Coronavírus: Anvisa prorroga validade de testes estocados em SP

Agência afirma que decisão foi tomada em caráter excepcional, embora reconheça que tenha negado pedidos semelhantes da iniciativa privada

Foto: Governo do Estado de São Paulo/via fotospublicas.com

Jornal GGN – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) oficializou nesta quarta-feira (09/12) a prorrogação por quatro meses da validade de 7 milhões de testes do Ministério da Saúde para detecção do novo coronavírus.

O governo de Jair Bolsonaro tem sido criticado por manter milhões de testes armazenados em um depósito na cidade de Guarulhos (SP) ao invés de distribuí-los à rede pública. Os exames são do tipo RT-PCR, apontados como padrão-ouro para diagnosticar a covid-19.

A prorrogação foi anunciada pela diretora da Anvisa Cristiane Rose Jourdan Gomes, que explicou que a validade dos lotes dos testes será prorrogada para 12 meses —como a validade original era de oito meses, a prorrogação será de quatro meses a partir do prazo inicial.

Relatório do Ministério da Saúde mostrou que 6,86 milhões vencem até janeiro, enquanto os 212.900 testes vencem até fevereiro e mais 70.800, em março.

No caso dos testes para a iniciativa privada, a diretora da Anvisa afirma que os pedidos vem sendo rejeitados, e parte dessa diferença se dá porque os testes do Ministério da Saúde receberão autorização emergencial – por outro lado, os testes da iniciativa privada passaram por um processo mais complexo e obtiveram o registro da agência.

Cristiane Rose Jourdan Gomes participou na manhã desta quarta-feira (9) de uma audiência na comissão da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de enfrentamento à pandemia, segundo informações do jornal Folha de São Paulo.

 

Leia Também
Pazuello promete que vacinação será iniciada em dezembro ou janeiro
Vacina que Bolsonaro negocia, da PFizer, é contraindicada para alérgicos
Coronavírus: Duas pessoas no Reino Unido tiveram reação alérgica à vacina da Pfizer
Doria também entra com ação no STF por vacina contra Covid-19
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse desgoverno do estropício só faz piorar as coisas para a população: agora, pior do que não efetuar os testes será testar com material vencido e, portanto, passível de falhas em todos os aspectos. Serão testes que não passariam por qualquer avaliação científica: outra e mais outra de outras tantas mentiras: e o general paidozelo, ó, posando de bomdindinho: baita picara.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador