos indiscriminadamente.

    Se por um lado I(US)rael tem direito à defesa, por outro os palestinos tem direito a vida.

  36. TEXTO HORRIVEL

    Fazia tempo que não lia um texto tão ruim. Fraco de argumentos, sem consistência alguma. Nassif, não deixe seu blog cair no conceito das pessoas por meio de textos mediocres como esse.

     

  37. O povo judeu vive a milhares

    O povo judeu vive a milhares de anos com perseguição por cima de perceguição! depois de serem tratados como cachorros em terras estrangeiras, qual o mal de se desejar ter um lugar pra chamar de seu? terra essa que seus antepassados viveram e que todos sabem que foram espulsos.

            O estado de Israel é um pequenino pais do tamanho ou menor que o estado de sergipe, pais de terra seca,árida e improdutiva,terra esta espremida entre o mar e dezenas de paises árabes, paises esses que são donos de noventa e nove por cento da região, então porque Israel não tem o direito de existir? porque o mundo não deixa Israel em paz?

         pelo amor de deus! o paises árabes declaram abertamente o fim de Israel! parecem cães bravos querendo pegar o osso.

                 é como dis um ditado: no dia em que os árabes baixarem as armas, haverá paz! no dia em que Israel baixar as armas, ele deixará de existir.

  38. Infelizmente o povo é cego!
    Como se diz, uma imagem vale mais que mil palavras. O pessoal que é Maria vai com as outras não sabe de nada, pois se esse pessoal tive o minimo respeito pela verdade, e tiver a capacidade pra ouvir a verdade estará do lado de Israel. Vou fazer apenas umas perguntas e se VC quizer saber as respostas façam pesquisas no Google.
    VC aceita uma criança de qualquer idade ser usada e treinada pra matar seus opositores, até aqueles que não acreditam no seu deus ?
    VC aceita um exército instalado uma base de morteiro e ensinado as crianças como usar ?
    VC aceita um governo investir mais de 50 ℅ do seu PIB em amamentos ?
    Vamos comparar como se vive uma criança em Israel e na Palestina ?
    O Brasil faria guerra por causa de três filhos desconhecidos ?

    Bem são tantas perguntas e comparações que qualquer indivíduo que for checar a fonte descobrirá a verdade, pois o Hamas faz tudo isso e muito mais com as crianças palestinas, existem toneladas de videos em que o Hamas ensina as pobres crianças como usar uma AK -47 e muito mais do que isso.
    Então para um bando de bestas que criticam o jornalista façam o favor e vão morar na palestina, lá que é homosexual morre, lá a mulher adúltera morre, lá quem fazer piada com alá morre, lá quem denunciar o Hamas morre e muito mais.
    O mundo democrático deve agradecer a Israel, pois foram eles que nos ensinaram o que é democracia, basta estudar a história. Antes de opinar tenha não só o conhecimeto , mais o domínio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador