Coronavac não tem 90% de eficiência, diz Gorinchteyn

Secretário da Saúde de São Paulo afirma que tal percentual já era esperado, uma vez que o medicamento é preparado com vírus inativos

Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do Estado de São Paulo. Foto: Reprodução

Jornal GGN – A eficácia da Coronavac ficou abaixo de 90%, segundo declarações do secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, à rádio CBN nesta quinta-feira (24/12).

“Elas produzem uma proteção menor. A vacina da gripe tem uma variação que vai de 40% a 80% em determinados grupos”, disse Gorinchteyn, ressaltando que tal percentual ocorreu pelo fato de o medicamento ser produzido com o vírus (o Sars-CoV-2) inativado.

“Sabemos que a efetividade jamais atingiria 90%. Mas o que nós não imaginávamos era que a empresa queria uma unicidade, um resultado muito próximo em todos os países”, disse o secretário, que também disse que a eficácia da vacina no Brasil será divulgada em estudo preparado com 13 mil pessoas, que deve ser anunciado em até 15 dias.

Enquanto isso, o governo da Turquia anunciou nesta quinta-feira que os resultados preliminares dos testes realizados no país, com algo em torno de 1.300 voluntários, indicaram uma eficácia de 91,2%. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

 

 

Leia Também
Coronavírus colocou em xeque o neoliberalismo da América Latina
O que esperar do Plano Nacional de Vacinação: entenda
Relembre: governo testou antiparasitário em pacientes Covid-19 graves
Sequela da Covid-19 é “real, frequente e será uma carga para o sistema de saúde”, diz especialista
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já as eleições davam ao Papa Doc do Haiti 99,8% dos votos… Já outros disseram 50% de eficiência da Coronavac.
    Não vamos ser negacionistas, mas também não somos bobos.
    Vamos esperar sentados, até que venham vacinas comprovadas como eficientes por pesquisas, e não perigosas por seu uso em grande número de pessoas.
    Essa correria eleitoreira só pode dar em merda.

  2. Editorial da Revista Questão de Ciência

    Vacina: São Paulo, até quando?
    23 DEZ 2020

    Não há razão para esperar que a vacina contra o vírus SARS-CoV-2 elaborada pela empresa chinesa Sinovac e testada e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan seja ineficaz: a tecnologia, de vírus inativado, é antiga, bem testada e tem uma história de ótimos serviços prestados à saúde pública em todo o globo. Já sabemos, também, que a vacina é segura: os resultados dos testes de Fase 1 e 2, onde foram avaliados efeitos adversos, são robustos e positivos.

    Infelizmente, no entanto, o governo do estado de São Paulo, embora já tenha fixado uma data para o início da vacinação – 25 de janeiro –, parece carecer do mínimo de competência necessário para realizar uma atividade comezinha de comunicação pública, de interesse da ciência e da saúde: conduzir o anúncio público e transparente dos resultados da Fase 3 dos testes, fase essa em que se avalia a eficácia da vacina.

    São esses resultados que permitem estimar qual proporção dos vacinados – 70%? 80%? 90%? – estará realmente protegida de desenvolver a doença COVID-19. Em termos de benefício para a saúde pública, qualquer valor acima de 50% torna a vacina interessante e útil.

    O anúncio desses resultados já foi marcado (e desmarcado) oficialmente pelas autoridades paulistas pelo menos quatro vezes. Essa sucessão de hesitações e falsos alarmes já seria embaraçosa – e desrespeitosa, um abuso da paciência da população – em condições normais, mas diante da realidade atual da pandemia é de uma irresponsabilidade intolerável.

    Os seguidos adiamentos do anúncio oficial dos dados, em meio ao clima de insegurança, preconceito e temores infundados insuflado pelo presidente da República, clima atiçado pela mais do que compreensível ansiedade do público, revelam um grau de inépcia inimaginável no estado mais rico, desenvolvido e cientificamente avançado da Nação.

    O Brasil vive um momento ímpar em sua história recente, de rejeição às vacinas. Essa rejeição, que é ainda maior no caso da vacina paulista, ameaça o controle da pandemia, põe vidas em risco e pode deixar cicatrizes profundas na confiança que o público ainda mantém nos programas de vacinação em geral. Se essa confiança cair, índices de mortalidade infantil quase medievais poderão nos encontrar nas próximas décadas.

    Sustentar essa confiança, combatendo mentiras com fatos, desatando o nó de intricadas teorias de conspiração, dirimindo dúvidas legítimas que muitas vezes chegam amplificadas por notícias falsas e meias-verdades, é trabalho que vem mantendo a equipe da Revista Questão de Ciência – e muitos outros comunicadores de ciência de todo o Brasil – em alerta 24 horas.

    A incapacidade do governo paulista de cumprir a própria palavra – de obedecer à data por ele mesmo fixada – não ajuda em nada o nosso trabalho e o de tantos outros, profissionais ou voluntários abnegados, que lutam para afastar as nuvens de preconceito racista que o Palácio do Planalto insiste em soprar sobre a vacina Sinovac.
    Vacinas são o único caminho para o resgate da vida urbana e do convívio familiar caloroso que tivemos de abandonar com a chegada do novo coronavírus. A vacina de vírus inativado do Instituto Butantan é certamente segura e, muito provavelmente, eficaz. As teorias de conspiração em torno dela são mentiras sem sentido. Esta é a mensagem que todo comunicador de ciência responsável tem se esforçado em transmitir. O que seria muito menos difícil se os adultos que, imaginamos, existem no Palácio dos Bandeirantes parassem de dar munição ao inimigo.

    https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/editorial/2020/12/23/vacina-sao-paulo-ate-quando?fbclid=IwAR1iZU0n6N71PZjKUXr0Va22es_is9YeoKmEq2Fkz8I1B23bg3Ged1hs6UE

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador