Consultoria dá 25% de chance para impeachment de Bolsonaro: “pandemia é a grande variável”

Na visão de analista, o risco para Bolsonaro sobre se a popularidade cair abaixo dos 20%. Ele tem base de 30% no Datafolha

Jornal GGN – Especializada em análises de risco, a consultoria Eurasia Group avalia que a chance de Jair Bolsonaro sofrer um impeachment é de 25%. Além do Congresso não demonstrar interesse no processo agora, o presidente tem um base de apoio no patamar dos 30%, segundo a última pesquisa Datafolha. Porém, a pandemia de coronavírus pode alterar o cenário.

“A pandemia é a grande variável. Se o presidente sofrer um impeachment, será por causa disso”, disse à BBC Brasil o diretor gerente para as Américas do Eurasia Group, Christopher Garman.

Segundo ele, “a combinação desse colapso no sistema público de saúde, sendo que o presidente se opôs a medidas para tentar forçar o achatamento da curva, com denúncias e crise política, poderiam levar a um impeachment; a combinação dessas duas coisas.”

Em relatório, a Eurasia afirmou que “diante de um escândalo político, uma emergência pública de saúde e uma crise econômica, a presidência de Jair Bolsonaro está em crise mas as chances de impeachment são de apenas 25%.”

Garman alertou que a situação muda se a popularidade de Bolsonaro cair mais expressivamente, a taxas de aprovação abaixo de 20% ou 15%, anotou a BBC.

Há semana, o senador Renan Calheiros teria dito, segundo o colunista Lauro Jardim, que a saída de Bolsonaro se daria mais rapidamente pela cassação no Tribunal Superior Eleitoral.

Há expectativa e tensão em torno da possibilidade de o inquérito das fake news, do Supremo Tribunal Federal, impulsionar as ações que pedem a cassação da chapa eleita em 2018. O julgamento dessas ações deve ser retomado no TSE nas próximas semanas.

Leia mais:

Inquérito das fake news pode levar à cassação de Bolsonaro no TSE

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria de ver estas contas , como eles chegam nelas.
    Não que discorde , mas para entender mesmo.
    Mas que cheira à chute , cheira …
    🙂

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador