Consumo de gás natural por São Paulo chegou a 25% do total nacional

A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (14) o Sumário de Petróleo e Gás Natural da região, referente ao mês de novembro de 2012. Os números apontam que o Estado consumiu neste período 25,4% –ou 18,19MMm³/d–  do total do consumo nacional do produto. A produção de gás foi  de 6,9MMm³/d, o que corresponde a 9,5% do que foi produzido no país.

 

Apesar de ter havido queda na produção em relação a outubro do ano passado, a comparação com o mês de novembro de 2011 mostra um aumento na produção de gás natural do Estado em 0,8 MMm³/d.

Ao menos 16% da produção de gás natural foi utilizada para a produção de energia elétrica. A maior parte, 69%, foi destinada para consumo industrial – o restante está dividido entre consumo automotivo (4%), residencial (3%), comercial (2%) e cogeração (6%).

Petróleo

A produção de petróleo no Estado atingiu os 28,3 mil  bbl/d, que equivale a 25% da produção nacional. Em relação a outubro de 2012, a produção de novembro apresentou retração de 6,1% e, em relação a novembro, a redução chegou a 46,4%.

Em  novembro a produção nacional do pré-sal foi de  227,6 mil bbl/d de petróleo e 7,1 MMm³/d de gás natural, totalizando 272,6 mil boe/d, o que representa  10,9% da produção  nacional  total (petróleo e gás natural), sendo que a produção do pré-sal da Bacia de Santos representou  54,0% da produção da Bacia de Santos e cerca de 41,6% da produção nacional do pré-sal.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador