Jornal GGN – Luis Nassif entrevistou nesta segunda (8) o advogado especialista em direito eleitoral Fernando Neisser. No bate-papo disponível no canal do GGN no Youtube, ele comenta o mérito das 8 ações eleitorais que pedem a cassação de Jair Bolsonaro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa nesta semana a julgar algumas dessas ações eleitorais. As duas mais relevantes, que tratam do disparo em massa de fake news via WhatsApp, ainda não têm data para julgamento.
Na visão de Neisser, a composição do TSE hoje é bastante técnica, em relação ao que se viu durante o processo de cassação de Dilma-Temer, e deve fazer um julgamento sóbrio. Ele explicou a diferença entre os processos de Bolsonaro, que são por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, de outros processos notórios.
As provas colhidas no chamado inquérito das fake news, que tramita no Supremo Tribunal Federal, podem ser emprestadas e encorpar as ações eleitorais contra o presidente. Uma vez cassada a chapa, Bolsonaro e seu vice são afastados do poder e novas eleições são convocadas.
Assista: