Conheça a história da Receita Federal com fotos e objetos

Fotografias mostram antigas instalações da Receita no país.

Enquanto os contribuintes brasileiros correm contra o tempo para efetivar a declaração de imposto de renda de 2013 usando recursos atuais, como o software que envia os dados via Internet, a Receita Federal reúne um grande acervo de documentos, fotos e objetos que contam parte de sua história. Por meio do acervo, é possível observar como os procedimentos de trabalho da Receita, tanto na área burocrática quanto na área operacional, mudaram ao longo do tempo.

Todo o acervo, disponível exclusivamente na Internet, que compõe a Memória da Receita Federal do Brasil reúne itens usados por funcionários que atuavam na área de desembaraço de mercadorias nos portos, selos e emblemas usados na identificação dos servidores, máquinas de escrever e calcular e até mesmo um dos primeiros modelos de terminais de computador usados pela Receita, composto de um monitor equipado com tubo de imagem e teclado fixo.

Na área documental, há papéis referentes a despachos em alfândegas pelo país, livros com registros de movimentação financeira e a papelada que traz informações referentes a 60 anos de informações administrativas do Palácio da Fazenda, que era o o edifício-sede do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro de 1943 a 2003.

Também é possível obter dados referentes a dez anos de atuação da Receita Federal do Brasil na Internet. Dados mostram a evolução dos sistemas de 1996 e 2006, incluindo as interfaces de softwares utilizadas, prêmios recebidos pela entidade pública e depoimentos de funcionários e autoridades com atuação na Receita.

Confira, a seguir, algumas fotos de itens presentes no Acervo da Receita Federal do Brasil.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador