Jornal GGN – O procurador-geral da República, Augusto Aras, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que nove apurações preliminares já foram abertas para investigar a conduta do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19.
A manifestação é uma resposta de Aras a uma denúncia contra Bolsonaro, apresentada pelo advogado Fábio Ribeiro ao STF. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o procurador-geral diz que tem sido “zeloso na apuração de supostos ilícitos atribuídos ao chefe do Executivo”, e que os nove procedimentos contra Bolsonaro já foram instaurados, a maioria deles iniciada em 2020.
Segundo Aras, uma das apurações também tem como alvo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A apuração neste caso considera a atuação federal na crise de saúde no Amazonas e no Pará: Bolsonaro e Pazuello são acusados de propagar o uso de medicamentos que não têm eficácia científica comprovada, por conta da defesa de ambos em favor da hidroxicloroquina e do tratamento precoce contra a Covid-19.